DHL procura novas ideias de sustentabilidade e robótica para setor logístico
A multinacional de logística DHL acaba de lançar dois desafios, inseridos na iniciativa Innovation Challenge, para desenvolvimento de soluções relacionadas com sustentabilidade e robótica
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A multinacional de logística DHL acaba de lançar dois desafios, inseridos na iniciativa Innovation Challenge, para desenvolvimento de soluções relacionadas com sustentabilidade e robótica.
A empresa especializada em transporte desafia todas as universidades, estudantes, empresas ou criadores com mais de 18 anos de idade a participarem nos concursos “Desafio Justo e Responsável” e “Desafio Robótica”. As candidaturas de podem ser entregues até ao próximo dia 28 de setembro.
Para primeira competição, “procuram-se conceitos originais e soluções práticas que abordem e resolvam os novos desafios ambientais e sociais. O conceito dos projetos podem estar relacionados com o uso da logística para o desenvolvimento da economia circular ou com o uso de redes de transporte globais para abastecer o comércio justo e a produção. A ideia poderá envolver a criação de um novo produto, uma solução de serviço ou até um conceito de embalagem, desde que acrescente valor para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios”, explica em comunicado a multinacional.
Por sua vez, o desafio de robótica sugere o desenvolvimento de um protótipo de um carrinho de autocondução, que faça entregas autonomamente, circulando entre zonas urbanas e rurais, a curta-velocidade. “Os nossos colegas têm um número cada vez maior de entregas para fazer. Uma vez que este é um trabalho feito manualmente nas ruas, gostaríamos que os conceitos apresentados facilitassem a vida dos nossos colaboradores”, explica Bill Meahl, Chief Commercial Officer da DHL.
Após a submissão, dá-se a pré-seleção dos projetos que serão avaliados por um painel de especialistas em logística, que irá selecionar três finalistas de cada desafio. Estes terão a oportunidade de apresentar a sua ideia ou protótipo diante de 180 profissionais seniores no Dia da Inovação, promovido pela empresa a 17 de novembro de este ano.
Os dois vencedores serão eleitos através de um sistema de votação em direto, tendo direito a um prémio monetário combinado no valor de 20 mil euros, e a oportunidade de exibirem as suas ideias nos centros de inovação da multinacional, em Troisdorf/Alemanha e em Singapura. Além disso, a DHL irá convidar os vencedores para discutir a possibilidade de concretização das ideias numa prova de conceito conjunta.