Olá derruba Delta no topo do ranking das marcas com reputação de excelência
O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A marca de gelados Olá ultrapassou este ano a Delta na liderança do ranking das marcas com reputação de excelência em Portugal. A marca de cafés do grupo Nabeiro estava há dois anos consecutivos no primeiro lugar do estudo Global RepScore, realizado pela OnStrategy, que avalia o posicionamento e os níveis de reputação emocional e racional de mais de 2700 marcas a operar no País.
A Nestlé mantém-se na terceira posição da lista, seguida da Lego – que subiu da décima para a quarta posição. O top dez fica completo com a Google (5ª), Disney (6ª) – ambas representam uma entrada neste top -, Luso (que subiu dois lugares para a sétima posição), Sumol Compal (8ª), Compal (9ª) e Danone (10ª) – as três não estavam também entre as dez primeiras no ano passado.
O Continente é a marca de retalho com melhor classificação no ranking e, no retalho têxtil, a Levi’s destaca-se pela sua reputação de excelência em Portugal. A Mimosa tem a melhor reputação, entre os portugueses, no que diz respeito à categoria de bens alimentares e a Super Bock é a marca melhor posicionada na área de bebidas alcoólicas.
Por sua vez, a L’Oréal é a marca de bens de grande consumo com melhor colocação na lista e a Royal Canin lidera no segmento de veterinária. Já a McDonnald’s foi considerada pelos portugueses, pelo segundo ano consecutivo, a marca com melhor pontuação, no que diz respeito à restauração.
“Apesar de o ranking com índices de excelência (mais de 80 pontos) ser mais curto (menos três marcas em comparação ao ano passado), houve um aumento muito significativo de marcas que alcançaram o índice reputacional da robustez (entre 70 e 80 pontos)”, comenta a OnStrategy em comunicado.
Ainda assim, “este conjunto de marcas não chega a representar 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”, considera Pedro Tavares, Partner e CEO da consultora responsável pelo estudo.
Analisando o ranking completo, são os setores alimentares, tecnologia e soluções para crianças que registam maiores indicadores reputacionais. Por outro lado, os setores “mais expostos às dimensões de serviço e governo societário (Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção) são os que apresentam os índices mais baixos de reputação”, conclui a consultora.