Alimentaria
Participação portuguesa na próxima edição da Alimentaria com um crescimento de 20%
A próxima edição da Alimentaria&Hostelco, entre 18 e 21 de março de 2024, na Fira de Barcelona, vai ter mais empresas portuguesas, com um crescimento de 20% da participação portuguesa. […]
![Ana Rita Almeida](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/AnaRitaAlmeida-e1719504969333-120x120.jpg)
Ana Rita Almeida
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A próxima edição da Alimentaria&Hostelco, entre 18 e 21 de março de 2024, na Fira de Barcelona, vai ter mais empresas portuguesas, com um crescimento de 20% da participação portuguesa.
Os dados são revelados pela organização: Portugal Foods e Inovcluster voltam a estar presentes como expositores internacionais, agrupando várias empresas que apresentam “uma oferta vasta de laticínios, doces e conversas, entre outros”, refere a Alimentaria em comunicado, acrescentando que a feira irá também contar com a presença individual de outras empresas portuguesas na Intercarn ou Restaurama&Hostelco. “No total, estimamos um crescimento de 20% em relação à edição anterior” refere.
A organização sublinha ainda que Portugal é um dos principais mercados para a Alimentaria, tanto a nível de expositores como de visitantes. “Aliás, já na edição de 2022, Portugal se destacou como o terceiro país da Europa com maior número de visitantes na feira, evidenciando o interesse e relevância que a Alimentaria tem para os profissionais portugueses do setor” aponta.
Espanha e Portuga têm sido parceiros tradicionais no setor agroalimentar. De acordo com os dados fornecidos pela Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), Portugal destaca-se como o segundo destinatário das exportações espanholas de alimentos e bebidas. No período entre janeiro e abril de 2023 registou-se um volume de negócios de 1.872 milhões de euros de exportações espanholas com destino ao nosso país. Esse número representa um crescimento significativo tanto em valor (19,91%) quanto em volume (0,87%) em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os principais produtos alimentares espanhóis exportados para Portugal são a carne e seus derivados (representa quase 20% das vendas), peixe processado, crustáceos e moluscos e azeite.
Por outro lado, e segundo dados do CaixaBank Research para 2022, Espanha destaca-se como o principal destino das exportações agroalimentares lusas, com 35% do total exportado. Praticamente metade (47,4%) são exportações de alimentos e bebidas.
“A Alimentaria&Hostelco continua a ser a plataforma ideal para fortalecer valiosas relações comerciais hispano-portuguesas e, ao mesmo tempo, multiplicar as oportunidades de negócio e projeção das suas empresas de alimentação, bebidas e foodservice” sublinha J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions.
Novidades
Entre as novidades da edição de 2024, a Alimentaria destaca a fusão da oferta expositiva da Hostelco, a Feira Internacional de Equipamentos e Máquinas para Restauração, Hotelaria e Comunidades, e da Restaurama, a Feira Alimentaria focada no Canal Horeca e Food Service. O objetivo passa por consolidar como um evento de referência na Europa para o setor.
Dentro do Hostelco e do Restaurama, serão também incluídas novas funcionalidades como a área do café, padaria e pastelaria, bem como o The Horeca Hub. A primeira irá oferecer uma seleção completa de produtos e equipamentos para os setores de café, bar, panificação, pastelaria e sorveteria. Além disso, este espaço irá contar com uma área dinâmica que irá incluir atividades como workshops, demonstrações, degustações, palestras e concursos, com o objetivo de promover a interação e contato entre os profissionais.
O Horeca Hub, por seu lado, vai tornar-se o epicentro do evento, oferecendo um leque alargado de propostas que visam dar resposta aos principais desafios do setor: inovação, digitalização, experiência do cliente, inteligência artificial, sustentabilidade, atração e retenção de talento, e diferenciação.
Este espaço terá exposições de cozinha ao vivo, degustações, palestras, conferências e workshops para profissionais.
Vão ser também expostas soluções inovadoras, assim como a realização de concursos como Chef e Garçom do Ano, entre outros eventos. Além disso, será dado maior destaque à área da restauração coletiva com a incorporação da nova área “Restaurantes em Ponto de Encontro Coletivo”, que reunirá empresas do setor num espaço dedicado a apresentações e demonstrações.
Espaços
O evento vai estar estruturado em nove salões setoriais: os ‘veteranos’ Intercarn, Restaurama, Interlact, Expoconser e Snacks, Biscuits & Confectionary, a par das recém-criadas Coffee, Bakery & Pastry, Organic Foods, Fine Foods e Food Tech. A estes juntam-se os setores transversais de Mercearia (produtos de grande consumo), Pavilhões Internacionais e Terras de Espanha (que reúne as regiões e comunidades autónomas de Espanha), além da feira Alimentaria Trends, que inclui espaços para segmentos como Vegan Foods , Free From (alimentos sem alérgenos), Halal Foods e Functional Foods.
A Intercarn, a feira de produtos cárneos e derivados, volta a ser o maior espaço da próxima edição da Alimentaria. Com mais representatividade empresarial do que nunca, a Intercarn 2024 também terá um maior número de grandes compradores internacionais convidados de mercados estratégicos para o setor de carnes