PUB
PUB

Jorge Monteiro, presidente ViniPortugal

FMCG

Wines of Portugal: “Esperamos superar este ano barreira dos €800 milhões em exportações de vinho”

O plano da marca Wines of Portugal, operada pela ViniPortugal, supõe o investimento de 13 milhões de euros na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro durante 2018. Entre as novidades estão as primeiras provas nacionais a serem realizadas na Rússia

Ana Catarina Monteiro

Jorge Monteiro, presidente ViniPortugal

FMCG

Wines of Portugal: “Esperamos superar este ano barreira dos €800 milhões em exportações de vinho”

O plano da marca Wines of Portugal, operada pela ViniPortugal, supõe o investimento de 13 milhões de euros na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro durante 2018. Entre as novidades estão as primeiras provas nacionais a serem realizadas na Rússia

Sobre o autor
Ana Catarina Monteiro
Artigos relacionados
Portugal com representação histórica na Fruit Attraction 2024
Exportação
CHEP Europa lança contentor FalConic feito com 80% de materiais reciclados
Logística
Sonae inaugura novo escritório pet friendly no Sonae Campus
Retalho
Preço do cabaz alimentar mais barato na primeira semana de outubro
Retalho
Charcutaria: Marcas adaptam-se às novas exigências do consumidor
Alimentar
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
ESG
Mercadona abriu em Évora
Retalho
Mercadona
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
ESG
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
Alimentar
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
Exportação

O plano da marca Wines of Portugal, operada pela ViniPortugal, supõe o investimento de 13 milhões de euros na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro durante 2018. Entre as novidades estão as primeiras provas nacionais a serem realizadas na Rússia

“Esperamos conseguir fechar 2017 ultrapassando a barreira dos 800 milhões de euros em exportações”, disse Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, por ocasião do Fórum Anual dos Vinhos Portugueses que decorreu na última semana na Curia (Anadia).

Apresentado durante o Fórum, o plano de promoção dos vinhos portugueses para o próximo ano inclui desde eventos para profissionais (como visitas a Portugal de comitivas de importadores dos Estados Unidos, Rússia e Canadá) a provas de vinho adaptadas a cada mercado, passando pela realização de feiras e ações de formação e educação para o setor da hotelaria e restauração, entre outras iniciativas.

Cerca de metade do valor total (6,5 milhões) é desembolsado pela ViniPortugal e o restante montante cabe aos produtores das marcas promovidas sob a chancela “Wines of Portugal”.

São 14 os mercados assinalados como “prioritários” para as atividades de divulgação para aumento das exportações, sendo que 24% do valor total será aplicado nos Estados Unidos. “O reforço da aposta promocional nos Estados Unidos visa consolidar a nossa presença no mercado líder para os vinhos portugueses e a montra de referência internacional do setor”, justifica o presidente da ViniPortugal. Canadá, China (com um foco particular em Macau), Rússia, Suíça e Polónia estão também na lista dos países com prioridade.

Ao todo a ViniPortugal vai dinamizar 21 provas de vinhos, havendo um alargamento a novas cidades da Polónia e da Suíça, assim como a Macau, comparativamente ao plano desenvolvido em 2017. A Rússia, pela primeira vez, entra no plano de provas.

Segundo Jorge Monteiro, Portugal ocupa o “9º lugar no ranking mundial” dos países que apresentam os vinhos mais vendidos a nível internacional, “atrás da Nova Zelândia e à frente de países como África do Sul e Argentina”, destaca. “O sucesso do nosso posicionamento passa por apostar mais em vinhos certificados, no enoturismo como local de promoção das marcas e do próprio território e, acima de tudo, pela adopção de uma atitude mais profissional”.

Exportações em números

Segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as vendas de vinhos nacionais para os Estados Unidos registam um crescimento composto anual de 9,2% em volume das importações de vinho português no período entre 2011 e 2016.

Além daquele país, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Bélgica, Holanda, Angola e Suíça estão entre os dez principais mercados de exportação de vinhos portugueses. Excluindo os Estados Unidos, estes mercados representam 63,5% do volume de exportações e 73% em valor.

As vendas para Angola e Brasil recuperaram em 2017, com crescimentos de 102,2% do volume e de 99,4% do valor das vendas para o mercado angolano e de 55,2% em volume e 60,2% em valor para o brasileiro, face a 2016.

A ViniPortugal destaca ainda que “tanto o Canadá como a China apresentam perspetivas de crescimento animadoras para os vinhos portugueses em volume, valor, preço médio e consumo per capita”. O Canadá “tem vindo a consolidar-se como um destino em afirmação para os vinhos portugueses”, tendo atingindo no ano transato um crescimento anual de 6,6% em volume e de 10,7% em valor.

Os resultados para este ano não estão ainda fechados, mas “a consolidação dos Estados Unidos como principal mercado de destino dos vinhos portugueses, o crescimento sustentado no Canadá e a recuperação do desempenho de Angola e Brasil, com o regresso em força dos vinhos nacionais, dão-nos motivos para fazermos um balanço positivo deste ano”, antecipa Jorge Monteiro.

No que se refere à evolução das exportações por categoria, destaca-se o desempenho do vinho licoroso Madeira, com um crescimento de 39,3%, em volume de vendas, face a 2016. No que diz respeito a valor, destaca-se a categoria dos espumantes, com um crescimento de 30,7%, acompanhado por um significativo aumento do preço médio. As categorias de vinhos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) representam em conjunto cerca de 40% do vinho nacional exportado e cerca de 42% em valor.

Consumo cá dentro

Durante o Fórum Anual dos Vinhos de Portugal foi apresentada também uma caracterização do comportamento de consumo de vinho em Portugal. Segundo os dados que o IVV recolheu até setembro, no que concerne a vinhos tranquilos, a preferência do consumidor nacional recai sobre o vinho tinto, quer em volume (cerca de um milhão de hectolitros vendidos nos primeiros nove meses do ano), quer em valor (vendas na ordem dos 305 milhões de euros).

O preço médio da venda do vinho em garrafa situa-se, até setembro de 2017, em cerca de quatro euros por litro no mercado interno.

No que diz respeito a regiões vitivinícolas, e focando em vinhos certificados, os vinhos do Alentejo ocuparam a liderança de vendas ao longo dos três trimestres de 2017 em termos de volume (cerca de 301 mil hectolitros) e de valor (cerca de 133 milhões de euros). A região dos Vinhos Verdes ocupa a segunda posição, com cerca de 142 mil hectolitros vendidos e cerca de 59 milhões de euros em valor.

O Fórum Vinhos de Portugal é promovido anualmente pela ViniPortugal para debate sobre a realidade do sector vitivinícola nacional, com o contributo de entidades reguladoras e de promoção, produtores e convidados de áreas relevantes.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

Ana Catarina Monteiro

Artigos relacionados
Portugal com representação histórica na Fruit Attraction 2024
Exportação
CHEP Europa lança contentor FalConic feito com 80% de materiais reciclados
Logística
Sonae inaugura novo escritório pet friendly no Sonae Campus
Retalho
Preço do cabaz alimentar mais barato na primeira semana de outubro
Retalho
Charcutaria: Marcas adaptam-se às novas exigências do consumidor
Alimentar
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
ESG
Mercadona
Mercadona abriu em Évora
Retalho
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
ESG
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
Alimentar
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
Exportação
PUB
FMCG

Salutem celebra 70 anos com nova identidade

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo da Salutem é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado.

Hipersuper

A Salutem celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, “que reflete o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”, apresenta a marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos.

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado, “que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada”.

Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico em algumas das gamas.

“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.

Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções alimentares, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portefólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

Hipersuper
tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Douro Wine City celebra o melhor da região vinícola demarcada mais antiga do mundo

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

Hipersuper

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

O programa, que se iniciou esta sexta-feira, convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas ‘Conversas sobre o Vinho’, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chef André Carmo, restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho por Maria do Céu, doceira da região e no dia 10 de junho, com a apresentação do chef Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

No sábado, 8 de junho, a primeira ‘Conversa sobre o Vinho’ mostrará como ‘Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro’, às 17h30, e na segunda conversa, às 19h, Manuel Moreira mostrará como ‘O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo’.

No domingo, dia 9 de junho, o convite será ‘Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí’, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ‘Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir!’, às 19h.

No Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de junho, a conversa gira em torno de ‘A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos’, às 17h30, e a segunda, às 19h, afirma que ‘Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!’.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h e as 24h, já os expositores funcionarão entre as 16h e as 20h. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, com inscrição no local.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce. Rico em fibra […]

Hipersuper

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce.

Rico em fibra e, por isso, uma ótima opção para uma alimentação equilibrada, este novo pão é fabricado com ingredientes de alta qualidade, a partir de uma combinação de farinhas de milho, trigo e centeio. Tem um toque especial graças à adição de grãos germinados, que facilitam a digestão e são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, apresenta a Panificadora Costa & Ferreira que amplia o seu portfólio de produtos, após o incêndio sofrido no início de abril que destruiu parte da fábrica, situada no Alto da Serra, em Rio Maior.

Em formato retangular e à semelhança dos outros produtos da produtora portuguesa, também esta novidade é produzida com matérias-primas nacionais e sem adição de corantes e conservantes, sendo 100% natural e clean label.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Nobre

Nobre

FMCG

Nobre lança Fatias Vegetarianas com sabor a Frango

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm […]

Hipersuper

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm reforçar a oferta de produtos para os consumidores que procuram ter uma alimentação diversificada.

Os portugueses têm assim uma nova alternativa deliciosa de origem vegetal com alto teor de proteína e de fibra. Uma opção que pode ser integrada em diferentes momentos e refeições, com todo o sabor a frango, mas com 0% de carne, sublinha a marca.

“Sabemos que há uma procura crescente pelos produtos com proteína de base vegetal, confirmando a preocupação dos portugueses com uma alimentação mais diversa e equilibrada. É por isso que, enquanto marca que procura estar nas mesas de todos os portugueses, vamos continuar a investir na inovação de forma a apresentar soluções que respondam às necessidades de todos. Continuamos empenhados em reforçar as nossas ofertas vegetarianas, mantendo a qualidade que nos distingue e o sabor que cativa os consumidores, desde sempre”, sublinha Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, em comunicado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Knorr com nova campanha

Cândido Costa é o protagonista da nova campanha da marca Knorr. O ex-internacional português estreia-se como cantor e cozinheiro com a ajuda do “caldinho”. “Knorr revê-se na atitude e letra […]

Hipersuper
FMCG

Lulas Limpas Pescanova 450g numa embalagem “prática para as famílias”

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”. As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras […]

Hipersuper

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”.

As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras possibilidades culinárias, desde entradas a pratos principais.

As lulas limpas da Pescanova vêm limpas e prontas a cozinhar, embaladas a vácuo e ultracongeladas rapidamente. “Ricas em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B”, as lulas limpas são apresentadas ainda como um produto “baixo em gordura, tornando-se uma excelente opção para quem procura manter uma dieta equilibrada e nutritiva”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

ECO lança nova garrafa reutilizável de 0.65L

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L. A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim […]

Hipersuper
tagseco

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L.

A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim o seu unbottling. De uma forma divertida e descontraída, apresenta todos os formatos – do garrafão de 6L, às garrafas de 3L e de 1.5L – até chegar à nova garrafa de 0.65L, “mais pequena e prática para levar para todo o lado e, porque é reutilizável e enchida nas Fontes ECO, mais leve para o Planeta”.

A nova garrafa reutilizável ECO veio reforçar o portefólio da marca, no seguimento de vários pedidos de clientes por um formato mais pequeno e fácil de transportar, acrescenta a marca.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Plataforma da Central de Cervejas utiliza IA para atender clientes 24 horas por dia

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar para todos os seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial,

Hipersuper

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar aos seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial, que possibilita aos clientes do canal horeca, o acesso a diversos serviços e funcionalidades 24h/7dias.

Desenvolvido pelo grupo Heineken, do qual a Central de Cervejas faz parte, o eazle “tem foco na digitalização na interação com os clientes e recorre à inteligência artificial para facilitar o seu quotidiano, melhorando a eficiência operacional”, explica a SCC. O eazle é já uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e tem como objetivo elevar a experiência de compra dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Iniciado em 2023, o projeto da plataforma já alcançou “mais de 12.000 clientes do horeca em Portugal, com as vendas online a representarem mais de metade da faturação total da Novadis”, informa a SCC, acrescentando que a meta para 2024 é aumentar o número de clientes com acesso a este novo canal.

Obter informação sobre o negócio, de forma imediata e autónoma, ter acesso ao portfólio atualizado de marcas e produtos, colocar e acompanhar encomendas, consultar preços, promoções e a conta corrente são algumas das funcionalidades que a nova plataforma oferece, 24h por dia, sete dias por semana, no portal ou através da app.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
FMCG

Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul […]

Hipersuper

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul de Nivea Creme, tornando-a numa embalagem mais sustentável. Composta por 80% de alumínio reciclado, a nova embalagem representa um marco na jornada sustentável NIVEA.

A marca da Beiersdorf  também reconhece a importância de proteger os oceanos. Todos os protetores solares têm uma fórmula que respeita os oceanos, livre de Filtros UV Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene.

Desde 2020, a Beiersdorf comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, já tendo alcançado uma redução de 17% até o final de 2022. Essa redução foi obtida através de colaborações com fornecedores e melhorias em fórmulas e embalagens de produtos.

Care Beyond Skin Day reforça compromisso

Em 2023, a Beiersdorf reforçou o compromisso a sustentabilidade a partir da inauguração do Care Beyond Skin Day. Este projeto representa um dia de voluntariado global, com a finalidade de promover o compromisso de agenda de sustentabilidade da empresa a nível social e ambiental.

Ao longo do dia, mais de 20 mil colaboradores, situados em qualquer parte do mundo, participaram em atividades voluntárias, em parceria com organizações não governamentais locais.
Em Portugal, a Beiersdorf promoveu uma ação de voluntariado de limpeza de praias na Lagoa de Óbidos, com o apoio da Ocean Patrol, uma iniciativa que envolveu um total de 65 colaboradores e a recolha de 104 kg de lixo.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) com a classificação “Triplo-A”, devido ao esforço e apoio na proteção do clima, água e florestas, sendo uma das 13 empresas no mundo a receber essa distinção em 2023.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.