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Experiências

A estratégia adotada pela Havas Media para a campanha da Primavera do El Corte Inglés

Rita Amzalak, Diretora Executiva da Havas Media, conta, na primeira pessoa, como a agência criativa planeou a estratégia adotada pelo El Corte Inglés na sua campanha de primavera

Rita Gonçalves
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A estratégia adotada pela Havas Media para a campanha da Primavera do El Corte Inglés

Rita Amzalak, Diretora Executiva da Havas Media, conta, na primeira pessoa, como a agência criativa planeou a estratégia adotada pelo El Corte Inglés na sua campanha de primavera

Rita Gonçalves
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Por Rita Amzalak, Diretora Executiva da Havas Media

No universo da comunicação, o que nos fortalece, para além do nosso talento, é a capacidade de partilha e de entender verdadeiramente as marcas que trabalhamos. E esse é um exercício para o qual estamos sempre motivados e prontos para trabalhar em equipa.
O desafio que o El Corte Inglés nos trouxe era claro. Esta marca opera em vários mercados muito competitivos, com uma concorrência transversal, que passa por supermercados, grandes superfícies comerciais ou mesmo pelas lojas próprias das marcas. Neste universo, tão alargado, a marca precisava de continuar a destacar-se dos restantes players e a oferecer a excelência e experiência de compra que todos lhe reconhecemos.
A estratégia comercial passa por colocar o cliente no centro de tudo, para uma máxima satisfação e relação de confiança mútua. E é por isso que quando vamos a uma loja desta insígnia, encontramos aquilo que esperamos: um serviço de elevada qualidade e produtos premium em todas as categorias.
Mas o desafio que nos traziam era outro: O El Corte Inglés queria comunicar a chegada da Primavera e a nova coleção e precisava de transmitir esta experiência de loja para a comunicação.
A primeira questão trazia uma segunda pergunta subjacente, e muito comum: De que forma é que nós, Havas Media, poderíamos ajudar o retalhista no seu negócio? E esta é, na realidade, uma das questões de partida para cada projeto que criamos e desenvolvemos para as nossas marcas.
O trabalho numa agência como a Havas Media é muito semelhante a um icebergue. A parte mais visível, a ponta, apenas revela o resultado final, ou seja, o valor que acrescentamos ao negócio. A parte menos visível envolve todo o trabalho que lhe deu origem: o estudo exaustivo do mercado e dos consumidores; as reuniões com os parceiros de media para procurar as soluções mais relevantes; a discussão; a geração de ideias; a exclusão dessas mesmas ideias e a geração de outras novas, estas últimas sim que respondem de forma estruturada e eficiente aquilo que é o desafio e objetivo da marca.

Entender o consumidor
Uma das primeiras tarefas é entender o nosso consumidor. A quem as marcas se dirigem?
Quais são as suas paixões, hábitos e rotinas, qual o seu comportamento de consumo de meios, o que leem, o que veem, o que os influencia e como tomam as suas decisões de compra.
Quando dizemos que colocamos o consumidor no centro de tudo, significa que precisamos de o ouvir e de o perceber. Porque o risco de não o fazermos é enorme. Num estudo do Havas Media Group, o Meaningful Brands, focado no índice de relevância das marcas, concluímos que as pessoas não se importariam se 74% das marcas desaparecessem. Isto significa que uma marca até pode ter um bom produto ou fornecer um bom serviço ao cliente e, mesmo assim, ser indiferente para as pessoas se não perdurar no tempo.
Um dado revelador que significa que os consumidores querem muito mais das marcas, para além do simples usufruto de um produto ou serviço. Esperam que estas assumam um papel em termos do seu bem-estar físico e organizacional. Por isso mesmo, as marcas que têm melhores resultados são aquelas que compreendem a evolução das necessidades e dos valores dos consumidores, assumindo um papel alargado na vida das pessoas e das comunidades que ultrapassa em muito o benefício do produto. Estas marcas tornam-se imprescindíveis, não só pelo que representam, mas pelo propósito relevante que colocam em prática.
Se o nosso desafio a trabalhar marcas já é tão grande e exigente, que novos caminhos e soluções teremos de encontrar para contribuir para a sua relevância?
Este foi um dos momentos em que a equipa se reuniu para pensar e discutir sobre as implicações deste tipo de ‘insights’, fazendo uso da sua capacidade, talento e visão enquanto contributo para que as nossas marcas continuem a ser relevantes.
Neste caso do El Corte Inglés, os nossos consumidores eram um público muito amplo, embora o target principal fossem as mulheres com mais de 20 anos e interessadas em moda.

Conhecer a marca e o mercado onde se insereHavas Media_Rita
Todo o universo e ambiente da marca são também o nosso foco. Estudamos o mercado, a concorrência, a forma como a marca se diferencia das outras. No caso do El Corte Inglés, temos um conhecimento acumulado de 16 anos que vamos enriquecendo. Trabalhamos sempre em conjunto e temos rotinas que nos aproximam. Reunimos todas as segundas-feiras à tarde para sessões de trabalho em que a partilha é a base de toda a discussão e construção. Se alguém entrasse a meio de uma das nossas reuniões, não conseguiria distinguir quem faz parte da equipa do El Corte Inglés ou da Havas Media, de tal forma trabalhamos integrados.
E este trabalho em conjunto é o reflexo daquilo em que acreditamos e da forma como trabalhamos na Havas Media. A equipa que trabalha a conta do El Corte Inglés é composta por elementos com talentos e competências complementares, sendo a sua estrutura e performance suportadas pela multidisciplinaridade e valências da ‘network’.
Uma equipa experiente e com uma paixão e dinamismo que traz todos os dias inovação e uma nova energia.

Delinear a estratégia
Depois do diagnóstico feito, é o momento de delinear a estratégia. Nesta fase temos um conjunto de ferramentas internas que nos dão suporte à construção de todo o racional estratégico. Na nossa abordagem não consideramos apenas os meios pagos. Pensamos, exploramos e articulamos também os meios próprios, os partilhados e os conquistados. Trabalhamos sobre ‘insights’ que nos dêem pontos de relevância sobre aquilo que o consumidor valoriza e o que faz sentido em termos de conteúdos a desenvolver.
No caso desta campanha, a estratégia adotada teve dois momentos, uma primeira fase da chamada “estratégia canhão” em que se “disparou” para um alvo mais alargado, porque o grande objetivo era conseguir notoriedade e reconhecimento de marca.
Foi trabalhada uma estratégia multimeios, que arrancou ao mesmo tempo nos vários canais. Ou seja, quando estreou o spot de TV, arrancou a campanha no Facebook e no Youtube, porque queríamos comunicar que a primavera tinha chegado e que a moda desta estação já estava disponível.
Numa segunda fase, trabalhámos os conteúdos de forma mais cirúrgica, para promover a intenção de compra e aumentar o ‘engagement’ com o target.
Porque o retalhista tem no seu core a qualidade e serviço premium, e esse posicionamento tem de se refletir em todas as suas manifestações, trabalhámos publireportagens, reunimo-nos com bloggers para transmitir os valores da marca e alinhar as mensagens de posts, trabalhámos a criatividade das imagens, adaptámos as mensagens e gerimos toda a comunicação das redes sociais.
Sabemos a importância da procura contínua de soluções diferenciadoras. E esta procura é também incentivada pelo El Corte Inglés, porque a inovação é um dos seus princípios. Basta pensar, por exemplo, na App que lançaram que retrata a experiência de loja, simultaneamente focando-se em facilidade de navegação, facilidade de pagamento e facilidade de entrega. A app retrata o linear da loja e o cliente apenas tem que arrastar cada produto para um cesto de compras, onde as entregas são garantidas nas três horas seguintes.
Nesta campanha,foi explorado o formato canvas do facebook. Sendo um conteúdo imersivo, o canvas permitiu transmitir a experiência do catálogo destacando os vários looks, os quais foram enriquecidos com o vídeo da campanha. Um formato que funcionou enquanto aglutinador de todos os conteúdos.
Uma inovação na marca que obteve resultados oito vezes superiores quando comparados com os formatos standard no facebook da campanha do ano anterior.
Neste projecto, foram atingidos todos os indicadores previstos em termos de notoriedade, alcance e cobertura. A equipa foi incansável, em assegurar que os objetivos eram alcançados pelo ajuste da campanha, dos canais e das mensagens, consoante os dados que ia recebendo e analisando. O que demonstra que as métricas são cruciais no nosso processo de trabalho.
No fundo, a nossa forma de estar passa por: trabalharmos em equipa, termos paixão pelas nossas marcas, perseguirmos a inovação e medirmos os resultados. Essa é a nossa força.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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Exportação

AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Não Alimentar

Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Bebidas

Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Bebidas

Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Bebidas

Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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