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Em que áreas a indústria portuguesa está a utilizar inteligência artificial?

O Hipersuper conversou com Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique, e Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting, para perceber em que áreas da indústria estão a aplicar Inteligência Artificial, quais os resultados preliminares e assim como antecipar o potencial de aplicação da tecnologia

Rita Gonçalves
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Em que áreas a indústria portuguesa está a utilizar inteligência artificial?

O Hipersuper conversou com Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique, e Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting, para perceber em que áreas da indústria estão a aplicar Inteligência Artificial, quais os resultados preliminares e assim como antecipar o potencial de aplicação da tecnologia

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O Hipersuper conversou com Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique, e Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting, para perceber em que áreas da indústria estão a aplicar Inteligência Artificial, quais os resultados preliminares e qual o potencial de aplicação da tecnologia nas fábricas

Reduzir o tempo de execução de determinadas tarefas, eliminar tarefas repetitivas, libertando os trabalhadores para outras de maior valor acrescentado, programar, monitorizar e controlar a produção, identificar oportunidades de eficiência na fábrica, detetar anomalias no processo de produção, responder a consultas de fornecedores e clientes de forma personalizada, elaborar relatórios em tempo real para apoiar tomada de decisão. Estas são apenas algumas das potencialidades de aplicação da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) na indústria.

A Bosch está a adotar ferramentas de inteligência artificial generativa no desenvolvimento de produto e na produção, tanto na programação, monitorização e controlo, como na qualidade e redução da pegada ambiental. “A IA generativa (IAgen) permite otimizar processos de produção e sistemas, resultando numa maior eficiência operacional e no aumento da qualidade dos produtos em fábricas inteligentes”, avança Tiago Sacchetti, diretor da Bosch Industry Consulting, em entrevista ao Hipersuper, dando como exemplo a indústria automóvel, onde a multinacional de origem alemã utiliza a IAgen para otimizar o design de componentes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e melhorando a eficiência dos produtos.

A empresa prevê continuar a aplicar a tecnologia na previsão e planeamento da produção. “A IA generativa pode analisar dados históricos e em tempo real para prever a procura, otimizando o planeamento da produção, logística e manutenção, resultando numa melhor gestão de recursos e na redução de custos operacionais”.

Inovação, digitalização e marketing

A empresa portuguesa Água Monchique está a incorporar a tecnologia nas áreas de inovação, digitalização e marketing, nomeadamente na utilização de chatbots, business development, análise de dados e design. Vítor Hugo Gonçalves, CEO da companhia, explica ao Hipersuper que, de forma geral, a empresa algarvia utiliza a IA no dia a dia com o objetivo de otimizar o trabalho e reduzir o tempo de execução de determinadas tarefas. “Na área de atendimento ao cliente, estamos a experimentar e a desenvolver diferentes chatbots com IAgen para verificar a sua aplicabilidade e integração com os nossos sistemas e para responder a consultas de fornecedores e clientes de uma forma mais natural e personalizada”, exemplifica.

O produtor da água alcalina utiliza ainda a tecnologia na área comercial e de marketing em previsão de comportamentos de mercado e do consumidor, assim como na análise de trends e de dados, legendagens e dobragens automatizadas com tradução automática preservando as características da voz do locutor original, desenvolvimento de imagens e criações gráficas, entre outras.

Os resultados preliminares são promissores, indica o CEO. “Verificamos sobretudo uma significativa redução do tempo na execução de determinadas tarefas. A introdução de IA permite de forma quase imediata ter alguma estruturação no trabalho que vai ser executado e reorganizá-lo de forma mais rápida para o que pretendemos ser o resultado final. A redução de custos é também uma realidade”.

A Bosch definiu como objetivo que, em 2025, todos os produtos da Bosch contenham IA ou tenham sido desenvolvidos ou fabricados com a sua ajuda. “Isto não implica necessariamente que a tecnologia de IA seja a generativa, mas dado o seu potencial é bastante provável que seja mesmo disruptiva”, explica Tiago Sacchetti.

“Economia de custos de seis a sete dígitos por ano e fábrica”

A Bosch utiliza IAgen em algumas fábricas para criar imagens sintéticas que são usadas para treinar modelos de IA de inspeção ótica. “Isto permite, por exemplo, treinar a deteção de modos de falha cuja probabilidade de ocorrência é baixa ou muito baixa, aumentando assim a fiabilidade do sistema com um esforço muito reduzido”, conta Tiago Sacchetti.

A empresa de engenharia e tecnologia lançou a plataforma interna Ask Bosch para perguntas e soluções em contexto profissional. “Funciona basicamente como o ChatGPT, com a diferença que os dados inseridos permanecem protegidos e não vão para as mãos de terceiros para treinar ou melhorar seus próprios modelos”, detalha o gestor. A divisão Bosch Research desenvolveu por sua vez um sistema baseado em IA que identifica anomalias e mau funcionamento no processo de produção e melhora a qualidade do produto. “Este software está agora em uso em cerca de 50 fábricas, com mais de 2.000 linhas de produção conectadas”. Além disso, duas dezenas de fábricas utilizam a Machine Vision AI, solução concebida pela unidade de máquinas para fins especiais que ajuda a detetar características difíceis de identificar, como riscos e lascas em superfícies e defeitos em costuras de soldadura.

Os resultados são animadores. O diretor da Bosch revela que, dependendo do tamanho da fábrica e do tipo de produção, a IA pode ser usada para obter ganhos de produtividade e economia de custos de entre seis a sete dígitos por ano e fábrica. E dá exemplos. “A fábrica em Bursa, na Turquia, reduziu o consumo de água em 30%, o consumo de energia em 6% e a sucata em 9%, enquanto, também, aumenta a eficiência da planta em quase 10%”. Já na fábrica de Hildesheim, por exemplo, a análise de dados baseada em IA ajudou a reduzir em 15% os tempos de ciclo durante o aumento da produção de novas linhas, enquanto na fábrica em Estugarda-Feuerbach novos algoritmos reduziram os processos de teste de componentes de três minutos e meio para três minutos. “A IA generativa também permitiu a redução do consumo energético e aumento da eficiência energética”, sublinha.

IAPotencial de utilização da tecnologia

O potencial de aplicação da tecnologia na indústria de engarrafamento de água é “enormíssimo”, adjetiva . “Em todas as áreas em que podemos aplicar sistemas de digitalização é possível utilizar IA generativa com análise preditiva”, explica Vítor Hugo Gonçalves, detalhando que, à medida que os fluxos de trabalho do setor se tornam cada vez mais digitais, geram inevitavelmente mais dados, dados esses que são ouro. “Os algoritmos de IA podem analisar esses dados para transformá-los em informações acionáveis, ajudando os players da indústria a prever e a adaptar-se às mudanças que vão surgindo e, desta forma, otimizar as suas operações”.

Explicando que, muitas vezes, é difícil determinar qual a área mais valiosa e prioritária para a melhoria do negócio, o gestor adianta que a IA pode analisar dados dos fluxos de trabalho para revelar pontos fracos e destacar as alterações que teriam o impacto mais significativo, ajudando os líderes a tomar estas decisões. “Com este input, a indústria pode ajustar-se para minimizar as perdas e capitalizar antecipadamente as novas tendências. Em tudo o que sejam tarefas repetitivas, vemos oportunidade de eliminação do erro humano, ao mesmo tempo que libertamos os nossos colaboradores para tarefas de maior valor acrescentado. Elaboração de relatórios e compilação de informação agregada que permita tomar decisões e identificar oportunidades de eficiência ao nível da produção, manutenção, qualidade, entre muitas outras. O cruzamento de informação de dados de forma automática, com alertas predefinidos que hoje são difíceis de identificar em tempo real”.

A Monchique irá continuar a testar a aplicação da tecnologia na área industrial, comercial, de qualidade e marketing. “Todas as áreas são suscetíveis de verem a introdução da IA como uma ferramenta que potenciará a eficiência operacional, redução de custos e identificação de oportunidades de melhoria contínua. Esperamos ter resultados ao nível de eficiência da gestão e auxílio na tomada de decisões baseada em informação gerada em tempo real. Esta compilação de informação e tratamento por parte da IA generativa vai permitir ligar todas as áreas de uma forma mais integrada e rápida”.

Código de ética

A Bosch criou um código de ética para a IA. “Tal como todas as tecnologias disruptivas, é importante conhecer o seu potencial, refletir na sua aplicabilidade, definir uma estratégia e aplicá-la. O nosso código de ética para a IA é um documento que justamente resulta desta reflexão estratégica”, começa por dizer Tiago Sacchetti. A convicção da empresa é que a tecnologia terá um impacto muito abrangente: pode provavelmente colocar pressão competitiva no operador de máquinas e no engenheiro, mas não vai substituir o operador de máquinas e o engenheiro que usam IA.”

Devemos explorar a tecnologia sempre guiados pelo nosso código de ética. Na prática isto significa começar por formar as pessoas em IA (adequando o nível de formação às competências das pessoas), promover o seu uso (através de projetos exploratórios) e modificar processos para assegurar um benefício duradouro”, acrescenta o responsável.

A Bosch disponibiliza atualmente mais de 40 cursos dedicados à IA cobrindo áreas tão abrangentes como logística das cadeias de fornecimento, programação de máquinas, valorização de dados industriais, liderança de equipas e resolução de problemas. A empresa criou uma plataforma de colaboração com IA, denominada Skill Hub, que “permite aos colaboradores potencializar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, gerir a carreira e, acima de tudo, participar em projetos e atividades com base nas suas capacidades, interesses e necessidades dos negócios”.

Na Monchique a IA é abordada sob uma perspetiva inovadora, encarando-a não como uma ameaça à substituição de postos de trabalho, mas como uma ferramenta que auxilia na adaptação a novas responsabilidades. “Estamos empenhados em investir em programas de formação para capacitar os nossos colaboradores na compreensão e utilização destas novas tecnologias. Não negligenciamos o esforço futuro de requalificação para aqueles cujas funções possam vir a ser mais automatizadas”, salienta o CEO da empresa.

Nos projetos em curso “priorizamos a inclusão de todas as partes interessadas para compreender de maneira abrangente as necessidades específicas de cada função, por forma a desenhar soluções mais eficazes. Estamos particularmente atentos ao surgimento de novas funções centradas no desenvolvimento, supervisão e otimização de sistemas de IA”, conclui.

*Artigo originalmente publicado na edição 419

Sobre o autorRita Gonçalves

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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