Zara quer encaixar €400 milhões com venda de 16 lojas em Espanha e Portugal
A espanhola Inditex está à procura de um comprador para 16 lojas Zara na Península Ibérica, duas das quais situadas em Portugal
Ana Catarina Monteiro
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A espanhola Inditex está à procura de um comprador para 16 lojas Zara na Península Ibérica, duas das quais situadas em Portugal.
A notícia avançada pela agência Bloomberg indica que a retalhista de moda pretende encaixar 400 milhões de euros com a operação, oferecendo um acordo de venda e posterior arrendamento (sale and leaseback) válido por 20 anos, mas o comprador tem o direito de desocupar os espaços após cinco anos, explica a agência de notícias citando fonte próxima ao acordo.
Das 16 localizações designadas para venda apenas se sabe que está incluída a loja Zara Woman alocada na Calle Preciados, a rua de Madrid que apresenta “as rendas mais caras para comerciantes”. As restantes não são divulgadas.
O grupo que além desta detém insígnias como Bershka, Massimo Dutti, Pull&Bear, Stradivarius ou Oysho confirmou a potencial venda das lojas Zara mas não o montante da oferta, sublinha a mesma fonte. A empresa diz que se trata de uma medida para “homogeneizar” as operações, uma vez que “quase todas” as lojas são arrendadas.
A possibilidade de fechar as lojas após cinco anos sugere uma confiança no crescimento do comércio online em Espanha nos próximos anos por parte da empresa de Amancio Ortega – o quarto homem mais rico do mundo segundo o ranking da Bloomberg. As vendas da retalhista no primeiro semestre cresceram à boleia do canal online, destaca a agência.
Dados da Aberdeen Standard Investments indicam que o comércio online representou 3% do total das vendas a retalho no País vizinho em 2016 (abaixo da média de 8% em toda a Europa), prevendo-se que as compras online cresçam no mercado espanhol 18% por ano até 2021 (acima do crescimento anual de 12% estimado para o velho continente).
De acordo com os resultados hoje publicados, as vendas do grupo alcançaram um total de 17,96 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano fiscal (de 1 de fevereiro a 31 de outubro), o que representa um aumento de 10% face ao mesmo período do ano anterior. Em outubro, a Zara lançou a sua loja online na Índia. Entre 1 de novembro e 11 de dezembro deste ano, as vendas online e em loja do grupo aumentaram 13%, lê-se no relatório.
No final de outubro, a empresa contava com 7504 lojas em 94 mercados, entre todas as cadeias de moda detidas.