Kraft Heinz investe no retalho de cannabis
A multinacional de grande consumo está envolvida num consórcio que acaba de investir 23 milhões de dólares na Flowhub
Ana Catarina Monteiro
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A Kraft Heinz está a apostar no setor da cannabis, enquanto possível fonte de crescimento. A multinacional de grande consumo está envolvida num consórcio que acaba de investir 23 milhões de dólares na Flowhub, empresa de software para retalhistas especializados em cannabis. O investimento foi aplicado através da Evolv Ventures investment, o fundo de capital de risco da Kraft Heinz, em conjunto com a Poseidon e a e.ventures, numa ação que conta ainda com contributos de outros investidores.
A Krafz Heinz, que tem desde abril um CEO português, está à procura de novas fontes de crescimento do negócio. Depois da tentativa sem sucesso de adquirir a Unilever, em 2017, o grupo dono de marcas como Heinz ou Philadelphia enfrenta uma queda dos resultados. No terceiro trimestre de 2018 apresentava uma redução homóloga de 33,3% dos lucros. Nos primeiros seis meses deste ano, o EBITDA da empresa caiu 19,3% para os 3.031 milhões de dólares e as vendas reduzirem 4,8% para os 12,4 mil milhões de euros face ao mesmo período do ano transato.
Segundo a Flowhub, o mercado legal de cannabis deve ultrapassar os 66 mil milhões de dólares em 2025, à medida que a utilização de cannabis vai sendo legalizada nos Estados Unidos. A empresa de tecnologia para o retalho de produtos à base desta planta tem registado uma forte expansão. Cresceu 200% em receita no último ano e dobrou o número de clientes, em 11 mercados dos Estados Unidos, refere em comunicado.