“Atlantic meets Mediterranean” é a nova assinatura do setor agroalimentar português
Esta é a nova assinatura criada pela PortugalFoods para a estratégia de internacionalização do setor agroalimentar, no triénio 2019-2021
Ana Catarina Monteiro
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“Atlantic meets Mediterranean”. Esta é a nova assinatura criada pela PortugalFoods para a estratégia de internacionalização do setor agroalimentar, no triénio 2019-2021.
A associação portuguesa procedeu à mudança de imagem e comunicação, para conseguir uma maior diferenciação do setor agroalimentar português nos mercados internacionais. A nova estratégia visa realçar a “posição geográfica privilegiada do País”.
Numa análise ao setor, apresentada no final de janeiro pela PortugalFoods, foi reconhecida a necessidade de comunicar Portugal como País de dieta mediterrânica, que é Património Cultural Imaterial da Humanidade. “Sobretudo nos mercados onde este conceito é reconhecido e associado a um modo de vida e de consumo”, salienta a associação, em comunicado.
“Por outro lado, noutros mercados, será importante comunicar a influência atlântica na produção agroalimentar portuguesa enquanto fator diferenciador” perante os restantes países também associados à dieta mediterrânea.
A PortugalFoods, enquanto agente na promoção externa do setor agroalimentar, realiza cerca de 30 ações por ano, com o objetivo de contribuir para o crescimento das exportações portuguesas.
Num inquérito realizado a 143 empresas do setor, pela associação, uma das fraquezas mais mencionadas foi a de “imagem coletiva pouco desenvolvida”, assim como a pequena dimensão do País e as alterações climáticas, entre outras. A flexibilidade e associação ao setor do turismo para promoção internacional foram, por sua vez, referidas como oportunidades mencionadas.
Segundo uma análise elaborada pela Porto Business School, em parceria com a PortugalFoods, as exportações do o setor agroalimentar português subiram ligeiramente em 2018 para os 6,1 mil milhões de euros. Está previsto que o valor se fixe entre os 6,64 mil milhões e os 6,75 mil milhões de euros no ano de 2021.