Primark é “líder em vendas de vestuário em Portugal”
A Primark “ultrapassou a Zara em volume e valor de vendas” em Portugal, diz Breege O’Donoghue, membro do conselho de administração da marca de moda irlandesa, em entrevista ao jornal Público, por ocasião da recente abertura no Almada Forum
Ana Catarina Monteiro
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A Primark “ultrapassou a Zara em volume e valor de vendas” em Portugal, diz Breege O’Donoghue, membro do conselho de administração da marca de moda irlandesa, em entrevista ao jornal Público, por ocasião da recente abertura no Almada Forum.
A cadeia de moda Primark abriu a 9ª loja em Portugal no início do mês. A inauguração do novo espaço, no Almada Forum, mereceu a presença de Breege O’Donoghue, membro do conselho de administração da empresa filiada da Associated British Foods.
Em entrevista ao jornal Público, a responsável revela que a cadeia de moda está no topo das vendas de vestuário em Portugal com apenas nove lojas. Citando a Kantar Worldpanel, diz que a marca de moda a preços baixos é “número um em valor e em volume em Portugal. Em Espanha, é líder em o número um em volume”. No total, a cadeia detém 50 lojas na Península Ibérica.
Em território nacional, a cadeia já tem planos para uma próxima loja “em Faro”, adianta Breege O’Donoghue, sem revelar mais pormenores. A loja inaugurada no dia 1 de abril na margem sul do rio Tejo, em Almada, emprega “203 trabalhadores”, de um total de “800 postos de trabalho” que a cadeia de moda irlandesa sustenta em território nacional.
A responsável explica ainda à fonte que os “preços reduzidos” são conseguidos “através de um planeamento e controlo estratégicos da produção”, além de “não investirem em publicidade”. Garante que a marca de moda é fornecida a partir de fábricas instaladas em “países em desenvolvimento”, que envolvem “indiretamente 700 mil pessoas” e que a empresa acompanha “com rigor os processos de produção nas várias geografias”. Através de fábricas portuguesas, abastece-se por exemplo de “toalhas, meias ou t-shirts de crianças”.
A Primark está em expansão a nível mundial, tendo no último aterrado nos Estados Unidos, com a primeira loja em Boston e a segunda instalada dois meses mais tarde no centro comercial King of Prussia. Na altura a empresa tinha planos para mais sete aberturas “na “região nordeste” dos EUA. Breege O’Donoghue explica na visita ao nosso País que estas lojas norte-americanas abrem entre “este e o próximo ano”.
No último exercício fiscal anual, a empresa faturou 5 347 milhões de libras (7 506 milhões de euros), um crescimento de 8% face ao mesmo período do ano anterior. No mesmo período, a insígnia do grupo Associated British Foods (ABF) alcançou um lucro operacional de 673 milhões de libras (945 milhões de euros), mais 1,7%, tendo aumentado em 8% a área global de vendas com a abertura de 20 novos espaços, a nível global.