Selo Confio vem certificar comércio eletrónico de confiança em Portugal
A ACEPI (associação da economia digital), juntamente com a DNS.pt (associação a manutenção dos níveis de qualidade, fiabilidade e segurança dos nomes de domínio “.PT”) e a DECO (associação portuguesa para a defesa dos consumidores) lançaram esta semana o selo Confio, que vem certificar os websites de comércio eletrónico seguros para o consumidor
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O selo Confio vem substituir o selo Confiança Online da ACEPI e dá acesso imediato ao selo europeu, o Trust eCommerce Europe, uma vez que conta também com a parceria da associação europeia Ecommerce Europe. Permitirá às empresas portuguesas apresentarem-se no mercado internacional de comércio eletrónico “em pé de igualdade com as suas congéneres internacionais e assim aproveitarem as oportunidades de um setor em franco crescimento em Portugal, na Europa e no resto do mundo”, explica a ACEPI na sua página.
O desenvolvimento deste certificado resulta da parceria firmada entre as três associações, que estão a trabalhar na criação de um código de conduta para o comércio eletrónico, que “introduz a obrigatoriedade de adesão a um centro de resolução de litígios”. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento nacional e internacional do comércio eletrónico português, promovendo as boas práticas na atividade dos retalhistas digitais e na utilização da internet em geral, para aumentar a credibilidade das lojas online e a segurança dos e-shoppers.
O selo destina-se a sites informativos ou comerciais e é materializado num logótipo em formato digital, atribuído ao titular do website que seja acreditado na sequência de processo prévio de auditoria. A atribuição é feita com recurso à plataforma Confio.pt e tem por base o código de conduta, que reúne regras e boas práticas de aplicação obrigatória e no regulamento.
No âmbito do protocolo assinado entre as três associações nacionais, a DNS.pt assume-se como a entidade acreditadora, através de um processo de auditoria externa feito online, garantindo também o acompanhamento permanente e uma reavaliação anual dos sites acreditados.
O custo do certificado é definido em função do volume de faturação das entidades requerentes, variando entre os 75 euros e os 1 250 euros por ano. As entidades acreditadas poderão aderir automaticamente ao Selo Confio Europeu, da responsabilidade do Ecommerce Europe.
“Com o lançamento do novo Confio.pt, que substitui o selo gerido pela ACEPI durante a última década, pretendemos garantir uma confiança adicional para os consumidores digitais e, dessa forma, garantir um crescimento do Comércio Eletrónico em Portugal. Este lançamento em simultâneo do selo digital europeu, o Trust, da responsabilidade dum organismo de elevado prestígio a nível europeu, o Ecommerce Europe, é um garante adicional para os consumidores internacionais de que os sites portugueses seguem as melhores práticas e regras internacionais no comércio eletrónico”, diz Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI.
Os sites acreditados com o anterior selo Confiança Online serão informados sobre o processo de transição para o novo certificado, não havendo custos envolvidos com esta mudança, e poderão fazer a transição para o selo Confio até ao dia 30 de Setembro de 2017 desde que aceitem aderir às regras definidas pelo novo Código de Conduta. A partir desta data, a ACEPI extinguirá o antigo selo.
Vasco Colaço, presidente da DECO, comenta que “os principais problemas que os consumidores encontram na utilização da internet em geral e na contratação eletrónica em particular, prendem-se com a proteção dos seus dados pessoais, segurança dos meios de pagamento e a salvaguarda dos seus direitos”.