IPG Mediabrands cria novo método de avaliação de dinâmica das marcas
A IPG Mediabrands, em parceria com o professor na Wharton School da Universidade da Pensilvânia Jonah Berger, criou um ranking das marcas mais dinâmicas do mundo, fruto de um novo método para classificar o valor das marcas
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O ranking D100 vem responder à necessidade de um novo método de avaliação que incorpore a vertente dos “social media”, indo além de critérios habituais nos métodos atuais como “brand awareness” e “brand value”.
Este é o “primeiro método a avaliar o dinamismo da marca com base em quatro critérios chave para avaliar o sucesso de uma marca: agilidade, inovação, capacidade de resposta e sociabilidade”, explica a IPG Mediabrands, autora do ‘ranking’, em comunicado. A sociabilidade, ou seja a presença e relação com o consumidor nas redes sociais, é medida através das redes sociais com a análise da capacidade de ‘engagement’ da marca.
De acordo com a análise, a Google é a marca mais dinâmica do mundo e na maioria dos mercados, com exceção da Alemanha (Sony) e da China (Intel). No Top 10 global seguem-se, respetivamente, Amazon, Samsung, Nike, Intel, Nasa, BMW, Mercedes, Audi e Lenovo.
“Os resultados mostram que a pontuação obtida está ligada à performance do negócio da empresa”, lê-se no estudo. “As marcas mais dinâmicas mostram, em média, um crescimento de receitas anuais de mais 2,7% que as restantes”.
A nível de indústria, as consideradas menos dinâmicas incluem a indústria da Saúde, da Energia, e do Tabaco. As mais dinâmicas incluem os dispositivos eletrónicos, a indústria tecnológica e a indústria de media e entretenimento.
O primeiro prémio D100 de “Empresa mais dinâmica do mundo” foi entregue à Google no 63º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions em França.