PUB
Marketing

Como preparar a estratégia de Carnaval

Agora que os portugueses recuperaram o fôlego das festividades do final de ano, chega a primeira data festiva do calendário anual do grande consumo. O Carnaval não combina com seriedade e para as marcas é altura de arriscar com ações disruptivas. Afinal, “ninguém leva a mal”

Ana Catarina Monteiro
Marketing

Como preparar a estratégia de Carnaval

Agora que os portugueses recuperaram o fôlego das festividades do final de ano, chega a primeira data festiva do calendário anual do grande consumo. O Carnaval não combina com seriedade e para as marcas é altura de arriscar com ações disruptivas. Afinal, “ninguém leva a mal”

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
Bebidas
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Exportação
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Não Alimentar
Go Chill lança novo sabor de bebida
Bebidas
Carlsberg com nova campanha
Bebidas
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Bebidas
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Não Alimentar
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Alimentar
Terra Nostra
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
ESG
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Bebidas

Agora que os portugueses recuperaram o fôlego das festividades do final de ano, chega a primeira data festiva do calendário anual do grande consumo. O Carnaval não combina com seriedade e para as marcas é altura de arriscar com ações disruptivas. Afinal, “ninguém leva a mal”.

Depois da azáfama do Natal e do Ano Novo, chega o Carnaval, que este ano se assinala a 28 de fevereiro. É a primeira data festiva do calendário anual do grande consumo e uma oportunidade para os retalhistas e as marcas tirarem partido de uma maior propensão para o consumo e da boa disposição própria desta época festiva.

O Carnaval representa um aparato sazonal de acessórios, produtos e serviços, que se manifestam no retalho, físico e digital, através de um ruído de cores, sons e interações. Para as marcas é altura de abandonar um registo mais sério e ir ao encontro da ousadia do consumidor, que se encontra mais predisposto para a diversão. “O Carnaval é um ‘escape’ libertador. Assim foi concebido como tradição desde a idade média. Mais do que arriscar, as marcas podem ‘piscar o olho’ aos seus clientes de diversas formas, que em outras ocasiões se tornariam descontextualizadas”, explica em entrevista ao HIPERSUPER António Flores, CEO (Chief Executive Officer) da consultora Loop Unique Business. “As temáticas de Carnaval sugerem um universo de imagens, atitudes e geografias para um amplo leque de consumidores, permitindo construir universos que remetam para as ruas do Rio de Janeiro ou para as subtilezas de Veneza, para atitudes mais ou menos livres dos conceitos sociais que nos regem”.

Neste sentido, as marcas encontram nesta altura uma oportunidade para descontrair a sua mensagem. O leque de referências carnavalescas sobre as quais podem alavancar as suas ações de promoção é amplo. Além de conteúdos ligados ao carnaval brasileiro, ao veneziano ou a outros eventos tradicionais realizados um pouco por todo o mundo, as campanhas podem também estar ligadas, por exemplo, a comunidades de fãs de séries, filmes ou videojogos. O momento permite às marcas apresentar ao consumidor mensagens disruptivas, mas é necessário fazê-lo da forma mais correta, tendo em atenção o risco de saturar o consumidor com a utilização excessiva de alguns elementos iconográficos. Neste sentido, como as marcas devem construir uma ação que as faça sobressair no meio do frenesim que caracteriza o Carnaval?

Para Conceição Pinheiro, diretora comercial da Up Partner, “a coerência com os valores da marca e a relevância da mensagem” é o segredo para uma estratégia eficaz. “Conhecer muito bem o que move o consumidor é um passo fundamental para definir uma campanha que seja relevante e se torne eficaz”. Uma vez que esta é uma data comemorada por todos, desde crianças com poucos anos de idade até aos adultos mais de 80 anos, há que ter especial atenção à transversalidade do público, criando laços emocionais com os vários “targets” no ponto de venda. “Por exemplo, desenvolvemos uma campanha para o Continente que cumpriu estes objetivos. As crianças eram convidadas a mascararem-se e virem à loja para tirar uma fotografia com a Popota, gerando centenas de fotografias e uma ligação forte emocional com as crianças e com os pais ou avós”.

Estratégias para a loja física e rua

No Carnaval, ao contrário de outras ocasiões de consumo, há uma maior margem para a decisão da compra imediata. O que requer um reforço das estratégias para a loja física. “As ilhas e os topos especiais, conferem muitas vezes maior liberdade criativa e proporcionam o efeito surpresa que motiva à compra. Cada material tem que comunicar de forma ajustada e relevante para o target, ter ‘call to action’ e envolvê-lo para a compra”, dá conta a diretora comercial.

As grandes redes de retalho apostam regra geral nos meios tradicionais. “Mas o ‘belowtheline’ pode ser uma boa aposta. É suposto atingir o público-alvo com novidades e com o inesperado e deve-se usar o início do ano para apresentar os lançamentos e dar a oportunidade para o consumidor experimentar o que há de novo. Os materiais de ponto de venda têm uma grande importância neste sentido”, explica, por sua vez, Ana Paiva, diretora da Carmen, a agência criativa do grupo Young Network. Para conferir maior impacto a um produto ou serviço em loja, “materiais de marketing ‘out standings’, aliados a tecnologia como ecrãs interativos, vídeo-mappings e realidade aumentada”, são para a responsável algumas das combinações que as marcas têm à disposição para proporcionarem este ano uma experiência de compra diferenciadora.

Por sua vez, Pedro Guimarães, partner da empresa de gestão de campanhas promocionais e digitais PacSis considera que “passatempos, ativações e muita animação são essenciais para atrair pessoas para dentro das lojas, sejam elas físicas ou não. Tal como no Halloween, que qualquer dia ganha mais adeptos em Portugal do que o Carnaval, esta época é similar no tipo de estratégias que podem ser adotadas”.Além da loja física, as marcas têm ainda as festas de rua para se aproximarem do público durante esta época. “Existem algumas comunidades no País com fortes ligações ao Carnaval, como Loulé, Ovar, Torres Vedras ou Sines em que é possível fazer ativações de marca muito eficazes. Obviamente que ativações no local onde se realizam os eventos associados ao Carnaval terão mais dificuldade em sobressaírem, dado todo o ruído envolvido. No entanto, algo que seja trabalhado primeiro no digital e se concretize no offline pode ser uma boa solução”.

As redes sociais são os novos “ágoras”, onde se fazem as opções de compra com base em partilhas de opiniões. Os social media permitem ligar o consumidor à marca com simples ações como “convidar os consumidores a partilharem os seus disfarces, histórias, planos, entre outras ações. São formas de manter a marca na mente dos consumidores que possibilita ainda a recolha de uma miríade de conteúdos que podem ser partilhados nas redes sociais ou publicados num website ou blog”, aconselha Conceição Pinheiro.

 Como preparar a estratégia de Carnaval em 4 passos

1. Analisar dados da última campanha

“É fundamental que o Carnaval comece a ser preparado no dia seguinte ao Carnaval do ano anterior. A preparação começa com a análise dos dados do ano anterior, com o balanço dos resultados”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Armando Mateus, CXO (Chief Experience Officer) da TouchPointConsulting.

2. Avaliar o nível de risco

O nível de risco de uma estratégia deve ser calculado “em função do posicionamento da marca, do público-alvo, do nível de maturidade da marca e não em função da época do ano, atribuindo orçamentos que estejam de acordo com o peso o Carnaval tem nas vendas”, sublinha o responsável da TouchPoint.

3. Escolher os elementos iconográficos

“A utilização de cores ou materiais são uma das formas de as marcas se distinguirem no ponto de venda no meio de um ruído visual quase ensurdecedor, já que todos querem ser diferentes. Há que guardar alguns trunfos para o Carnaval, potenciando a capacidade de fazer algo ‘em grande’, quer em dimensão quer em diferenciação. Para fazer de forma discreta e em pequena escala, mais vale guardar para mais tarde”, aconselha. “Devemos escolher dentro do amplo mundo iconográfico do Carnaval o mais conveniente para o nosso objetivo e realizar sobre aquele uma correta gestão dos tempos antes (preparação), durante (desfrute) e depois (recordação)”, considera, por sua vez, António Flores, CEO da Loop Unique Business.

4. Antecipar ruturas de stock

Como antecipar a procura antes do Carnaval? “A resposta está num conjunto de decisões que tem por base dados: vendas dos anos anteriores, tendências noutras categorias correlacionadas, dados de meteorologia ou mesmo de áreas tão distantes como a moda. Ou será que vamos ficar à espera do fim de semana do Carnaval para que os repositores façam encomendas para os fornecedores entregarem os produtos em falta quando o evento terminar? Costuma-se dizer que ‘no Carnaval ninguém leva a mal’, mas será que isso é mesmo verdade? Será que um shopper regressa à nossa loja se não tivermos no linear a fantasia que destacámos no folheto?”, questiona Armando Mateus.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
Bebidas
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Exportação
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Não Alimentar
Go Chill lança novo sabor de bebida
Bebidas
Carlsberg com nova campanha
Bebidas
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Bebidas
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Não Alimentar
Terra Nostra
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Alimentar
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
ESG
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Bebidas
PUB
Bebidas

Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

Hipersuper

O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

Hipersuper

A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Processed with VSCO with al1 preset

Não Alimentar

Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

Hipersuper

Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

Hipersuper

Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

Hipersuper

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

Hipersuper

O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Não Alimentar

Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

Hipersuper

Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Terra Nostra

Terra Nostra

Alimentar

Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

Hipersuper

A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

Hipersuper

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

Hipersuper

Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.