Comitiva brasileira (incluindo cadeia Pão de Açúcar) fecha negócio de 580 mil euros com vinhos portugueses
É a “maior exportação registada, de uma só vez, de vinhos nacionais para o mercado brasileiro”, anunciou a AEP
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A recente visita a Portugal de uma comitiva brasileira, constituída por empresas importadoras e distribuidoras de vinhos, culminou na “maior exportação registada, de uma só vez, de vinhos nacionais para o mercado brasileiro”, anunciou esta terça-feira a AEP (Associação Empresarial de Portugal), responsável pela ação de promoção.
O negócio, avaliado em cerca de 580 mil euros, representa o envio de 234 mil garrafas, de todas as regiões vínicas do País, para o Brasil.
A comitiva visitante envolveu empresas como a cadeia de distribuição Pão de Açúcar e escanções brasileiros, num programa que proporcionou provas de vinhos a diversos especialistas.
A missão brasileira foi promovida pela AEP, no âmbito do projeto de internacionalização “Business On the Way”.
Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “apesar da carga fiscal elevada, que penaliza os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, há cada vez mais consumidores brasileiros a procurarem os vinhos portugueses. Esta é uma ação que tem merecido o esforço e o empenho da AEP e que é um bom exemplo do que pode ser feito pelas associações para apoiar as empresas a exportarem para novos mercados”.
A associação tem vindo a apostar no mercado brasileiro para a promoção dos vinhos portugueses. A primeira ação de promoção realizou-se em 2016 e resultou numa parceria entre a AEP e o Pão de Açúcar, que fez com que a cadeia brasileira de distribuição importasse mais de 100 mil garrafas de vinho verde, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, um negócio avaliado em cerca de 300 mil euros.
A ação repetiu-se no ano passado, resultando na exportação de 200 mil garrafas de vinho verde, de 13 produtores nacionais, num valor superior a 450 mil euros, explica a associação.