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PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.
Photo by Rui Coutinho

Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

Ana Catarina Monteiro

PRT- SET102016- Prémio E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.
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Logística

Os mais inovadores negócios online em Portugal

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar

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Ana Catarina Monteiro
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Créditos: Rui Coutinho

A Chronopost lançou o prémio E-empreendedor em Portugal com o objetivo de fomentar a inovação na área do ecommerce. Com o apoio institucional do Ministério da Economia, a primeira edição do concurso distinguiu novos negócios digitais ligados à educação, reutilização e à área alimentar.

Atenta às transformações que o mundo digital tem proporcionado no comércio global, a empresa de entregas Chronopost tem vindo a desenvolver soluções online para alavancar a experiência de compra dos clientes. Há três anos a empresa lançou o serviço interativo Predict, que permite ao consumidor controlar a entrega da sua encomenda. A plataforma móvel alerta os consumidores do dia e hora em que será entregue a encomenda, sendo que o utilizador pode alterar a data, escolher um local mais conveniente para receber os produtos ou, se preferir, pode ainda levantar a compra num dos pontos de recolha da rede Pickup, composta por 500 lojas de proximidade em Portugal e 22 mil postos a nível global. Nos últimos anos, o Predict estabeleceu-se como serviço “standard” da empresa de transporte expresso, agregando ainda o serviço de Livetracking, que permite aos clientes rastrear o percurso da sua encomenda, em tempo real, a partir do smartphone.

Vocacionada para o incremento da conveniência dos eshoppers, a empresa decidiu apoiar as jovens empresas que se mostram inovadores no comércio eletrónico através do lançamento do prémio E-empreendedor. A entrega da primeira edição do prémio que pretende distinguir os melhores negócios online em Portugal realizou-se no passado dia 14 de setembro, na sede do grupo Impresa, em Lisboa.

A plataforma de salas de estudo digitais Studit, que permite a interação entre estudantes do 5º ao 12º ano e explicadores para sessões de dúvidas sobre matemática, físico-química, inglês e português, foi a vencedora do prémio. A distinção assegura à plataforma criada por Joana Santos e Mariana Guerreiro entregas gratuitas de encomendas, “membership” gratuita de um ano na ACEPI – Associação  da Economia Digital, formação executiva na Católica Lisbon School of Business & Economics, otimização dos sistemas de pagamento online por parte da Easypay e condições especiais de incubação na Startup Lisboa. Todas estas instituições são parceiras do concurso, que conta ainda com apoio institucional do Ministério da Economia.

Studit

O projeto da Studit arrancou no final de 2015, quando Joana Santos e Mariana Guerreiro, licenciadas em Economia e com mestrados em Finanças e Gestão, respetivamente, decidiram sair da consultora onde trabalhavam há quatro anos para se dedicarem à plataforma digital de salas de estudo.

A inspiração surgiu por parte da irmã de Joana. “A minha irmã é professora, dá explicações de matemática e começou a ter cada vez mais alunos a pedirem explicações por telefone e a utilizar o Skype. Pensamos então em construir uma plataforma que fizesse a ponte entre explicadores e alunos e que permitisse dar explicações online”, conta em entrevista ao HIPERSUPER a empreendedora distinguida pela Chronopost Joana Santos. “No final de maio de 2016 lançámos no mercado uma versão de teste para analisarmos a adesão por parte dos alunos. Tivemos cerca de 60 registos, o que é muito bom. Aproveitamos este verão para melhorar a plataforma, acrescentamos mais funcionalidades e em outubro vamos fazer o lançamento oficial”.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

Créditos: Rui Coutinho

Para utilizarem a plataforma, os alunos devem criar uma conta e carregá-la. Os planos de pagamento estão definidos em função dos minutos que se pretende gastar na plataforma. Trinta minutos custam dez euros para estudantes do ensino básico e 13 euros para os do ensino secundário. Pagam por referência multibanco. “Depois, na plataforma, seleciona um explicador disponível no momento, explica a dúvida, o contexto em que surgiu, o ano escolar que frequenta e, quando o explicador aceita o convite, entra numa espécie de sala de explicações virtual, onde tem à disposição um quadro interativo, em que o professor pode escrever e o aluno consegue visualizar o que está no quadro. Há ainda vídeo, voz e também um chat através do qual os utilizadores podem conversar. Quando a dúvida estiver esclarecida, termina sessão e os minutos gastos são descontados da conta”, descreve a criadora da Studit.

A maior parte do valor cobrado pela plataforma dirige-se para o explicador, sendo que a fonte de receita das empreendedoras que construíram a plataforma passa por uma comissão. Para dar a conhecer o serviço online, neste momento, os primeiros 15 minutos na plataforma são gratuitos para novos utilizadores.

“50% destas empresas que se candidataram ao prémio vendem produtos e outras 50% vendem serviços. Nos produtos, verificamos que a moda está a crescer muito e a cosmética e a ótica são setores que agora se estão a desenvolver mais no canal online. No que diz respeito aos serviços, fomos seduzidos pela área da educação [com a Studit] porque realmente é um mundo um pouco virgem, onde se podem fazer imensas coisas. O saber pode circular no meio digital, o que é muito útil. Cria valor entre quem tem o conhecimento e quem quer partilhá-lo. Achamos que nesta área os negócios digitais têm muito pela frente e estamos a falar da língua portuguesa, que é a quinta mais falada do mundo. Por isso, há muito caminho a explorar”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Olivier Establet, presidente da Chronopost Portugal.

A Chronopost entregou ainda duas menções honrosas aos projetos Book in Loop e Doctor Gummy, que completam assim o pódio dos melhores negócios online em Portugal. A estas duas plataformas digitais será dada a possibilidade de inscrição gratuita no Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação da Católica Lisbon School of Business & Economics.

Book in Loop

A plataforma online Book in Loop fez com que as famílias portuguesas reduzissem os gastos numa das alturas mais dispendiosas do ano – o regresso às aulas, promovendo a reutilização dos manuais escolares. Em parceria com as lojas Lidl, que serviram de ponto de entrega e recolha dos livros, o portal permitiu a 2 000 famílias portuguesas pouparem 330 mil euros no regresso às aulas deste ano, segundo dados da retalhista.

“A Book in Loop nasceu há dois anos. Éramos duas pessoas a trabalhar no projeto quando surgiu, depois passamos a três e começamos a dedicar-nos a tempo inteiro à plataforma no início de 2016. Agora somos cinco porque o crescimento assim exigiu. Temos mais de 17 500 pessoas registadas”, explica ao HIPERSUPER João Bernardo Parreira, estudante de Direito e um dos criadores na plataforma. “Lançamos uma plataforma embrionária em janeiro deste ano e a plataforma totalmente funcional foi lançada em meados de junho passado”. Neste momento, os responsáveis por este negócio digital são dois empreendedores da área de Direito, um ligado à Informática, um de Biomédica e outro de Bioquímica.

PRT- SET102016- Prémio  E-Empreendedor Chronopost, no auditório Luis Vasconcelos na sede da Impresa, em paço de Arcos.  Photo by Rui Coutinho

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Na Book in Loop, os que compram livros escolares usados poupam até 80% em cada livro adquirido, face ao valor de mercado do mesmo. A utilização é simples: “os pais que têm em casa livros escolares que os filhos já não precisam, indicam na plataforma a escola e o ano em que os manuais foram utilizados. A página identifica quais os livros que essa escola adotou nesse ano e, a partir daí, os utilizadores selecionam os livros que querem entregar e imprimem uma guia. Dirigem-se então a um supermercado Lidl e entregam os manuais juntamente com a guia, que serve para identificar quem entregou os livros quando chegam ao armazém. Depois passam por um processo de triagem, de controlo de qualidade, que foi certificado pela Universidade de Aveiro. Se cumprirem os critérios, são vendidos por 40% do preço inicial. Metade do rendimento gerado pela venda dos livros é entregue aos interiores donos”, explica João Bernardo Parreira.

Com esta iniciativa, aproximadamente 13 000 livros escolares foram recolhidos nas lojas, sede e direções regionais da retalhista Lidl em Portugal no regresso às aulas deste ano. A associação deste projeto à cadeia de distribuição “foi natural em vários fatores. Primeiro, queríamos que as pessoas tivessem um ponto próximo onde pudessem entregar e recolher livros e depois porque a cadeia tem uma cultura muito próxima à nossa, com valores de proximidade e responsabilidade social, que, neste caso, se traduz na reutilização de materiais e na poupança. O Lidl encontrou-nos e, depois de apresentarmos melhor a ideia, fomos trabalhando até conseguirmos concretizar a campanha”, conta.

DoctorGummy

Numa área diferente, a da alimentação, e com um negócio assente num produto e não na oferta de serviço, como as startups previamente apresentadas, a DoctorGummy comercializa guloseimas saudáveis. “A génese deste negócio digital remonta a 2008 na Associação das Escolas Jesus, Maria e José, conhecida como a Associação do Monte Pedral, uma IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] portuense com 140 anos de história”, explica ao HIPERSUPER Nuno Santos, fundador da plataforma. “Na altura em que surge a ideia, é iniciado o processo de investigação para obter guloseimas sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem corantes e conservantes artificiais mas que mantivessem as características fundamentais das gomas, dando ao consumidor a mesma experiência em termos de sabor, textura e aspeto. Este processo foi mantido em sigilo, até que, em 2014, com a formulação das gomas quase fechada, o projeto foi apresentado ao público pela primeira vez, ao ganhar um prémio de empreendedorismo entre mais de catorze mil candidatos”.

As gomas saudáveis desenvolvidas em Portugal chegaram ao mercado no final de agosto de 2016, através da loja online e em breve serão comercializadas em farmácias. O público-alvo da DoctorGummy são “todos os ‘Gummy Lovers’, em especial as crianças dos quatro aos 14 anos”, indica o fundador.

Prémio  E-Empreendedor Chronopost

Créditos: Rui Coutinho

A Nuno Santos, formado em Engenharia Química, juntou-se recentemente Sérgio Silvestre que desempenha a função de CEO (chief executive officer). Além disso, no inicio de setembro, a startup recebeu investimento do fundo Vallis Capital Partners, que passou a integrar o capital da DoctorGummy Europe SA, como principal acionista.  “Esta ligação surge do interesse da Vallis em diversificar o seu portefólio de participações no setor alimentar e, em simultâneo, do reconhecimento do carácter inovador e do potencial económico destas guloseimas”, realça.

Neste momento, o projeto inovador está focado na divulgação das gomas já criadas nos mercados nacional e internacional, tendo na manga “planos para continuar a surpreender o mercado com produtos inovadores”. Um dos objetivos é o “alargamento à área da farmacêutica” com a introdução de medicamentos nas guloseimas. “Atualmente, estamos focados no setor alimentar mas a entrada no setor farmacêutico está nos nossos planos. O conceito passará por, em parceria com empresas do setor, adicionar às guloseimas o princípio ativo dos medicamentos, usando-as como excipiente – corpo do medicamento onde está inserido o princípio ativo, facilitando assim a administração sem causar os problemas que os medicamentos tradicionais causam e, ao mesmo tempo, tornando o sabor do medicamento mais tolerável, sem necessidade de adição de açúcar ou adoçantes e aromatizantes sintéticos”, explica o fundador.

17 mil novas empresas em cinco meses

Estes foram os projetos selecionados entre “dezenas” de candidaturas. Distinguiram-se por terem criado “algo que não existia e pela capacidade de poderem ser replicados internacionalmente. Mas foi muito difícil escolher entre muito boas ideias”, explica o presidente da Chronopost Portugal.

“Criámos o prémio para promover as boas práticas e fomentar a inovação associada ao comércio eletrónico. A ideia surgiu há três anos na filial de Espanha mas como uma iniciativa privada, não tinha o patrocínio do Ministério da Economia como conseguimos em Portugal. Encontramos ideias brilhantes, não só em Lisboa e no Porto, mas também no interior do País”. Segundo Olivier Establet, nos primeiros “cinco meses de 2016 foram criadas 17 mil novas empresas em Portugal”, destacando o setor têxtil que, graças ao motor do ecommerce, assistiu a uma “inversão da tendência de encerramento de empresas observada há pelo menos uma década”.

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Bebidas

Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Bebidas

Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Não Alimentar

Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Terra Nostra

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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