Unilever vai identificar produtos aptos para vegetarianos
A gigante do grande consumo Unilever firmou uma parceria com a associação europeia que promove a alimentação vegetariana para ajudar os consumidores a encontrar produtos e receitas com alimentos alternativos à carne
Ana Catarina Monteiro
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
A gigante do grande consumo Unilever firmou uma parceria com a associação europeia que promove a alimentação vegetariana para ajudar os consumidores a encontrar produtos para conceber refeições vegetarianas.
No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Vegetariana Europeia (EVU), a multinacional que produz e comercializa mais de 400 marcas de bens de grande consumo prevê que até final de 2017 cerca de 500 dos seus produtos alimentares tenham nas suas embalagens o rótulo “V-Label” da associação, que identifica serviços e produtos idóneos para uma alimentação vegetariana ou vegan.
Presente em Portugal através de uma parceria com a Jerónimo Martins, a dona de marcas como a Knorr, Flora, Vaqueiro, Planta, Becel, Calvé, Hellmann’s, Lipton ou Olá detetou em um estudo, realizado pela empresa de estudos do mercado Mintel, que “um em cada três europeus está empenhado em reduzir a quantidade de carne consumida durante a semana”, estabelecendo até “dias com refeições sem carne”. Não obstante, “muitas pessoas dizem que lhes falta ideias e inspiração para criar saborosos pratos vegetarianos”, explica em comunicado a empresa.
Pablo Perversi, vice-presidente das marcas de alimentação da empresa na Europa, explica que “embora não se pretenda retirar completamente a carne das refeições, muitos europeus querem reduzir a quantidade de carne consumida, por questões de saúde, razões éticas e ou considerações ambientais. A Unilever é a primeira empresa de bens de consumo que estabelece uma parceria com o objetivo de oferecer aos consumidores a confiança e a clareza para escolherem produtos vegetarianos e ajudá-los a desfrutar de uma alimentação variada”.
Com esta parceria, a empresa que no último faturou 53.3 mil milhões de euros pretende “ajudar na sugestão de planeamento de receitas para qualquer pessoa que pretenda reduzir a quantidade de carne numa alimentação equilibrada e saudável”, contribuindo para entregar aos consumidores um padrão vegetariano europeu.
A parceria integra o Plano de Sustentabilidade da Unilever, cujos principais objetivos passam por “dissociar o crescimento económico do seu impacto ambiental, ajudar mais de mil milhões de pessoas a adotar iniciativas que melhorem a sua saúde e bem-estar e melhorar as condições de vida de milhões de pessoas até 2020”.
Mais de 58% das vendas da gigante do grande consumo são efetuadas em países “emergentes ou em desenvolvimento”. Marcas como a Knorr, por exemplo, já disponibilizam conteúdos online e em loja que ajudam a equilibrar a quantidade de carne utilizada nas suas receitas.