Bimbo compra negócio de pão de forma da Panrico e vende à Adam Foods
Depois de anunciar a compra da Panrico, excluindo o negócio de pão de forma, o grupo Bimbo vai agora comprar os ativos da empresa espanhola na totalidade, prevendo vender a divisão de pão à Adam Foods. A compra inclui a unidade de produção de Gulpilhares, uma das duas fábricas da produtora em Portugal
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Depois de anunciar a compra da Panrico, excluindo o negócio de pão de forma, o grupo Bimbo vai agora comprar os ativos da empresa espanhola na totalidade, prevendo vender a divisão de pão à Adam Foods. A compra inclui a unidade de produção de Gulpilhares, uma das duas fábricas da produtora no País.
O grupo Bimbo, operador mexicano na área da panificação, comprou no último ano a empresa espanhola Panrico. Por já ser líder no mercado na categoria de pão de forma, a Comissão de Mercados e da Concorrência de Espanha (CNMC) não aprovou a compra desta parte do negócio e a fusão, que totalizou os 190 milhões de euros, restringiu-se apenas às marcas ligadas à pastelaria, como Bollycao e Donuts, segundo o Expansión.
Agora, o plano da operação alterou-se. A Bimbo anunciou em comunicado que nesta nova estrutura do processo de compra, “a empresa vai adquirir 100% das ações da Panrico, incluindo o pão de forma da marca, não contemplado na transação inicial”.
Depois de “vários meses de negociações”, o grupo mexicano chegou a um acordo com a Adam Foods, “líder no mercado de bolachas em Espanha” para venda das marcas de pão da produtora espanhola, assim como “outros ativos para pão e derivados do mesmo, em Portugal, Espanha e Andorra”. Estes vão ser vendidos “simultaneamente”, assim como a unidade de produção de Gulpilhares (Portugal) e de Teror (Canárias), à empresa ligada à indústria alimentar, dona de marcas como Filipinos, Cuétara, Artiach e Chiquilín.
A fábrica em Portugal vai produzir pão de forma para “os supermercados de toda a Península Ibérica”, diz a publicação espanhola. No entanto, a operação está ainda sujeita da aprovação da CNMC, quer para a compra da totalidade da Panrico quer para a venda posterior.
Além de liderar o mercado das bolachas em Espanha, a Adam Foods, dirigida por Fabrice Ducceschi, é “líder na categoria de patés” com a marca La Piara. No último ano, a empresa faturou “340 milhões de euros”.