“Radar dos mercados internacionais” da PortugalFoods já disponível
Já está disponível em radar.portugalfoods.org a nova plataforma que pretende apoiar as tomadas de decisão das empresas exportadoras do setor agroalimentar português
Ana Catarina Monteiro
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Já está disponível em radar.portugalfoods.org a nova plataforma que pretende apoiar as tomadas de decisão das empresas exportadoras do setor agroalimentar português. O “Radar dos mercados internacionais”, da PortugalFoods, foi lançado esta manhã, no Porto, e pretende ser uma fonte em constante atualização onde qualquer empresa e pessoa pode encontrar, de forma gratuita, todas as informações necessárias para a internacionalização.
Os dados presentes na plataforma são tratados pela PortugalFoods, a partir de fornecedoras como Mintel ou Global Data, e dividem-se em 14 categorias de produto e 55 países.
“Identificamos os países com maior potencial para as várias categorias do setor agroalimentar português. Mas o mercado é dinâmico e podem mudar”, explica ao Hipersuper Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods.
“O objetivo desta ferramenta é ajudar as empresas que têm mais dificuldade em encontrar conhecimento, porque têm por exemplo menos recursos, para encontrar este tipo de informação dedicada à área internacional. Assim, todas as empresas podem ter aqui uma orientação para delinear as suas estratégias quanto à abordagem internacional”.
Os utilizadores da nova plataforma podem segmentar a pesquisa por países, categorias de produto ou por conjugação de diversos aspetos, no sentido de otimizar o resultado. Encontram também vários links para outras plataformas com informação útil, cumprindo um outro desígnio desta plataforma que passa por validar a informação disponível online gratuitamente.
“Para que mercado vou? Quais as oportunidades? Será que cumpro os requisitos necessários para entrar em um determinado país? Quais as melhores infraestruturas disponíveis para distribuir o meu produto naquele país? Como se observa o consumo de um determinado produto num certo país” são algumas das perguntas das empresas às quais a plataforma pretende ajudar a encontrar resposta, explica durante o evento Pedro Vieira, da Porto Business School, que ficou responsável pelo desenvolvimento do algoritmo que sustem a nova ferramenta.
“O objetivo [da ferramenta] é que identifique e continue a identificar os obstáculos e oportunidades das empresas na internacionalização”, sublinha.
Além dos requisitos ao nível da exportação, a plataforma reúne também dados sobre o consumo e tendências. Para cada um dos 55 países, é apresentada uma análise dos mercados regionais, indicadores demográficos, desenvolvimento de cada setor abrangido na plataforma, tendências de distribuição, de consumo, das exportações portuguesas nos últimos cinco anos, entre outros aspetos. O utilizador pode otimizar a sua pesquisa através dos vários aspetos.
A PortugalFoods está ainda a inserir na plataforma toda a informação disponível. Depois desta primeira fase, o mesmo conhecimento será atualizado “constantemente”, estando também prevista a introdução de dados ligados de forma independente à logística para vender nos países. A PortugalFoods garante que a ferramente será também promovida nos mercados internacionais.