Investimento em startups de entrega de ‘kits’ para refeições bate recordes
Os investimentos em serviços de entregas de “kits” de refeições bateram recordes em 2015, à boleia das starups Blue Apron, nos Estados Unidos, e Hello Fresh, na Alemanha
Ana Catarina Monteiro
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
No último ano, estas duas ‘startups’ dominaram o investimento feito em negócios de serviços de entregas de ‘kits’ de alimentos na medida certa para a preparação de uma refeição. As empresas pretendem competir com os tradicionais supermercados, garantindo o transporte dos ingredientes diretamente dos agricultores para casa dos consumidores.
Ao mesmo tempo, as empresas investem em produtos biológicos ou variedades de legumes que não se encontram nas prateleiras dos supermercados tradicionais, atraindo os consumidores que pretendem cozinhar refeições diferentes sem necessidade de preparar uma lista de compras nem de se dirigirem à loja.
Segundo os dados da CB Insights, em 2015 as startups que vendem por subscrição serviços de ‘kits’ com receitas e as porções certas de ingredientes para preparação de refeições em casa, registam um investimento total de 445 milhões de dólares, cerca de 395 milhões de euros, contabilizando 29 negócios. O valor é três vezes superior ao investimento total de 14 negócios em 2014, um total de 137 milhões de dólares, cerca de 121 milhões de dólares.
Com apenas três negócios de investimentos feitos, a alemã Hello Fresh e a norte-americana Blue Apron foram responsáveis por 345 milhões de dólares do total de capital injetado nestes serviços no último ano. Este tipo de startups estão a crescer por todo o mundo procurando entregar uma oferta alternativa, como refeições para ‘vegans’, ‘kits’ com produtos sazonais ou com novas culturas de pequenos agricultores. De acordo com o The Washington Post, a startup alemã contratou o chef de culinária Jamie Oliver para preparação de receitas exclusivas para os seus clientes.
Até ao momento, este ano o investimento neste serviço já cresceu 39 milhões de dólares, cerca de 34,6 milhões de euros, comparando com o mesmo período do ano anterior.