Porque os retalhistas estão a apostar em lojas nas universidades?
As cadeias de distribuição norte-americanas, como a Walmart, Target ou Amazon, estão a investir na abertura de pontos de venda dentro dos campos universitários
Ana Catarina Monteiro
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
O objetivo deste investimento é atrair novos nichos de clientes, neste caso estudantes e professores.
De acordo com a Inforetail, com a saturação de lojas em zonas residenciais, os retalhistas querem conquistar novos clientes em localizações que durante décadas não eram atrativas, como as universidades. O avanço do comércio eletrónico e dos formatos de lojas menores tornam também o contexto atual favorável a este tipo de aposta.
Assim, os complexos universitários são o novo campo de batalha dos retalhistas nos Estados Unidos.
A Amazon inaugurou no ano passado o seu primeiro espaço num campus universitário, concretamente na Universidade de Perdue, localizada em West Lafayette, no estado do Indiana, que permite aos estudantes recolher e devolver as suas encomendas. Entretanto a gigante do comércio eletrónico já inaugurou mais uma dúzia destes espaços e planeia outras quatro aberturas antes do final deste ano.
A retalhista Target prevê abrir cinco lojas em universidades norte-americanas em 2017. Por sua vez, a Walmart já abriu desde 2011 cinco pequenas lojas nas universidades de Arkansas, Missouri, Arizona, Virginia e Georgia Tech.