Sonae cresce 4,4% em faturação no 1º semestre. Resultado líquido cai 21,7%
O grupo Sonae atingiu no primeiro semestre um volume de negócios de 2 431 milhões de euros, um crescimento de 4,4% face ao mesmo período do ano passado. No entanto, o resultado líquido caiu 21,7% para os 77 milhões de euros
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
O grupo Sonae atingiu no primeiro semestre um volume de negócios de 2 431 milhões de euros, um crescimento de 4,4% face ao mesmo período do ano passado. No entanto, o resultado líquido caiu 21,7% para os 77 milhões de euros.
A empresa apresentou esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os resultados consolidados da primeira metade do ano. Durante este período, o investimento total do grupo aumentou dos 116 milhões de euros registados na primeira metade do último ano para os 208 milhões de euros. O valor foi direcionado maioritariamente ao retalho especializado, já que o retalho alimentar recebeu uma fatia de 69 milhões de euros, um aumento a partir dos 19 milhões de euros investidos em igual período de 2015.
O crescimento de 4,4% do total de vendas deve-se sobretudo à performance das divisões de retalho – a Sonae MC e a Sonae SR, explica o grupo que opera também nas áreas de centros comerciais (Sonae Sierra) e telecomunicações (NOS).
Com um portefólio de 22 hipermercados Continente, 62 Continente Modelo e 20 Continente Bom Dia, na área de retalho alimentar a empresa atingiu neste último semestre um total de 1 691 milhões de euros em vendas, um aumento de 3,6% em termos homólogos. A variação de vendas no universo comparável de lojas foi de 0,4%. No primeiro semestre, a Sonae MC ampliou o seu portefólio com sete novas lojas Continente Bom Dia, um hipermercado Continente e seis lojas de saúde e bem-estar Well’s.
No que diz respeito à Sonae Sierra, a faturação situou-se nos 100 milhões de euros, uma queda de 7% face ao mesmo semestre do último ano, “em virtude da execução da estratégia de reciclagem de capital”, explica o grupo sediado na Maia. Os lojistas dos centros comerciais detidos conquistaram um aumento de 2,5% nas suas vendas, totalizando os 1 439 milhões de euros. A taxa de ocupação fixou-se nos 96,1%, “sustentada pelo forte desempenho na Europa”.
A divisão de shoppings detém atualmente seis projetos em desenvolvimento: ParkLake (Roménia), Nuremberg (Alemanha), Zenata (Marrocos), Malaga Designer Outlet (Espanha), a Expansão do NorteShopping (Portugal) e Cucuta (Colômbia). O ParkLake tem previsão de inauguração em setembro deste ano. Com uma área bruta locável (ABL) de 70 000 metros quadrados e mais de 200 lojas, o centro a abrir na Roménia totaliza um investimento de 180 milhões de euros.
Nas telecomunicações, a NOS regista um crescimento de 7,6% do resultado líquido no período em análise, atingindo os 51 milhões de euros.
Leia também: Sonae SR investe €102 milhões no 1º semestre. Vendas crescem 5,5%