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Marketing

“Não basta ter um bom negócio para se ser uma Superbrand”

São várias as ferramentas que uma marca tem para se afirmar, seja local ou multinacional, com uma longa história ou acabada de nascer. Não há uma fórmula única para impactar o consumidor, mas a criatividade na construção da imagem pode transformar uma simples marca numa ‘Superbrand’. A cultura ‘pop’ do consumo em Portugal desenha-se com ícones que ficaram presentes na mente do público até hoje. Estes foram recuperados pela exposição “Covers – Uma Década de Design de Capas” para contar a história das marcas mais relevantes ao longo dos últimos 11 anos

Ana Catarina Monteiro
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“Não basta ter um bom negócio para se ser uma Superbrand”

São várias as ferramentas que uma marca tem para se afirmar, seja local ou multinacional, com uma longa história ou acabada de nascer. Não há uma fórmula única para impactar o consumidor, mas a criatividade na construção da imagem pode transformar uma simples marca numa ‘Superbrand’. A cultura ‘pop’ do consumo em Portugal desenha-se com ícones que ficaram presentes na mente do público até hoje. Estes foram recuperados pela exposição “Covers – Uma Década de Design de Capas” para contar a história das marcas mais relevantes ao longo dos últimos 11 anos

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Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands Portugal

São várias as ferramentas que uma marca tem para se afirmar, seja local ou multinacional, com uma longa história ou acabada de nascer. Não há uma fórmula única para impactar o consumidor, mas a criatividade na construção da imagem pode transformar uma simples marca numa ‘Superbrand’. A cultura ‘pop’ do consumo em Portugal desenha-se com ícones que ficaram presentes na mente do público até hoje. Estes foram recuperados pela exposição “Covers – Uma Década de Design de Capas” para contar a história das marcas mais relevantes ao longo dos últimos 11 anos.

A evolução da imagem das marcas no mercado nacional esteve exposta, entre os dias 19 de maio e 8 de junho, no Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, que recebeu a coleção “Covers – Uma Década de Design de Capas”. Nas paredes e num painel digital consegue-se perceber a transformação ao nível do ‘design’ de cerca de 380 marcas, que foram premiadas nos últimos 11 anos pela Superbrands Portugal.

A organização seleciona todos os anos as “marcas de excelência” em mais de 90 países. Em território luso, apresenta este ano a 12ª edição do estudo realizado junto dos consumidores e especialistas das áreas do marketing, media e consumo. No último ano, foram 23 as marcas classificas com o estatuto de “marcas de excelência”.

Além de poderem utilizar o selo distintivo nos seus produtos ou campanhas publicitárias, as marcas apuradas são todos os anos convidadas a participar num projeto editorial – um livro construído em conjunto com a organização do projeto, onde cada uma tem liberdade para destacar os aspetos que considera mais importantes na sua história. Depois, as mesmas podem personalizar a capa do livro para o poderem utilizar como objeto institucional.  “Algumas usam-no no sentido de promover a internacionalização, outras têm-no nas suas lojas, como é exemplo a Remax”, conta Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands Portugal, que conduziu o HIPERSUPER numa visita guiada pela exposição que reúne todas as capas criadas ao longo de mais de uma década.

Recordar marcas que desapareceram 

“No ano passado, olhámos para o património de 11 anos que temos ao nível das capas criativas e achámos que, apesar de ser um curto período de tempo numa prespetiva histórica, fazia sentido fazermos esta compilação porque de facto o mundo das marcas evoluiu com muita rapidez. Se olharmos para a parede, vemos a capa do Modelo que tem nove anos e parece já uma capa muito antiga. Em termos de imagem, o design parece algo quase ‘kitsh’. Quando olhámos para este manancial, pensámos que seria também uma forma de contar a história desta última década da vida das marcas, como têm vindo a comunicar e a evoluir”.

Algumas das marcas representadas já desapareceram, outras mudaram radicalmente. Mas todas evidenciam-se quase como “ícones pop” para os consumidores. “Temos imensos exemplos nacionais e internacionais em que a iconografia da marca, o próprio trabalho de design que desenvolve e traz ao mercado acaba por transformar e se integrar na cultura pop e na vida quotidiana dos consumidores. Os exemplos mais evidentes são talvez a Nike ou a Apple”.

Na última edição das marcas de excelência em Portugal, a organização começou também a atribuir um prémio à capa mais criativa, tendo sido ganho pela marca de farinha Branca de Neve. Este ano, em outubro, serão conhecidas as novas “superbrands”, assim como a capa mais criativa.

Quem quer ser uma superbrand? 

O projeto Superbrands nasceu em 1994 num programa de rádio em Londres, Inglaterra, onde se falava das marcas, da sua comunicação e proposta de valor no mercado. “Mas rapidamente evoluiu também para o formato livro, que é a parte do projeto que mais se destaca. Daqui para a frente, o caminho natural é o digital”, revela. “Criamos há dois anos, a nível internacional, a Superbrands TV e fazemos já conteúdos audiovisuais sobre as marcas no País”.

Mas afinal o que é preciso para ser uma “Superbrand”? “Quase todos os dias nos ligam marcas para nos perguntar o mesmo. A única coisa que podemos dizer é que trabalhem bem para serem reconhecidas pelo mercado. O que é preciso é que na fase em que os consumidores indicam as marcas que consideram ser de excelência, que aquela marca em particular consiga estar na cabeça deles, independentemente da razão pela qual acontece”, aponta o senior partner.

A metodologia do estudo é independente, não distingue setores nem motivos pela qual a marca é relevante para o público. Através de um trabalho de campo conduzido pela NetQuest, que participa neste projeto há três anos, são feitas cinco perguntas abertas a uma amostra de 1200 consumidores com mais de 16 anos. “As perguntas não são condicionadas. Pedimos que nos indiquem três marcas que conheçam, três que considerem únicas, três marcas que satisfazem as suas necessidades, três com que mais se identificam e as três em que mais confiam, independentemente do setor ou do motivo. Em simultâneo convidamos 15 especialistas das áreas criativas, que variam todos os anos, para fazerem a sua avaliação”.

Consumidor reconhece qualidade 

O resultado do estudo surge de uma ponderação equilibrada entre as duas partes e “acaba por espelhar aquilo que é o mercado e o consumidor. O retalho está sempre muito presente. É claro que as primeiras marcas que as pessoas se lembram são as marcas de grande consumo mas temos uma representatividade alargada. Temos o setor automóvel, a banca, marcas institucionais, telecomunicações, alimentar, bebidas espirituosas, energia, jogos, serviços, distribuição, farmacêutica e até clubes de futebol, que têm sido muito trabalhados como marca e não como clube”.

O estudo avalia também, todos os anos, o impacto do selo para o consumidor. “O que temos visto ano após ano é que o selo tem um impacto efetivo num momento de desequilíbrio”, realça Pedro Diogo Vaz. “Perguntamos à amostra se conhece o projeto e que percepção tem. Cerca de 98% dos indivíduos dá-nos referências positivas. Os que não conhecem, dizem-nos que quando veem o símbolo num produto ou comunicação associam a um produto melhor que os outros, com qualidade”, o que impacta as escolhas de compra.

Várias ferramentas de afirmação  

Ao longo das 11 edições, o Continente tem sido uma marca sempre presente no ‘top 10’, “quer das escolhas dos consumidores quer dos especialistas”. “Na área do retalho é realmente uma marca omnipresente. Apresenta-se com uma elevada gestão de media, está todos os dias a comunicar em diferentes canais, tem presença geográfica, relevância do ponto de vista de inovação, imensas marcas e tem feito um trabalho notável no ponto das marcas próprias”, diz o responsável.

Mas nem todas as “superbrands são grandes anunciantes do País”. Há vários motivos para as marcas estarem presentes na mente do consumidor. “Por exemplo, temos marcas como a Branca de Neve, que não evolui no ponto de vista gráfico há muitos anos, tem sido sempre muito tradicional, e provavelmente está na cabeça dos consumidores por questões históricas ou emocionais. Numa área diferente, a Lacoste é uma marca iconográfica, muito aspiracional. Conseguiu afirmar-se com aquele simples símbolo e hoje em dia não conseguimos pensar num crocodilo sem pensarmos nela”.

As marcas inseridas em multinacionais acabam por ter mais ferramentas para se afirmarem mas, por outro lado, as locais conhecem melhor o consumidor e são mais ágeis do que as de estruturas pesadas. Exemplo disso foi a recente marca de restauração Prego na Peixaria, a grande surpresa do portefólio das “marcas de excelência” da edição de 2015. “Podia ter surgido apenas como mais uma marca de restauração mas mostra desde o início uma grande preocupação no ponto de vista de imagem, posicionamento e comunicação. E este foi um retorno do mercado face ao investimento feito”, conta.

“Não basta ter um bom negócio” 

Por outro lado, as empresas mais antigas não podem relaxar e pensar que “a idade por si só é uma ferramenta de afirmação”. “Quando a Frize entrou no mercado, era um marca complemente elástica na comunicação e obrigou a concorrência a sair do registo. A Águas das Pedras é hoje uma marca completamente diferente, mais próxima do consumidor”, exemplifica o responsável.

Um dos objetivos da Superbrands é mostrar aos profissionais que não basta ter bons negócios. “É preciso também ter a capacidade de afirmar a marca. Este continua a ser um desafio permanente na indústria. Algumas marcas deixaram, há cerca de sete anos, de investir neste aspeto e começaram a apostar em promoções, no fator preço, ou outras ferramentas mais agressivas. Não mantiveram este investimento ao nível da marca enquanto interface de experiência para o consumidor e nota-se uma clivagem muito maior. A aposta na promoção esgota-se e temos visto a indústria a perder valor”.

No entanto, o senior partner acredita que “há cada vez mais consciência de que não basta apenas ter um bom negócio, é preciso depois ter a capacidade de afirmar a marca. Têm surgido negócios, concretamente startups, com este ‘mindset’ – a aposta na relevância da marca, numa interface com os consumidores”.

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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Exportação

AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Bebidas

Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Bebidas

Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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