EBITDA da Ebro Foods sobe 13% nos primeiros nove meses do ano
Só no terceiro trimestre a empresa de massas e arroz regista um aumento de 31% do EBITDA, para os 77,5 milhões de euros
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O EBITDA da Ebro Foods subiu 13%, em termos homólogos, nos primeiros nove meses do ano, para os 236,8 milhões de euros. De acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, só no terceiro trimestre a empresa de massas e arroz regista um aumento de 31% do EBITDA, para os 77,5 milhões de euros.
As vendas consolidadas da casa-mãe de marcas como Cigala, Saludães ou Prince, cifraram-se em 2.035,2 milhões de euros no período, o que traduz uma evolução de 7,5% face aos nove meses do ano transato.
O resultado líquido da empresa por sua vez aumentou 15,1% para os 114,7 milhões de euros.
Por divisões, as vendas correspondentes às marcas de arroz subiram 9,2%, nos primeiros nove meses do ano, para os 1.134,5 milhões de euros.
O resultado operacional desta divisão cresceu 6,2% para os 101 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento homólogo de 23% no terceiro trimestre do ano.
Neste último trimestre, a empresa adquiriu a marca de Basmati Tilda, por 342 milhões de euros, que veio consolidar o posicionamento da empresa no segmento premium.
Já na divisão de massas, a empresa vendeu no trimestre o negócio da Alimentation Santé, por 58 milhões de euros, “obtendo uma mais-valia de 17,2 milhões de euros, em menos de três anos”, destaca.
No total, as vendas de massas aumentaram 4,8% nos nove meses do ano, para os 948,8 milhões de euros, melhorando a tendência verificada nos trimestres anteriores.
Quanto à saída do Reino Unido da União Europeia, a Ebro Foods destaca que as implicações seriam “positivas” para a empresa “dada a sua alta implantação industrial no Reino Unido”.
Para o total do ano, o grupo espera um aumento de 6,5% das vendas para os 2.784,6 milhões de euros e de 11% do EBITDA para os 340,6 milhões de euros.
A mais recente marca do portefólio, a Tilda, deve contribuiu com seis milhões de euros para o EBITDA anual.