Terra Nostra apresenta primeiro leite de pastagem em Portugal
A Terra Nostra estreou uma nova categoria de produto no mercado nacional. O primeiro leite de pastagem português resulta da aposta no Programa Vacas Felizes, que arrancou no início do último ano e conta neste momento com 34 produtores certificados. O novo conceito de leite está a chegar aos lineares, nas versões Magro e Meio Gordo, prevendo-se uma “adesão massiva”, diz Ana Cláudia Sá, diretora geral do grupo Bel. A empresa inaugurou esta terça feira a nova linha de produção dedicada exclusivamente a este leite, na fábrica açoriana da Ribeira Grande, na Ilha de S. Miguel. “O objetivo é estender o leite de vacas felizes certificado a toda a gama de queijos e manteiga” da marca
Ana Catarina Monteiro
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A Terra Nostra estreou uma nova categoria de produto no mercado nacional. O primeiro leite de pastagem português resulta da aposta no Programa Vacas Felizes e está disponível nas versões Magro (embalagem azul) e Meio Gordo (embalagem verde).
Partiram para o mercado na passada sexta feira as primeiras embalagens do leite de pastagem da Terra Nostra. A nova referência abre caminho a um novo segmento de mercado no que diz respeito ao leite em Portugal.
“O leite de pastagem vem dar resposta a um consumidor cada vez mais informado e preocupado com a origem do produto e tem um posicionamento 100% alinhado com a imagem dos Açores”, explica Robert Schilingensiepen, vice presidente do grupo Bel, na apresentação da nova linha de produção, esta terça feira nos Açores.
A multinacional francesa, dona da marca de laticínios, investiu cinco milhões de euros – o seu “maior investimento de sempre” – na fábrica açoriana da Ribeira Grande, na Ilha de S. Miguel, tendo implementado uma nova linha dedicada apenas ao leite fornecido pelos 34 produtores certificados pelo Programa Vacas Felizes. “Recolhemos o leite dos produtores, que é imediatamente refrigerado e separado, e trazemo-lo logo para a fábrica, onde é produzido em 24 horas. Este é processo completamente novo do início ao fim, desde a parte de esterilização, ao embalamento e paletização”, explica ao HIPERSUPR Ana Cláudia Sá, diretora geral da Bel.
A nova linha tem uma capacidade máxima de produção de “35 milhões de litros de leite por dia”.
“O objetivo passa por colocar toda a marca feita com leite 100% certificado. O leite de vacas felizes vai abastecer também o nosso queijo e a nossa manteiga”, garante. “Além de uma forte marca em queijos, queremos que a Terra Nostra se posicione como uma referência no mercado do leite”.
O Programa Vacas Felizes arrancou em janeiro de 2015. A empresa avaliou os seus 450 fornecedores de leite consoante cerca de 200 requisitos mínimos e boas práticas, que vão desde o bem estar animal às infraestruturas. Uma das exigências é a alimentação das vacas com erva fresca, passando quase todo o dia no pasto.
Leia também: Pastagem diferencia leite dos Açores
Até ao momento, 34 dos produtores foram certificados pelo programa, cumprindo “90% das boas práticas e 100% dos requisitos mínimos”. Estes produtores recebem “10% mais” que o preço médio à produção de leite em Portugal. No sentido de alargar o número de certificações atribuídas, o grupo tem fomentado a adopção das práticas sustentáveis junto dos seus fornecedores.
A marca tem “vinte e seis milhões de litros de leite de vacas felizes certificado com o programa”, que prevê escoar para o mercado durante o período de um ano. “Este é o objetivo mínimo, o máximo são 40 milhões de litros de leite vendidos no próximo ano”, diz a diretora geral. “Fizemos muitos estudos de mercado quantitativos com o consumidor. Apresentamos a nova imagem, embalagem, preço, toda a nossa proposta de valor e concluímos que vai ser massiva a adesão a este novo conceito. Fomos de alguma maneira cautelosos mas podemos ter surpresas ao nível do consumo”.
A responsável acredita que para fazer face às dificuldades atuais do setor do leite há que apostar nos produtos de valor acrescentado. Para isso, a empresa está a trabalhar na inovação com o novo leite de pastagem, garantindo alargar a produção com matéria-prima vinda de “vacas felizes” e apresentar novas referências em “2017”.
A campanha de comunicação do novo leite de pastagem arranca no próximo dia 31 de maio. Com base no musical “Ilha das vacas felizes”, foram concebidas várias peças para televisão, rádio, e digital, que dão a conhecer também a nova imagem e assinatura da marca – “O bem, bem feito”.