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Especial Refrigeração. Poupar energia é regra de ouro na cadeia de abastecimento

As novas regras europeias para a eficiência dos equipamentos, a sua conceção e o espaço onde serão instalados, trazem novos desafios às empresas. Exemplos de organizações que souberam antecipar a aplicação de alguns regulamentos

Rita Gonçalves
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Especial Refrigeração. Poupar energia é regra de ouro na cadeia de abastecimento

As novas regras europeias para a eficiência dos equipamentos, a sua conceção e o espaço onde serão instalados, trazem novos desafios às empresas. Exemplos de organizações que souberam antecipar a aplicação de alguns regulamentos

Rita Gonçalves
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“Os custos energéticos operacionais são atualmente menores do que há cinco anos”, nas contas de Isabel Amorim, responsável de Marketing da Fricon, especialista em produtos de refrigeração, conservação e congelação para espaços de comércio de pequena e grande dimensão.

É unânime entre os profissionais do setor de refrigeração comercial ouvidos pelo HIPERSUPER: a eficiência energética é o “grande foco” desta indústria e “as soluções de poupança de energia” concentram grande parte do investimento.

“Nos últimos anos, tem havido uma forte evolução na qualidade dos equipamentos produzidos em Portugal e um foco muito grande na eficiência energética”, sublinha Mário Rodrigues, diretor de Marketing da Jordão Colling Systems, empresa que nasceu em 1982 e, desde então, desenha, desenvolve e produz equipamentos de refrigeração comercial, como vitrinas, balcões, expositores verticais, e outros, para o retalho alimentar e canal horeca. “Os próximos anos trarão muitas alterações na refrigeração comercial”. As iniciativas normativas e legislativas, muitas vezes resultado de “desafios do próprio mercado”, são alterações que “visam a eficiência do equipamento, a sua conceção e o espaço onde será instalado”. Antecipando a obrigatoriedade do fim da utilização de gases HFC (gases de refrigeração criados em alternativa aos clorofluorcarbonetos) em 2020, a Jordão já utiliza em sua substituição o gás R290, alegadamente menos nocivo para a camada do ozono. “Para dar cumprimento às metas estabelecidas pela União Europeia no combate às alterações climáticas, segundo o definido em regulamento, o uso de hidrofluorcarbonetos (HFC), com potencial de aquecimento (GWP) superior a 150, será proibido em 2022. Ou seja, todos os HFC serão proibidos”.

frio comercialEmpresas antecipam “obrigações” europeias

A empresa de Guimarães terá a “muito curto prazo” a etiquetagem do equipamento, “classificação da sua eficiência energética na qual, tal como aconteceu ao equipamento para uso doméstico, será obrigatória a marcação da classe de classificação energética (eficiência)”.

Também o grupo Mafirol, que desenvolve, produz e comercializa equipamentos para exposição e venda para a distribuição alimentar e hotelaria, produz atualmente expositores com fluídos refrigerantes de baixo GWP (Global Warming Potencial), como é o caso do R290. “A utilização de portas nos expositores verticais é já uma prática corrente, assim como a utilização de iluminação LED e componentes elétricos ‘energy saving’”, exemplifica Jorge Lopes, diretor comercial da Mafirol em Portugal.

Fechar os expositores com portas de vidro pode representar uma diminuição de 50% no consumo de energia e novas componentes e tecnologias como, por exemplo, grupos compressores mais eficientes e ecológicos, ventiladores de baixo consumo e iluminação LED, podem representar poupanças significativas.

Também a empresa de Vila do Conde Fricon está atenta às questões ambientais e do desenvolvimento sustentável. “Fomos os percursores da utilização de compressores de baixo consumo nos equipamentos ‘plug in’, assim como produzimos todos os equipamentos em frio fechado (com tampas de vidro), evitando assim o desperdício”, explica Isabel Amorim.

refrigeracaoEtiqueta energética e rótulo ecológico

Para melhorar a utilização eficiente da energia, a União Europeia lançou as diretivas relativas à Rotulagem Energética (DRE) e, mais recentemente, à Conceção Ecológica de Equipamentos que utilizam Energia (EUE). A etiqueta energética fornece a informação sobre o consumo anual, por exemplo, já o rótulo ecológico promove os produtos com impacto ambiental reduzido e ajuda o consumidor na tomada de decisão. Os regulamentos definem os requisitos para a conceção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia, um contributo de peso para que as empresas portuguesas se posicionem ao nível das congéneres europeias em matéria de ambiente e sustentabilidade, considera Jorge Lopes. Os dois regulamentos (que desempenham um papel importante na melhoria da eficiência energética dos espaços) andam muitas vezes de mãos dadas, um é muitas vezes acompanhado do outro. São os instrumentos comunitários para operacionalizar medidas de eficiência energética e de política ambiental, como a gestão eficiente de recursos, resíduos, emissões e qualidade do ar. Estas medidas têm implicações legais na atividade de todos os operadores e fabricantes de equipamentos de refrigeração comercial em Portugal.

Mais exemplos. A Jordão desenvolveu em parceria com um retalhista holandês, a nova gama de vitrinas “Freshliner” para talhos e charcutarias, dotada de sistema de humidificação e de manutenção zero. Lançou ainda um expositor bi-temperatura para produtos frescos e congelados – a Ilha Futuro, no qual é o cliente que pode selecionar a temperatura de conservação dos alimentos.

“A utilização dos novos gases, os ensaios de eficiência energética e a etiquetagem dos equipamentos, assim como o ciclo de vida do produto, são passos claros, já iniciados, que têm em conta o balanceamento energético dos novos edifícios”, resume o responsável da Jordão. Todos os novos espaços deverão ser altamente eficientes e ter um balanço energético próximo do zero, em 2020, segundo uma diretiva da União Europeia.

Fraca expansão arrefece vendasRefrigeração comercial

O arrefecimento dos planos de expansão dos comerciantes tem mantido na linha de água a venda de equipamentos de refrigeração. “Este mercado movimenta-se atualmente na remodelação de lojas. Abrem poucos supermercados por ano”, revela a responsável de marketing da Fricon.

Mário Rodrigues considera, por outro lado, que o ano passado “registou alguma retoma, mas a instabilidade em alguns mercados de exportação, e esta é uma indústria exportadora”, tem efeitos “menos positivos” nas empresas do setor.

As tendências na área do frio alimentar refletem o padrão da sociedade atual de consumo. “Materiais simples com design elegante, ampla visibilidade e acessibilidade e uma imagem ‘clean’”. Os novos equipamentos aliam “eficiência termodinâmica [medida de desempenho da máquina] e eficiência energética”, a principal preocupação da indústria, a par da “inovação, modernização, recurso a matérias-primas inovadoras, respeito pelo ambiente e formação dos colaboradores”.

Ferramentas de gestão, controlo e monitorizaçãofrio2.jpg

Os operadores de retalho têm atualmente à disposição diversas opções de monitorização e registo do estado dos equipamentos de refrigeração. “Estes sistemas funcionam “com base numa unidade central conectada em rede com cada um dos equipamentos que armazena registos diversos, tais como temperatura, consumos, humidades, entre outros elementos”, sublinha a responsável de marketing da Fricon. “Por sua vez, cada um dos equipamentos detém uma unidade de gestão e controlo individual, que tem vindo a evoluir significativamente nos últimos anos, fruto da constante procura do mercado em soluções mais eficientes e ecológicas. É, portanto, cada vez mais comum encontrarmos disponíveis funcionalidades para modular o funcionamento dos componentes que consomem energia elétrica e dos que libertam calor do equipamento. Em suma, os sistemas de controlo e monitorização caminham no sentido de garantir um funcionamento eficaz assim como se tornam numa ferramenta essencial na eficiência energética”.

O diretor comercial da Mafirol dá um exemplo. “Atualmente, o cliente que tenha um pequeno minimercado, por exemplo, consegue com um investimento bastante pequeno, ter todos os seus expositores frigoríficos ligados em rede e acessíveis em qualquer parte do mundo através da internet, conseguindo aceder à sua instalação e acompanhar em tempo real o estado de funcionamento e a temperatura a que se encontram os seus expositores. Quanto à otimização e redução de custos na exploração, há também várias possibilidades acessíveis a qualquer estabelecimento e que visam otimizar quer o funcionamento dos equipamentos quer a eficiência energética dos mesmos”.

“Esta gestão permite a redução do consumo de energia, a redução de custos de manutenção e o aumento do tempo de vida do equipamento”, sublinha, por sua vez, Mário Rodrigues.

Principais desafios e tendênciasfrio3.jpg

Que tendências guiam a conceção e fabrico de novos equipamentos para ajudar as empresas a serem mais competitivas? “Os novos produtos nascem do mercado, da evolução tecnológica, da observação de tendências, da afirmação de categorias alimentares, de clientes e de parceiros”, revela o responsável de marketing da Jordão. “Procuramos desenvolver uma relação de proximidade e de parceria com todos os clientes, na qual se realça a co-criação de soluções de equipamento. Esta proximidade, aliada ao facto de termos um serviço e resposta muito rápida, tem privilegiado e reforçado a relação com os operadores de mercado”. A proposta comercial da empresa de Guimarães assenta em conceitos integrados de expositores refrigerados, em ambiente positivo ou negativo, quente e neutro para exposição de produtos alimentares.

Jorge Lopes, diretor comercial da Mafirol, sublinha, por sua vez, que, para dar resposta “a um mercado cada vez mais competitivo, compete a todos os fabricantes de equipamentos refrigerados oferecerem produtos que aliem a eficiência termodinâmica e a eficiência energética”. A estratégia da empresa de Aveiro passa para dotar os seus produtos com estas vantagens competitivas para conquistar novos clientes. Por isso, considera que os principais desafios deste setor passam por “instalações energéticas mais eficientes e instalações de gases refrigerantes em CFC”.

Em jeito de conclusão, Isabel Amorim resume os principais desafios para os fabricantes destes equipamentos. “A crescente competitividade no setor do frio, quer de fabricantes europeus quer da concorrência do sudoeste asiático, e a necessidade de confrontar o mercado com novas soluções baseadas na eficiência energética e baixo consumo”.

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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