Deolinda Silva, PortugalFoods, entrevista ao Hipersuper, Frame It
Participação de grande impacto em termos de novos contactos e negócio futuro
Por Deolinda Silva, diretora-executiva da PortugalFoods
![Hipersuper](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/hiper_user-120x120.png)
Hipersuper
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Por Deolinda Silva, diretora-executiva da PortugalFoods
A Alimentaria Barcelona é o principal evento ibérico, dedicado à promoção de negócio no setor alimentar e das bebidas e um dos principais no mundo.
Ao longo dos anos, a PortugalFoods tem marcado presença neste evento, através de uma colaboração muito estreita com a organização e com um conjunto de empresas exportadoras de diversas categorias de produto.
É um evento que tem o seu espaço fixo no calendário de ações da PortugalFoods, sempre com a máxima adesão por parte das empresas, o que nos permite fazer um balanço muito positivo desta organização. Este ano a presença terá cerca de 20 empresas de áreas tão diversas como queijo, café, massas, gelados, arroz, refeições congeladas, frutos secos. Estará também presente, uma empresa de embalagem e uma empresa de serviços na área da análise sensorial e podemos também destacar a organização conjunta com a Invest Madeira que trará à Alimentaria, 4 empresas que mostram a qualidade dos produtos alimentares e de bebidas produzidos nesta ilha.
As exportações do setor têm crescido a um bom ritmo nos últimos 15 anos, tendo fechado 2023 com um valor de cerca 9,2 mil milhões de euros, que representam um aumento de cerca 8% relativamente a 2022. Não podemos esquecer que Espanha representa cerca de 40% do total das exportações (3,7 mil milhões de euros) e apesar da Alimentaria ser uma feira onde marcam presença compradores de muitos países, com destaque para os da América Latina e Europa, visitam este evento grande parte dos retalhistas, grossistas, distribuidores e compradores espanhóis, sendo assim um importante ponto de encontro das empresas com os potenciais compradores do país vizinho. Analisando os produtos mais exportados para Espanha, podemos destacar o azeite (sobretudo a granel), peixes, crustáceos e moluscos, frutas, conservas de peixe, vinho, …
Este é também um evento que destaca a inovação, através do Alimentaria Hub, que paralelamente à feira promove seminários e apresentações sobre temáticas importantes para o setor, assim como promove os prémios de inovação de produtos, para a indústria, retalho e distribuição.
A indústria alimentar e de bebidas tem tido uma evolução excecional em termos de inovação. O setor é hoje reconhecidamente moderno e competitivo e a inovação é um dos fatores que mais contribui para esta transformação.
As empresas que acompanham a evolução do mercado e do comportamento do consumidor, têm mais potencial de vencer nos mercados externos e aumentar as suas exportações.
A PortugalFoods é uma entidade agregadora e que constitui um ecossistema colaborativo. É esta dinâmica que permite que se criem sinergias que são potenciadoras de mais inovação no setor.
Na Alimentaria as empresas portuguesas irão apresentar-se, como sempre, com uma imagem de qualidade e com novos produtos, pelo que se espera uma participação de grande impacto em termos de novos contactos e negócio futuro. H