Em dois anos abriram 282 supermercados em Portugal
A Sonae foi a que mais investiu em novos espaços, entre 2018 e 2019
Ana Catarina Monteiro
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A dinâmica de aberturas de supermercados no País está a acelerar. Este ano, inauguraram 154 destes espaços comerciais, mais 26 que que no ano passado.
Nos últimos dois anos, Portugal ganhou mais 282 supermercados das principais empresas de retalho a operar no País. A Sonae foi a que mais investiu em novos espaços, entre 2018 e 2019, registando 87 aberturas, das insígnias Bom Dia, Go Natural, Super e Modelo, segundo dados do Ministério da Economia, publicados esta segunda-feira pelo Diário de Notícias.
O grupo Dia segue em segundo lugar, com investimento em 76 novas lojas Minipreço. O grupo Auchan aumentou a rede de supermercados de proximidade My Auchan em 24 unidades. A Jerónimo Martins também inaugurou 24 destes espaços, sob as insígnias Amanhecer e Pingo Doce, e o Intermarché estreou 11 supermercados. Já as discounters alemãs Lidl e Aldi abriram 29 e 14 novos supermercados, respetivamente.
Os dados indicam ainda que a cadeia de alimentação saudável Celeiro cresceu em três novas lojas, durante o mesmo período, e a recém-chegada Mercadona conta já com dez unidades em território nacional.
Este ano, até setembro, os principais grupos de distribuição estão a crescer 5,5%, em faturação. As vendas de retalho alimentar totalizaram 12,4 mil milhões de euros em 2018, um aumento de 2,8% face ao ano transato.
Até à data ainda não existem pedidos de aberturas para próximo ano, de acordo com o Ministério.