Retalhista online Ocado apresenta novo robot para automatizar processo de “picking”
A divisão de tecnologia do supermercado online Ocado revelou um novo sistema robótico, capaz de efetuar o “picking” de um “alargado conjunto de produto” dos mais de 50 mil à venda na mercearia digital
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A divisão de tecnologia do supermercado online Ocado revelou um novo sistema robótico, capaz de efetuar o “picking” de um “alargado conjunto de produtos” dos mais de 50 mil à venda na mercearia digital.
O novo sistema robótico da retalhista britânica utiliza um “copo” pendurado por um braço equipado com um tubo de ligação a um compressor de ar, levantando os produtos através de um processo de sucção.
Desenvolvido para ser facilmente integrado nas estações de “picking” dos centros automatizados para preparar e enviar as encomendas dos consumidores da Ocado, o novo sistema é capaz de levantar os itens independentemente da forma, estando no entanto limitado a um peso máximo, para cada unidade. Também funciona apenas com os bens que permitam, com o processo de sucção, criar uma vedação hermética entre o “copo” e a superfície do artigo.
As estações de “picking” compõem-se também por uma linha de montagem através da qual chegam as caixas nas quais os produtos estão armazenados e a tarefa do robot é retirar e separar para uma outra caixa a quantidade de unidades necessárias para dar resposta aos pedidos dos clientes.
O robot consegue reconhecer o produto pretendido entre os diferentes bens armazenados em conjunto através de uma solução de “visão computacional”, patenteada pela empresa, que formula um modelo 3D do objeto a ser recolhido. Está também equipado com sensores para prevenir que os produtos se danifiquem durante o processo.
A Ocado envia uma média de 260 mil encomendas por semana e está envolvida nos projetos de robótica para armazéns SoMa e SecondHands, financiados pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.