Resultado líquido do grupo Vista Alegre aumenta 3% em 2019 para 7,5 milhões de euros
O mercado interno representa 33 milhões de euros da faturação total de 120 milhões de euros
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
O grupo Vista Alegre Atlantis alcançou em 2019 um resultado líquido de 7,5 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 3% face a 2018, de acordo com os resultados comunicados esta quinta-feira à CMVM.
O EBITDA da produtora com quase 200 anos fixou-se em 25,6 milhões de euros, mais 43% comparando com o ano fiscal anterior. O resultado operacional aumentou 26% atingindo os 14,3 milhões de euros.
Dona da mais antiga fábrica de porcelanas da Península Ibérica, a Vista Alegre Atlantis investiu em 2019 cerca de 23 milhões de euros no aumento da capacidade produtiva e maior eficiência operacional.
O grupo que é também dono da Bordallo Pinheiro, após aquisição à Visabeira (por 48,5 milhões) em agosto de 2018, regista uma faturação de 120 milhões de euros em 2019, num aumento de 21% face ao período homólogo.
O mercado interno representa 33 milhões de euros das vendas da produtora, “suportado pelo negócio das lojas próprias e canal Horeca”, específica a produtora.
Os mercados externos, por sua vez, aumentaram o seu peso em 5,3 pontos percentuais, passando a representar 72,5% do total do volume de negócios – 87,1 milhões de euros.
“Este aumento é justificado pelo crescimento do volume de negócios nos mercados europeus, nomeadamente em França, Holanda e Itália, países com maiores crescimentos”, lê-se no relatório.
A Vista Alegre destaca que continua a apostar em parcerias com artistas e marcas a nível mundial. “Exemplo disso é a formalização de um acordo no valor de 13,7 milhões de euros relativo à criação de uma linha com seis peças diferentes com a marca MasterChef, no último trimestre de 2019”, destaca.
Este tipo de alianças, assim como a associação à cultura e arte, têm sido um dos pilares da estratégia para a recuperação do grupo, levada a cabo nos últimos anos. Em 2009, as vendas da Vista Alegre Atlantis caiam a duplo dígito.
Depois da reviravolta na sua estratégia, o ano transato “foi o ano em que a Vista Alegre mais prémios internacionais recebeu: 39 no total, atribuídos pelas mais conceituadas entidades internacionais, desde EUA, Itália, Alemanha, Reino Unido, entre outras”, salienta.
Entre os investimentos feitos em 2019, foram injetados quatro milhões de euros para a conclusão da ampliação da fábrica da Ria Stone. Deu-se ainda a conclusão da renovação da fábrica da Bordallo Pinheiro.
No segmento da porcelana, o grupo aplicou um investimento de 6,2 milhões de euros na aquisição de um novo forno de chacota, assim como em equipamento específico para automação da carga e descarga, e ainda criou um novo laboratório “único no setor”, com tecnologia e processos “assentes nas indústrias 4.0”.
Por fim, no segmento do cristal e vidro, o grupo procedeu a um investimento estratégico, no montante de 7,2 milhões de euros em novos equipamentos, que passou pela aquisição de um novo forno de produção de peças de cristal, na adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de novos materiais, introduzindo no portefólio da unidade “produtos diversificados de elevado valor acrescentado”.
A empresa realça ainda que reutiliza 95% do seu desperdício.