Comunicação persuasiva. As melhores formas de convencer a sua equipa
“A comunicação persuasiva é fundamental no mundo empresarial. Não só para convencer clientes, como para a gestão de equipas e tomada de decisões”. Quando se trata de persuadir uma equipa na tomada de decisões no seio de uma empresa, 65% dos profissionais considera que uma apresentação presencial ou uma reunião são as melhores formas de convencer a audiência
Rita Gonçalves
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“A comunicação persuasiva é fundamental no mundo empresarial. Não só para convencer clientes, como para a gestão de equipas e tomada de decisões”. Quando se trata de persuadir uma equipa na tomada de decisões no seio de uma empresa, 65% dos profissionais considera que uma apresentação presencial ou uma reunião são as melhores formas de convencer a audiência. No entanto, apenas 38% afirma utilizar quase sempre uma apresentação estruturada, enquanto 36% diz empregar as reuniões individuais na hora de comunicar internamente e persuadir as suas equipas.
Estes dados foram extraídos do estudo “A Arte da Comunicação Persuasiva no Local de Trabalho”, elaborado pela especialista em análise visual de dados Qlik, através de entrevistas a profissionais, que analisa como a intenção de persuadir equipas e colegas de trabalho afeta a forma como a informação é construída e partilhada.
De acordo com o estudo, os resultados variam em função da cultura organizacional da empresa na qual os profissionais estão inseridos. Entre os inquiridos, 39% considera a sua cultura organizacional muito colaborativa no que toca à tomada de decisões, enquanto 35% acredita ser pouco colaborativa, ou seja, raramente os colaboradores partilham opiniões, dados e informação com outros colegas a fim de tomarem decisões.
A preferência por apresentações em público é uma tendência mais notória em empresas com uma cultura de colaboração entre departamentos mais cimentada. Por exemplo, entre os profissionais que afirmam fazer parte de empresas muito colaborativas, a percentagem de preferência por apresentações presenciais sobe aos 74%; sendo este o método usado com mais frequência no dia a dia para 60% dos profissionais que pertencem a este tipo de organizações. Já entre empresas menos colaborativas, apenas 55% prefere as apresentações presenciais, sendo que 35% opta por enviar as suas propostas por correio eletrónico.
Para metade dos profissionais inquiridos, o uso do conhecimento e da experiência pessoais são os principais recursos na hora de construir propostas persuasivas, enquanto 37% utiliza os dados como principal recurso de persuasão em apresentações. Nas organizações muito colaborativas, 51% dos profissionais utiliza os dados para a persuasão, já em culturas pouco colaborativas apenas 37% o fazem, e 55% em organizações mais autocráticas, segundo a mesma fonte.