Ervideira investe dois milhões para entrada da quinta geração familiar no capital social
“A grande novidade para 2020 será a expansão dos espaços de enoturismo em pontos turísticos do país, estando já prevista uma abertura brevemente”
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Ana Catarina Monteiro
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2020 será “um ano de viragem” na administração da produtora alentejana Ervideira. É esperada entrada da quinta geração familiar na empresa, após a aquisição da totalidade do capital social à restante família, “num processo que envolveu um investimento de dois milhões de euros”, explica Duarte Leal da Costa, diretor executivo.
A Ervideira passa assim a uma estrutura de capital social com três sócios, encabeçada por Duarte Leal da Costa e os seus dois filhos (a quinta geração no comando).
A produtora fechou o ano de 2019 com uma faturação acima de 2,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 12% face ao período homólogo. Em comunicado, a empresa destaca que mais de 50% da faturação está associada aos vinhos da gama Conde D’Ervideira, a qual apresenta vinhos com um posicionamento “premium e super-premium”.
Os espaços próprios de venda ao público, as Ervideira Wine Shop – até ao momento a empresa conta com três, tiveram um crescimento “acima dos 20%”, com a faturação a ultrapassar a barreira dos 600.000 euros.
O ano passado foi também marcado pelo lançamento da primeira loja online da empresa, em maio, acompanhada pela criação do clube de fãs nas suas redes sociais.
“Pela força da nossa rede de wine shops, fidelizamos muitos clientes estrangeiros que depois não têm tanta facilidade de acesso à nossa marca e produtos. Agora, e graças ao nosso clube e loja, podem adquirir os nossos produtos facilmente e as vezes que quiserem”, comenta Duarte Leal da Costa, sem revelar ainda valores da faturação do canal online.
Por outro lado, a proporção destinada à exportação caiu em relação aos anos precedentes. Em 2019, a Ervideira produziu 600.000 garrafas de vinho na região do Alentejo, 25% das quais seguiram para exportação, nomeadamente, para 18 países.
Segundo a empresa, a quebra prende-se com o crescimento das vendas no mercado nacional e do enoturismo, “não tendo havido quebras de vendas em quantidade ou valor, apenas em percentagem”.
“A grande novidade para 2020 será a expansão dos espaços de enoturismo em pontos turísticos do país, estando já prevista uma abertura brevemente”, desvenda Duarte Leal da Costa.