Amazon Go. Novo conceito sem caixas de saída abre ao público em 2017
A Amazon vai lançar no início de 2017 um novo conceito de loja, sem caixas de saída. Na Amazon Go, o percurso de compra é rastreado e o pagamento efetuado automaticamente
Ana Catarina Monteiro
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
A Amazon vai lançar no início de 2017 um novo conceito de loja, sem caixas de saída. Na Amazon Go, o percurso de compra é rastreado e o pagamento efetuado automaticamente
“Just Grab and Go” é o mote do novo conceito de loja da empresa norte-americana, que será aberto ao público no início de 2017. O cliente pode apenas entrar, a partir de um QR Code no smartphone, escolher os produtos e sair, sem ter que esperar nas filas para a caixa de pagamento.
A experiência é possível através do “mesmo tipo de tecnologia utilizada nos carros de condução automática”, que conjuga “visão por computador, sensores e sistemas cognitivos”, explica a Amazon na página dedicada ao novo formato. A tecnologia pensada pela empresa desde “há quatro anos” detecta automaticamente quando os produtos são retirados ou devolvidos às prateleiras e adiciona-os, ou exclui, de forma automática, do carrinho de compras virtual, rastreando assim os movimentos dos consumidores na loja.
Neste momento, a primeira loja Amazon Go, em Seattle, cidade onde a gigante do ecommerce está sediada, com 1800 pés quadrados (cerca de 167 metros quadrados) de área de venda, está disponível apenas para colaboradores da empresa. Os clientes podem adquirir produtos como refeições prontas, para pequenos-almoços ou jantares, snacks, produtos de pastelaria, alimentos locais ou de grandes marcas ou os “kits” da multinacional com os artigos necessários para preparar uma refeição para duas pessoas em 30 minutos.
Para comprar no espaço é preciso apenas ter uma conta na Amazon e uma aplicação gratuita descarregada. O valor das compras é debitado da conta.
*Notícia alterada às 13h05 do dia 22 de janeiro de 2018 – correção da dimensão da loja