Wine & Travel Week regressa ao Porto em fevereiro
“O enoturismo continua a ser uma área de negócio em franco crescimento. A retoma deste segmento da indústria mundial do turismo é notória no pós-Covid. À escala global, estima-se que […]
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De 18 a 25 de fevereiro, a cidade do Porto acolhe um evento onde o turismo, o vinho e a gastronomia vão estar em destaque. A segunda edição da Wine & Travel Week (WTW) coincide com os 20 anos do Essência do Vinho – Porto e haverá iniciativas paralelas integradas na programação oficial da WTW.
O enoturismo é o link da WTW, evento que agrega profissionais de todo o mundo. Nesta segunda edição, a organização destaca uma comitiva de mais de 100 compradores e jornalistas especializados em enoturismo, que “irá contactar diretamente com uma rede de mais de 100 operadores, regiões de turismo e organizações”. A edição deste ano anuncia ainda a presença de membros das capitais de grandes vinhedos como a Great Wine Capitals (GWC). África do Sul, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, Nigéria, Portugal são alguns dos países representados.
“O enoturismo continua a ser uma área de negócio em franco crescimento. A retoma deste segmento da indústria mundial do turismo é notória no pós-Covid. À escala global, estima-se que em 2023 a indústria global tenha movimentado o equivalente a 78 mil milhões de euros, sendo que os estudos projetam 268,4 mil milhões de euros em 2033”, sublinha o diretor da Essência Company, que organiza a WTW.
Nuno Guedes Vaz Pires define ainda a WTW como um evento profissional “que assume a ambição de tornar-se a referência na Europa”. “Estamos, em simultâneo, a trazer ao nosso país um significativo número de compradores e jornalistas, de um total de 26 nacionalidades, que terão um contacto privilegiado com a oferta enoturística que hoje conseguimos proporcionar”, acrescenta.
Este ano, a Wine & Travel Week terá uma região convidada, Castela e Leão (Espanha), que aproveitará a presença na iniciativa para realizar, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo ‘Merina: o ouro espanhol. Oteiza’, no Coliseu do Porto, a 20 de fevereiro.
As reuniões profissionais B2B decorrerão no Museu Nacional Soares dos Reis, durante os dias 19 e 20 de fevereiro.
A comitiva internacional de compradores e jornalistas estará, de 21 a 23 de fevereiro, a participar num conjunto de visitas pelas diferentes regiões de turismo portuguesas, arquipélagos incluídos, oportunidade extra de contacto com projetos diferenciadores na área do enoturismo.
Durante o evento acontecem ainda almoços conduzidos por chefs de renome, como é o caso de Renato Cunha, na sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, e Rui Paula, no Museu Soares dos Reis.
20 anos da Essência do Vinho
Também na edição deste ano, a WTW leva a efeito o projeto Gosto do Porto, com 50 restaurantes, lojas e bares a apresentarem gastronomia e uma carta de vinhos eclética, e que pretende “celebrar Portugal e os vinhos portugueses, os produtores e os enólogos, o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers”, apresenta a organização.
A Wine & Travel Week de 2024 será ainda palco da celebração dos 20 anos da Essência do Vinho, que promete este ano “uma das melhores programações de sempre”, com a apresentação do Top 10 Vinhos Portugueses por um painel internacional de jurados e a The Room Experience, que vai dar a provar os vinhos mais exclusivos de 20 das grandes famílias mundiais do vinho. Provas comentadas, harmonizações e masterclasses, e a presença de 4000 vinhos de mais de 400 produtores complementam a edição de 2024 da Essência do Vinho, como refere Nuno Guedes Vaz Pires.