Vodafone e Rock in Rio criam a primeira Cidade do Rock inteligente
Marcas apostam em tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores e a sustentabilidade ambiental e económica do festival
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A 7.ª edição do Rock in Rio-Lisboa vai acolher a primeira “Smart Rock City” do mundo. Através de uma parceria entre a Vodafone Portugal e o Rock in Rio-Lisboa são apresentadas soluções de cariz tecnológico e inovador, “nunca antes” aplicadas num evento de música e entretenimento, sublinha um comunicado da marca de telecomunicações.
O festival vai ter lugar nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio de 2016 no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
Numa altura em que as cidades inteligentes representam o novo paradigma urbano, as duas marcas apostam em tecnologias de informação e comunicação para promover a melhoria da experiência dos milhares de espetadores, a sustentabilidade ambiental e económica do festival.
Além de impactar positivamente o público, este projeto cria as condições para uma “melhor gestão dos processos e infraestruturas” e otimização dos recursos para futuras edições. No total foram desenvolvidas cinco soluções que permitem monitorizar, em tempo real, as áreas mais críticas.
- Smart Energy: Medir os consumos de energia nos palcos e nas tendas de forma a gerir o desempenho energético destes espaços e garantir poupanças significativas no futuro.
- Smart Water: Supervisionar a rede de água que abastece os quatro hectares do Parque da Bela Vista. Esta solução assegura o controlo do abastecimento, prevenindo interrupções ou irregularidades na distribuição da água.
- Smart Toilets: Monitorizar e informar o público sobre a disponibilidade de WC livres no recinto.
- Smart Waste: Controlar o processo de recolha dos resíduos sólidos (lixo), otimizando os processos de limpeza durante o evento.
- Smart Air: Medir os níveis ambientais (gases, qualidade do ar, concentração de CO2, fumos e moléculas). Ao mesmo tempo, alguns desses parâmetros serão divulgados em tempo real.
As várias soluções têm como denominador comum o sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) da Vodafone, desenvolvido em parceria com a empresa portuguesa SSA Dynamics, que estará instalado no Centro de Controlo Operacional (GTC) do Rock in Rio, o espaço a partir do qual são geridas todas as operações do festival. O GTC agrega e disponibiliza toda a informação recolhida pelos sensores, em tempo real, emitindo sinais de alerta para prevenir eventuais incidentes.