“A Black Friday chega cada vez mais cedo e a estratégia está a funcionar”
Tim Barret, analista de retalho da Euromonitor International, verificou que os descontos de Natal, que por norma chegam às lojas na “sexta-feira negra”, estão a ser “antecipados ano após ano”. As insígnias lançam descontos cada vez mais cedo, ou divulgam as campanhas promocionais que vão disponibilizar durante a Black Friday cada vez mais cedo, e para o especialista a estratégia “tem dado resultado”
Ana Catarina Monteiro
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O evento que marca o calendário do retalho mundial, assinalando o arranque das compras para o Natal, a época do ano que mais impulsiona o consumo, acontece já na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro.
A Black Friday é um evento estratégico para marcas e retalhistas, que nesta altura do ano maximizam esforços para potenciar as vendas, investindo desde em promoção até à capacidade logística. Além disso, há que pensar no tipo de oferta e descontos a colocar nos diferentes canais de compra disponíveis.
Antecipar o comportamento do consumidor não é fácil e uma má previsão pode ditar o insucesso de uma estratégia. Tim Barret, analista de retalho da Euromonitor International, verificou que os descontos de Natal, que por norma chegam às lojas na “sexta-feira negra”, estão a ser “antecipados ano após ano”. As insígnias lançam descontos cada vez mais cedo, ou divulgam as campanhas promocionais que vão disponibilizar durante a época natalícia cada vez mais cedo, e para o especialista a estratégia “tem dado resultado”.
“Numa altura em que toda a gente anda muito ocupada e todas as ações dos consumidores geram dados para análise, os retalhistas que divulguem informação sobre vendas antes da concorrência aumentam a sua exposição perante os consumidores e, ao fazê-lo, ganham mais tempo para reunir dados sobre como preparar melhor os meses seguintes”, explica num texto publicado na rede social Linkedin.
O responsável dá o exemplo da retalhista Toys’R’Us, que no último ano lançou a lista dos “brinquedos-tendência” no dia 9 de setembro, tendo registado durante a época natalícia de 2015 um “crescimento de vendas de 2%”, comparando com o mesmo número de lojas face ao período homólogo anterior. A retalhista especializada em brinquedos – uma das categorias de produto cujas vendas disparam nesta altura do ano – já não assistia a um aumento das vendas neste período há “quatro anos”, dá conta Tim Barret.
Ainda em 2015, a Disney deu a conhecer aos retalhistas a linha de brinquedos Star Wars no dia 4 de setembro. “As reações dos consumidores a esta revelação deram aos retalhistas indicadores sobre a procura futura”, que ajudam a definir limites mínimos das quantidades de produtos para abastecer as lojas de forma a prevenir ruturas.
“Gerar procura para os brinquedos mais ‘na moda’ durante a época natalícia é uma arte e uma ciência, ao mesmo tempo. Ao tornar esta informação pública previamente, retalhistas e os seus parceiros fornecedores obtêm mais dados através dos quais podem limitar a frustração dos consumidores, ao evitar quebras de stock cruciais”, conclui o especialista.
Em Portugal, a estratégia da Toys’R’Us este ano passa por alargar a Black Friday a uma semana, de 21 a 27 de setembro, com descontos até 50% e a oferta de dez euros por cada 60 euros em compras. No online, a insígnia garante entregas gratuitas para compras até 49 euros. Outros exemplos são os centros comerciais da Klépierre em Portugal Aqua Portimão, Espaço Guimarães e Parque Nascente, que também aderem à tradição norte-americana e celebram a Brack Friday com uma oferta exclusiva para os clientes, num total de 20 000 euros em compras, a juntar às promoções e descontos dos estabelecimentos.