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Vinhos em 2017: Restauração está pela primeira vez mais dinâmica que retalho

As vendas de vinho no canal Horeca representavam, em 2001, 33% do total do mercado nacional. Fatia que tem vindo a reduzir, ano após ano, para hoje se fixar nos 18%. Em 2017, um consumidor mais confiante e a redução do preço médio das garrafas na restauração levaram à inversão da dinâmica. No que diz respeito ao retalho, as feiras de vinhos levadas a cabo pelas cadeias estão a ganhar um maior peso nas vendas anuais

Ana Catarina Monteiro
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Vinhos em 2017: Restauração está pela primeira vez mais dinâmica que retalho

As vendas de vinho no canal Horeca representavam, em 2001, 33% do total do mercado nacional. Fatia que tem vindo a reduzir, ano após ano, para hoje se fixar nos 18%. Em 2017, um consumidor mais confiante e a redução do preço médio das garrafas na restauração levaram à inversão da dinâmica. No que diz respeito ao retalho, as feiras de vinhos levadas a cabo pelas cadeias estão a ganhar um maior peso nas vendas anuais

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Ana Catarina Monteiro
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As vendas de vinho no canal Horeca representavam, em 2001, 33% do total do mercado nacional. Fatia que tem vindo a reduzir, ano após ano, para hoje se fixar nos 18%. Em 2017, um consumidor mais confiante e a redução do preço médio das garrafas na restauração levaram à inversão da dinâmica. No que diz respeito ao retalho, as feiras de vinhos levadas a cabo pelas cadeias estão a ganhar um  maior peso nas vendas anuais*

O consumo de vinhos em Portugal está a crescer no canal On Trade (canal Horeca) a um ritmo superior ao do canal alimentar (Off Trade). O volume de vendas associado às lojas subiu 4% para os 168 milhões de litros, enquanto o consumo fora de casa regista um aumento de 8% para os 60 milhões de litros, vendidos no ano móvel findo a 5 de novembro de 2017, face ao período homólogo anterior.

“Pela primeira vez desde que temos registo [2001] as vendas na restauração estão a crescer acima das da distribuição”, explica Manuel Carvalho Martins, New Business Development Manager da Nielsen, numa apresentação, aos jornalistas, dos resultados do setor vinícola nacional em 2017.

Não obstante 52,2% das vendas de vinho no País se realizarem ainda em supermercados, os restaurantes são o canal mais dinâmico, apresentando, isoladamente, um crescimento de 12% das vendas de vinho em garrafa. O que estica a quota de mercado da restauração para os 5,7% do total de vendas.

Desta forma, o canal Horeca (Hotéis, restaurantes e cafés), que em 2001 representava 33% das vendas de vinho em Portugal e hoje absorve 18%, dá sinais de um regresso aos bons resultados, impulsionados pela melhor conjuntura económica do País e maior confiança dos portugueses.

Os “consumidores perdem cada vez menos tempo nas compras e procuram mais conveniência”, ao que os restaurantes lusos respondem com a nova oferta de “vinho a copo”, a qual está “a alavancar o crescimento das vendas nestes espaços”, nota o responsável. Destaca-se o crescimento de 25% do volume de vendas do vinho em barril (horeca), nos 12 meses até novembro, atingindo uma quota de 8%.

Preço médio cai na restauração

O maior crescimento das vendas “On Trade” face às da distribuição está também associado a um decréscimo do preço médio dos vinhos. O custo das garrafas de vinho, formato que representa a maior fatia das vendas totais no País (com uma quota de mercado de 42,5%), fixou-se no ano transato nos 8,51 euros (8,68 em 2016), enquanto na distribuição subiu para os 3,33 euros por unidade vendida (3,22 em 2016).

O segundo formato de embalagem mais vendido – “Bag in Box” -, com uma quota de 39,6% no total do mercado, apresenta por sua vez uma queda do preço médio para os 4,13 euros (4,22 em 2017) no universo Horeca. Na distribuição, canal onde este formato representa “um terço das vendas”, o valor subiu para 1,20 euro (1,19 em 2019).

Ambos os segmentos (garrafa e Bag in Box) cresceram no período em análise a uma taxa de 5% face ao período homólogo, no total do mercado. O garrafão, por sua vez, “está a cair”, ostentando a atual quota de 3,5%.

Por regiões, os vinhos do Tejo (+ 48%), Douro (+24%) e Minho (+10%) lideram o aumento de vendas em garrafa na restauração. No retalho, por outro lado, são os vinhos de Lisboa (+26%), Península de Setúbal (+18%) e também o Douro (+15%) que lideram o crescimento. Ainda assim, o Alentejo continua a ser a região mais vendida, em ambos os canais, detendo uma quota de 30,3% na restauração (+6%) e de 35,7% (-5% face ao período homólogo) no canal alimentar, como ditam os resultados alcançados até novembro.

Manuel Carvalho Martins, New Business Development Manager da Nielsen

Manuel Carvalho Martins, New Business Development Manager da Nielsen

Feiras de vinhos no retalho ganham importância

A Nielsen nota que em 2017 as feiras de vinhos realizadas pela distribuição (nomeadamente Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché e El Corte Inglés) ganharam importância no total de vendas do retalho alimentar, sobretudo no que diz respeito às vendas de produtos de denominação de origem protegida. No período em que realizam estes eventos (aquelas insígnias têm realizado as feiras de vinhos entre os meses de setembro e novembro), as vendas aumentaram 8%, em volume, e 14%, em valor, face a 2016. Estes eventos representam 17% do total das vendas de vinho no retalho até novembro.

As regiões que apresentaram maior dinamismo em volume no período das feiras são o Dão (+25%) e o Douro (+22%). Apesar de apresentar um ligeiro decréscimo (-1%) em quantidade, o Alentejo cresce 8% em faturação.

“As feiras de vinhos de 2017 confirmam a boa performance do mercado, com vendas bastante superiores e crescimentos ainda maiores em faturação, comparativamente com 2016. Também o verão deste ano foi muito positivo para os vinhos, assim como para todo o setor de bebidas, com vendas acima de 2016”, frisa Manuel Carvalho Martins.

Meta dos €1000 milhões em exportação à vista

Enquanto as promoções de bens de grande consumo “estabilizaram” fixando-se em 45% do volume de negócio no ano móvel terminado em novembro, o setor dos vinhos aumentou as vendas com promoção para os 54%. No entanto, “mesmo com promoções, os vinhos estão a crescer em preço médio, devido a inovações como edições ‘premium’ ou formatos mais pequenos”, dá conta o responsável.

No que diz respeito às marcas da distribuição, apesar de aumentarem a quota no total de bens de grande consumo para os 32,9% até novembro de 2017 (32,4% em 2016), no mercado de vinhos estas mantêm a perda de vendas, tendo caído 0,1 ponto percentual em quota de mercado para uma fatia de 5% do valor e 7% da quantidade de vendas.

No seu conjunto (Horeca + retalho), as vendas de vinho no País registam um aumento de 5% para os 228 milhões de litros vendidos no ano móvel encerrado a 5 de novembro passado. O consumo interno absorve 62% da produção vinícola nacional, considerando que apenas 1% do vinho vendido no País é importado. A comercialização além-fronteiras “deve atingir brevemente” os mil milhões de euros, estima o especialista da Nielsen.

*Texto originalmente publicado na edição impressa de janeiro do jornal HIPERSUPER

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Salutem celebra 70 anos com nova identidade

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo da Salutem é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado.

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A Salutem celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, “que reflete o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”, apresenta a marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos.

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado, “que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada”.

Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico em algumas das gamas.

“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.

Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções alimentares, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portefólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.

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Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

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tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

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Douro Wine City celebra o melhor da região vinícola demarcada mais antiga do mundo

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

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O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

O programa, que se iniciou esta sexta-feira, convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas ‘Conversas sobre o Vinho’, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chef André Carmo, restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho por Maria do Céu, doceira da região e no dia 10 de junho, com a apresentação do chef Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

No sábado, 8 de junho, a primeira ‘Conversa sobre o Vinho’ mostrará como ‘Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro’, às 17h30, e na segunda conversa, às 19h, Manuel Moreira mostrará como ‘O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo’.

No domingo, dia 9 de junho, o convite será ‘Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí’, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ‘Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir!’, às 19h.

No Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de junho, a conversa gira em torno de ‘A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos’, às 17h30, e a segunda, às 19h, afirma que ‘Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!’.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h e as 24h, já os expositores funcionarão entre as 16h e as 20h. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, com inscrição no local.

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Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce. Rico em fibra […]

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A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce.

Rico em fibra e, por isso, uma ótima opção para uma alimentação equilibrada, este novo pão é fabricado com ingredientes de alta qualidade, a partir de uma combinação de farinhas de milho, trigo e centeio. Tem um toque especial graças à adição de grãos germinados, que facilitam a digestão e são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, apresenta a Panificadora Costa & Ferreira que amplia o seu portfólio de produtos, após o incêndio sofrido no início de abril que destruiu parte da fábrica, situada no Alto da Serra, em Rio Maior.

Em formato retangular e à semelhança dos outros produtos da produtora portuguesa, também esta novidade é produzida com matérias-primas nacionais e sem adição de corantes e conservantes, sendo 100% natural e clean label.

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Nobre lança Fatias Vegetarianas com sabor a Frango

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm […]

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A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm reforçar a oferta de produtos para os consumidores que procuram ter uma alimentação diversificada.

Os portugueses têm assim uma nova alternativa deliciosa de origem vegetal com alto teor de proteína e de fibra. Uma opção que pode ser integrada em diferentes momentos e refeições, com todo o sabor a frango, mas com 0% de carne, sublinha a marca.

“Sabemos que há uma procura crescente pelos produtos com proteína de base vegetal, confirmando a preocupação dos portugueses com uma alimentação mais diversa e equilibrada. É por isso que, enquanto marca que procura estar nas mesas de todos os portugueses, vamos continuar a investir na inovação de forma a apresentar soluções que respondam às necessidades de todos. Continuamos empenhados em reforçar as nossas ofertas vegetarianas, mantendo a qualidade que nos distingue e o sabor que cativa os consumidores, desde sempre”, sublinha Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, em comunicado.

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Knorr com nova campanha

Cândido Costa é o protagonista da nova campanha da marca Knorr. O ex-internacional português estreia-se como cantor e cozinheiro com a ajuda do “caldinho”. “Knorr revê-se na atitude e letra […]

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Lulas Limpas Pescanova 450g numa embalagem “prática para as famílias”

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”. As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras […]

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A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”.

As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras possibilidades culinárias, desde entradas a pratos principais.

As lulas limpas da Pescanova vêm limpas e prontas a cozinhar, embaladas a vácuo e ultracongeladas rapidamente. “Ricas em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B”, as lulas limpas são apresentadas ainda como um produto “baixo em gordura, tornando-se uma excelente opção para quem procura manter uma dieta equilibrada e nutritiva”.

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ECO lança nova garrafa reutilizável de 0.65L

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L. A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim […]

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A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L.

A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim o seu unbottling. De uma forma divertida e descontraída, apresenta todos os formatos – do garrafão de 6L, às garrafas de 3L e de 1.5L – até chegar à nova garrafa de 0.65L, “mais pequena e prática para levar para todo o lado e, porque é reutilizável e enchida nas Fontes ECO, mais leve para o Planeta”.

A nova garrafa reutilizável ECO veio reforçar o portefólio da marca, no seguimento de vários pedidos de clientes por um formato mais pequeno e fácil de transportar, acrescenta a marca.

 

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Plataforma da Central de Cervejas utiliza IA para atender clientes 24 horas por dia

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar para todos os seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial,

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A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar aos seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial, que possibilita aos clientes do canal horeca, o acesso a diversos serviços e funcionalidades 24h/7dias.

Desenvolvido pelo grupo Heineken, do qual a Central de Cervejas faz parte, o eazle “tem foco na digitalização na interação com os clientes e recorre à inteligência artificial para facilitar o seu quotidiano, melhorando a eficiência operacional”, explica a SCC. O eazle é já uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e tem como objetivo elevar a experiência de compra dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Iniciado em 2023, o projeto da plataforma já alcançou “mais de 12.000 clientes do horeca em Portugal, com as vendas online a representarem mais de metade da faturação total da Novadis”, informa a SCC, acrescentando que a meta para 2024 é aumentar o número de clientes com acesso a este novo canal.

Obter informação sobre o negócio, de forma imediata e autónoma, ter acesso ao portfólio atualizado de marcas e produtos, colocar e acompanhar encomendas, consultar preços, promoções e a conta corrente são algumas das funcionalidades que a nova plataforma oferece, 24h por dia, sete dias por semana, no portal ou através da app.

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FMCG

Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul […]

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No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul de Nivea Creme, tornando-a numa embalagem mais sustentável. Composta por 80% de alumínio reciclado, a nova embalagem representa um marco na jornada sustentável NIVEA.

A marca da Beiersdorf  também reconhece a importância de proteger os oceanos. Todos os protetores solares têm uma fórmula que respeita os oceanos, livre de Filtros UV Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene.

Desde 2020, a Beiersdorf comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, já tendo alcançado uma redução de 17% até o final de 2022. Essa redução foi obtida através de colaborações com fornecedores e melhorias em fórmulas e embalagens de produtos.

Care Beyond Skin Day reforça compromisso

Em 2023, a Beiersdorf reforçou o compromisso a sustentabilidade a partir da inauguração do Care Beyond Skin Day. Este projeto representa um dia de voluntariado global, com a finalidade de promover o compromisso de agenda de sustentabilidade da empresa a nível social e ambiental.

Ao longo do dia, mais de 20 mil colaboradores, situados em qualquer parte do mundo, participaram em atividades voluntárias, em parceria com organizações não governamentais locais.
Em Portugal, a Beiersdorf promoveu uma ação de voluntariado de limpeza de praias na Lagoa de Óbidos, com o apoio da Ocean Patrol, uma iniciativa que envolveu um total de 65 colaboradores e a recolha de 104 kg de lixo.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) com a classificação “Triplo-A”, devido ao esforço e apoio na proteção do clima, água e florestas, sendo uma das 13 empresas no mundo a receber essa distinção em 2023.

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