Inauguração de retail parks na Europa cresce mais de 50% em 2016
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Ao logo deste ano está prevista a inauguração de 1,3 milhões de metros quadrados de novos retail parks na Europa, um aumento de mais de 50% em relação a 2015, dá conta o estudo European Retail Park Development da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.
Em Portugal, apesar de o “formato não ter atingido o sucesso dos centros comerciais, a procura por parte deste tipo de unidades comerciais tem vindo a aumentar nos últimos meses, assim como a oferta”. Neste momento, encontram-se em construção três retail parks em território nacional, que representam um total de 50 000 metros quadrados. Para este ano está prevista a inauguração do Matosinhos Retail Park, com cerca de 30 000 metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).
No continente europeu, até ao final de 2017 estão previstos 2,41 milhões de metros quadrados de novos retail parks, sendo que 2,06 milhões situam-se na Europa Ocidental e os restantes no Centro e nos países de Leste. 54% das aberturas previstas para este e o próximo ano ocorrem em França. Segue-se o Reino Unido com 17% e Itália, que chama a si 10% dos projetos a inaugurar.
Caso todos os projetos se realizem como previsto, os retail parks na Europa passam a ocupar cerca de 40 milhões de metros quadrados no total, indica o estudo.
Além de “um maior investimento dos proprietários nos projetos”, regista-se “um maior número de operadores a optarem por este formato para a comercialização do seus produtos, marcas que antes operavam exclusivamente em centros comerciais e lojas de rua, começam hoje a testar a eficácia dos retailparks, como é o caso da H&M, da Zara ou da Mango”, explica Marta Esteves Costa, associate e diretora ibérica de Research & Consultoria da Cushman & Wakefield.