62% dos consumidores compra online. Tendência é de crescimento
O número de consumidores que assume o hábito de fazer compras online continua a aumentar e já se situa praticamente nos dois terços da população. De acordo com os dados […]
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O número de consumidores que assume o hábito de fazer compras online continua a aumentar e já se situa praticamente nos dois terços da população. De acordo com os dados mais recentes do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, em 2023 o total de compradores através de suportes digitais ascendeu já a 62,1% de consumidores, o que compara com o universo de 60,9% registado em 2022.
Os dados do Barómetro E-Commerce permitem também constatar que o segmento etário que registou o maior crescimento no universo de compradores foi o de pessoas entre os 45 e os 54 anos, com um aumento de 17,5%.
Aliás, o estudo da Marktest revela mesmo que os escalões de pessoas mais idosas também registaram um crescimento nos hábitos de compra online, embora numa percentagem não tão significativa.
Além de o volume global de consumidores que compra online manter uma trajetória de crescimento, há outro indicador que confirma a crescente tendência de aumento neste comportamento por parte dos consumidores: a frequência de compra por mês também está em alta, com um aumento de 72% para 74,5% dos compradores a indicar que faz compras online uma ou mais vezes por mês.
O Barómetro e-Commerce, estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com mais de 15 anos.