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Alimentação e Bebidas

Como a Sonae pretende democratizar a alimentação saudável

A Sonae inaugurou o primeiro supermercado Go Natural, insígnia com a qual ambiciona liderar a alimentação saudável em Portugal. Em 2017 abrem cinco espaços deste formato, onde 80% da oferta […]

Ana Catarina Monteiro
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Como a Sonae pretende democratizar a alimentação saudável

A Sonae inaugurou o primeiro supermercado Go Natural, insígnia com a qual ambiciona liderar a alimentação saudável em Portugal. Em 2017 abrem cinco espaços deste formato, onde 80% da oferta […]

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A Sonae inaugurou o primeiro supermercado Go Natural, insígnia com a qual ambiciona liderar a alimentação saudável em Portugal. Em 2017 abrem cinco espaços deste formato, onde 80% da oferta é biológica. As vendas de bens orgânicos ascenderam a 21 milhões de euros no País em 2011.

 

É evidente que o consumidor está mais atento ao impacto da alimentação na saúde e ao modo como são produzidos os alimentos. Há cinco anos que os produtos frescos não ocupavam tanto espaço nos carrinhos de compra dos portugueses, representando 36,6% do total das vendas, efetuadas entre janeiro e setembro deste ano, no mercado de grande consumo em Portugal. De acordo com dados da consultora Kantar Worldpanel, a procura de alimentos frescos cresce à boleia da tendência de uma maior preocupação com a alimentação saudável entre os portugueses, destacando-se o aumento das compras  de “cereais muesli, iogurtes funcionais, massas integrais, congelados não preparados, bolachas saudáveis, sumos de fruta, entre outros”.

À medida que cada vez mais indivíduos adotam uma alimentação vegetariana ou vegan, por outro lado, há uma maior apetência dos consumidores para a compra de produtos mais naturais, livres de químicos ou substâncias como a lactose ou o glúten. Ao mesmo tempo alarga a procura por produtos funcionais, como os suplementos ou as vitaminas, que fornecem energia para a prática de desporto ou ajudam no combate ao excesso de peso.

Quando um dos principais “players” do retalho nacional cria uma nova área de negócio para responder à tendência, é notório que a procura está a modelar a oferta. A divisão de retalho alimentar da Sonae estreou a nova insígnia de supermercados Go Natural, com a qual pretende democratizar o acesso à alimentação saudável. A primeira unidade do novo negócio, que tem como diretor Luís Marques, abriu no início de dezembro no número 85 da Avenida 5 de outubro, em Lisboa, depois de nove meses de preparação.

Cinco novas lojas em 2017

 

O formato de supermercado de rua conjuga restauração e mercearia. Nos lineares, abastecidos por 80 fornecedores, maioritariamente estrangeiros, encontram-se mais de 4000 referências de produto, divididas entre 40 diferentes categorias, que compõem as zonas de frescos, higiene e beleza, congelados, refrigerados, limpeza do lar, venda a granel e de produtos de conveniência como o espaço “Grab and Go”, onde se encontram por exemplo as sopas pré-preparadas. A loja está organizada numa simbologia de seis cores que ajudam a identificar os produtos indicados para vegetarianos, vegans, os que são biológicos (mais de 80% da oferta), os que não contêm glúten ou açúcar, os dietéticos e os de nutrição desportiva.

Nos 350 metros quadrados de área de venda há também uma zona de restauração, com capacidade para acolher 40 clientes sentados, que oferece menus de cafetaria para pequeno-almoço e lanche. 50 dos ingredientes utilizados na confeção dos mesmos, incluindo o leite e o café, são biológicos. As embalagens, por sua vez, são biodegradáveis.

A Sonae MC prevê estender a cadeia especializada em alimentação saudável a mais cinco lojas em 2017, privilegiando aberturas na rua e em centros urbanos de Porto e Lisboa, como explicou durante a apresentação do novo conceito Inês Valadas, administradora da Sonae MC. Antes de alargar a rede de lojas, o grupo quer operar nos próximos meses de forma exclusiva esta primeira loja.

Luis Marques, diretor Sonae MC

Luis Marques, diretor Sonae MC

Sonae adquire 51% da Go Well

 

O formato especializado em alimentação saudável é original do grupo mas o nome deriva de um acordo de licenciamento com a marca portuguesa de restauração Go Natural. Após sondar os consumidores, a Sonae verificou que “95% dos portugueses associa aquela marca a um estilo de alimentação saudável e 45%” confessa já ter visitado um dos 22 restaurantes da cadeia de fast food saudável distribuídos pelo País.

A abertura da loja dá-se uns dias depois de a empresa sediada na Maia anunciar a aquisição de uma participação maioritária de 51% da Go Well, empresa detentora da Go Natural que obteve em 2015 um volume de negócio de 6,4 milhões de euros. A operação está ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

Os restaurantes da marca, tipicamente localizados em centros comerciais, mantêm a mesma designação e continuam nas mãos da Go Well, que tem ainda a seu cargo a gestão das áreas de restauração dos novos supermercados da Sonae. A administradora da divisão de retalho alimentar considera que os dois negócios sob alçada da mesma marca são compatíveis, descartando a possibilidade de abrir supermercados Go Natural em shoppings, território onde o grupo está presente com os hipermercados Continente. O objetivo delineado para o formato de grandes dimensões passa por introduzir uma zona dedicada exclusivamente à alimentação saudável em todo o parque de lojas.

Por sua vez, a cadeia de restaurantes prossegue com uma dinâmica de expansão independente. Abre “em breve o primeiro estabelecimento de rua”, revelaram Joana e Diogo Martorell, fundadores da Go Natural, na apresentação do novo conceito.

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Loja online e produtos de marca própria

 

Com esta nova insígnia, a Sonae pretende democratizar a categoria de alimentação biológica e saudável em Portugal, trazendo para este tipo de produtos, que apresentam preços acima da média, “uma forte dinâmica promocional” através de folhetos e descontos em cartão. A loja deve estender-se “nos próximos meses” ao ecommerce. O canal online “está a ser preparado”, tendo como foco “oferecer informação técnica completa sobre alimentos e suas aplicações”. A insígnia terá uma loja virtual, à qual os utilizadores poderão aceder através do site do Continente.

Além disso, a administradora admitiu que a empresa está “a preparar novas gamas de fornecedores internacionais para acrescentar à sua marca própria durante o próximo ano”. O grupo detém neste momento a marca de produtos saudáveis Área Viva.

Apesar de não ser um conceito direcionado especificamente para os artigos produzidos biologicamente, “mais de 80% da oferta” dos supermercados Go Natural apresenta certificação biológica. “Nas áreas dos frescos, da venda a granel e em larga parte da mercearia os produtos são totalmente biológicos”. O público-alvo são sobretudo “os consumidores que querem entrar no mundo dos alimentos cultivados e processados de forma natural”, sendo que “as famílias com filhos pequenos são as primeiras a adotar esta tendência”, nota o grupo depois de analisar o mercado nacional e internacional.

Biológicos atingem vendas de €24 mil milhões na Europa

 

Inês valadas, administradora Sonae MC

Inês valadas, administradora Sonae MC

A Sonae MC viajou pelo mundo e verificou que nos últimos três anos o mercado de “alimentação nutritiva cresceu anualmente 11,2%” e as vendas de produtos biológicos sobem a um ritmo de “6% por ano”.

As vendas a retalho de produtos biológicos na União Europeia (UE) duplicaram em menos de dez anos, a partir dos 11,1 mil milhões de euros verificados em 2005 para 23, 9 mil milhões de euros registados em 2014. No mesmo ano, observou-se uma subida de 7,4% face ao período homólogo, segundo o estudo sobre a alimentação orgânica na Europa elaborado este ano pela IFOAM (Federação Internacional da Alimentação Biológica). A nível global, os bens biológicos atingiram vendas de 62,6 mil milhões de euros em 2014, refletindo uma subida de 8,7% em comparação com o ano anterior.

O consumo per capita deste tipo de alimentos entre os países da UE, contando ainda com os 28 membros, assenta nos 47,4 euros, sendo os consumidores dos países nórdicos os que mais compram produtos orgânicos. “Na Dinamarca há a ambição de que toda a produção de alimentos seja biológica”, destaca Inês Valadas.

A agricultura biológica representava há dois anos 5,7% no total da atividade agrícola desenvolvida nos Estados-membros da UE, o que significa que há ainda muito espaço para se poder expandir as culturas. Como explicou recentemente em entrevista ao HIPERSUPER o presidente da associação portuguesa de agricultura biológica Agrobio, Jaime Ferreira, este tipo de produção na Europa está a crescer entre “10% e 15% por ano e os volumes de faturação das maiores empresas produtoras e distribuidoras aumentam anualmente entre os 25 e os 30%”.

Venda de bens biológicos vale €21 milhões em Portugal

 

No mercado nacional, os dados mais recentes comprovam que as vendas de produtos biológicos ascenderam em 2011 aos 21 milhões de euros.

Nas lojas Continente, a venda de alimentos naturais e saudáveis “está a crescer a dois dígitos”. O que dá tranquilidade ao grupo na ambição de tornar a nova insígnia de retalho líder do mercado nacional, onde enfrenta como principal concorrente “a cadeia Celeiro”, que segue um conceito semelhante. A insígnia detém cerca de 30 lojas a nível nacional, das quais dez oferecem também espaço de restauração e 18 incluem refeições “Take away”. Além disso, disponibiliza loja online desde 2014 cartão de fidelização e aconselhamento técnico.

O grupo está também a “montar uma escola para dar formação específica” aos colaboradores que vão operar os supermercados Go Natural. A equipa de 18 colaboradores do primeiro espaço inclui desde psicólogos a nutricionistas, que estagiaram durante quatro meses entre as lojas do grupo, como as da insígnia Well’s, e junto dos agricultores.

No horizonte, a longo prazo, da divisão de retalho alimentar do grupo nacional está o desígnio de exportar o novo conceito de alimentação saudável. A empresa “já tem preferência dos mercados externos” para onde levar os novos supermercados especializados, explica, sem concretizar, a administradora da Sonae MC.

 

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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Exportação

AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Não Alimentar

Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Bebidas

Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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