Portugal Fresh leva 50 empresas portuguesas ao Fruit Attraction em Madrid
A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, marca presença na Fruit Attraction, que se realiza em Madrid entre 3 e 5 de outubro. […]
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A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, marca presença na Fruit Attraction, que se realiza em Madrid entre 3 e 5 de outubro. O stand da associação será o maior de sempre, com a participação de 50 empresas e associações nacionais que reforçam, assim, a sua aposta nos mercados internacionais.
São esperados 90 mil visitantes profissionais, oriundos de 130 países, nesta que é uma das maiores feiras empresariais deste setor. A presença portuguesa vai ocupar uma área de 640 metros quadrados no hall 8 do certame
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, destaca o regresso a Madrid “com a convicção de que a valorização da produção nacional é determinante para crescer”. “A presença de 50 empresas e associações mostra que este é um palco importante para contactar com clientes de todo o mundo e apostar não só no crescimento das relações comerciais com os nossos destinos de exportação habituais, como também na diversificação de mercados”, acrescenta.
O responsável defende, porém, que estas iniciativas de promoção “não podem ser os únicos instrumentos de valorização do setor”. “É preciso que o Governo também adote políticas de gestão efetivas, nomeadamente, de recursos fundamentais como a água e apoios mais eficazes. Não podemos continuar a ter medidas que não respondem às necessidades de mercado e que ficam muito aquém das que são adotadas pelos países da latitude sul da Europa, os nossos principais concorrentes”, sublinha.
Num comunicado, a Portugal Fresh refere a importância estratégica do setor agroalimentar para a economia nacional acrescentando que a evolução positiva nas exportações “é o resultado de um trabalho feito pelo setor, cada vez mais moderno e tecnológico, virado para o mercado e com investimento crescente na produção de conhecimento e inovação”.
Com 87 sócios que representam mais de 4500 produtores portugueses, a Portugal Fresh foi criada em dezembro de 2010, com a missão de valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.
A associação tem em curso o Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2025 apoiado pelo Portugal 2030 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), que prevê um investimento global de 1.561.663 de euros, financiado em 48,8% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
As exportações de frutas, legumes e flores atingiram, em 2022, o valor recorde de mais de 2040 milhões de euros. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas e atingir os 2500 milhões de euros em 2030.