Utilizadores que admitem comprar através de redes sociais duplicam em cinco anos
Atualmente, 29,8% dos utilizadores das redes sociais admitem comprar através destas plataformas. Em 2013, eram 14,7%
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A proporção de utilizadores de redes sociais em Portugal que realizam compras através destas plataformas “duplicou” nos últimos cinco anos. Atualmente, 29,8% admitem fazê-lo. Em 2013, eram 14,7%. Os dados são da edição de 2019 do estudo “Os portugueses e as redes sociais”, da Marktest.
O Facebook é a rede social que domina as compras em redes sociais. 79,2% dos utilizadores indicam que a última transação em redes sociais foi feita através desta plataforma.
No geral, os bens mais comprados em redes sociais pelos portugueses pertencem às categorias de roupa, calçado e eletrónica, jogos e informática, sendo que 61,4% revelam-se satisfeitos com o resultado das compras.
Por sua vez, entre os 70,2% de inquiridos que ainda não realizaram qualquer compra nestas plataformas, 27% assume não o ter feito por “desconfiança” e 22,9% dizem preferir as lojas ou outros sites de ecommerce.
As compras através das redes sociais podem estar relacionadas com os anúncios publicitários nestas plataformas, já que 69.3% dos utilizadores recordam ter visto publicidade nestes meios, sendo as marcas mais referidas Continente, Adidas, Worten, McDonalds e Meo.
No entanto, questionados se lhes agrada ver publicidade dentro das redes, numa escala de 1 (não gosto nada) a 10 (gosto muito), os inquiridos responderam em média 4.6.