António Valls, diretor da Alimentaria Exhibitions
Alimentaria Barcelona cresce em “Food Service”
A Alimentaria Barcelona realiza-se em 2018, pela primeira vez, em conjunto com o Salão Internacional de Equipamento para a Restauração, Hotelaria e Catering Hotelco, que traz uma maior especialização em “Food Service” ao certame
Ana Catarina Monteiro
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A Alimentaria Barcelona realiza-se em 2018, pela primeira vez, em conjunto com o Salão Internacional de Equipamento para a Restauração, Hotelaria e Catering Hotelco, que traz uma maior especialização em “Food Service” ao certame.
80 compradores estrangeiros “de alto nível” visitaram este ano a feira Alimentaria & Horexpo Lisboa para participar no programa Hosted Buyers, o qual promoveu reuniões de negócio com vista à abertura de novos mercados ou à criação de novas parcerias junto dos mais de 600 produtores, sobretudo portugueses, que expuseram na feira agroalimentar. “60% dos empresários que aceitaram o convite são novos. Entre os quais estão possíveis compradores provenientes do Qatar, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros”, destaca António Valls (na imagem), diretor da Alimentaria Exhibitions, empresa espanhola responsável pela criação da feira Alimentaria, em Barcelona, a qual já se expandiu também ao México, além de Portugal.
O responsável esteve presente no certame realizado no início de junho em Lisboa, antecipando algumas das novidades da edição de 2018 da Alimentaria em Barcelona. A cidade catalã recebe o salão agroalimentar entre os dias 16 e 19 de abril, que apresenta uma maior dimensão face à última edição, em 2016. Pela primeira vez, o certame espanhol decorrerá em conjunto com o Salão Internacional de Equipamento para a Restauração, Hotelaria e Catering Hotelco. O que trará à feira, que se realiza a cada dois anos intercalada com Alimentaria & Horexpo Lisboa, uma maior especialização em “Food Service”.
Desta forma, a exposição alargará aos “110 mil metros quadrados”, dos quais “cerca de 90 mil metros quadrados” são dedicados aos seis salões e dois espaços para eventos que dão forma à Alimentaria Barcelona. A feira divide-se nos espaços Intervin (vinhos e bebidas espirituosas), Intercam (carnes e derivados), Restaurama (Food Service e alimentação fora do lar), Interlact (laticínios e derivados), Expoconser (conservas e semiconservas) e Multiple Foods (que engloba as participações internacionais, a presença das comunidades autónomas espanholas, setores como o do azeite e os espaços de “Fine Foods”, “Healthy Foods”, “Mediterranean Foods” e “Snacks, Biscuits & Confectionary”).
Por sua vez, as áreas “The Alimentaria Hub” e “The Alimentaria Experience” esperam acolher em conjunto mais de 200 eventos. O primeiro espaço recebe, por exemplo, as exposições Innoval e Best Pack, e para o segundo estão agendados eventos gastronómicos e secções dedicadas, por exemplo, aos mercados municipais e negócios de “food truck”.
Dez empresas lusas convidadas para “Hosted Buyers”
À semelhança do que aconteceu em 2016, são esperados cerca de 4000 expositores, dos quais 1000 estrangeiros, de 78 países, e mais de 140 mil visitantes (a organização portuguesa esperava a visita de 25 mil profissionais). Além disso, a Alimentaria Barcelona aguarda a visita de “800 potenciais compradores” para participarem no programa Hosted Buyers. Entre os quais, estão dez representantes da distribuição e das empresas exportadoras portuguesas, que foram selecionados e convidados a participar nas reuniões de negócio. Em 2016, estes encontros fixaram-se nas 11 200 sessões.
“Não queremos ser uma feira internacional. O nosso foco principal, em cada feira que organizamos, é dar visibilidade ao produto nacional. Neste caso, o espanhol”, sustenta António Valls, que enumera as feiras europeias Anuga (Alemanha) e Sial (França) como principais concorrentes da feira catalã.
De Portugal estão confirmadas 50 empresas expositoras para próxima edição da Alimentaria Barcelona (em 2016 estiveram presentes 48), com uma área de exposição de cerca de 1000 metros quadrados. Os produtores contam com o apoio da Portugal Foods e da Câmara do Comércio e das Indústrias dos Açores, participando sobretudo “nas áreas de Multiple Foods e Restaurama”, salões ligados às tendências alimentares e ao “Food Service” e alimentação fora do lar, respetivamente.
Em termos de visitantes, o País só fica atrás de Itália e França. São esperados cerca de mil profissionais lusos em Espanha para visitar a feira.
Trocas comerciais agroalimentares entre Portugal e Espanha
Espanha é um dos principais parceiros comerciais de Portugal. As exportações agroalimentares nacionais seguem em maior volume para o país vizinho do que para qualquer outro parceiro europeu ou extracomunitário. Por outro lado, o país vizinho é o maior fornecedor estrangeiro de “carne de porco, vinho e azeite” para o mercado português. As exportações agroalimentares espanholas rondam os 25 mil milhões de euros, segundo dados relativos a 2014 do Ministério da Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, do Governo espanhol, citados por António Valls, diretor da Alimentaria Exhibitions, durante a sua passagem pela Alimentaria Lisboa. Do total, “60% diz respeito às vendas na União Europeia”, das quais, por sua vez, “14,8% segue para Portugal”.