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Auchan apresenta cerveja feita com sobras de pão para combater desperdício alimentar

A Auchan lançou o desafio e a Cerveja Barona, fabricante de cerveja artesanal do Alentejo, criou a Talego que já salvou 30kg de pão. Esta inovação alimentar já chegou às lojas Auchan.

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Auchan apresenta cerveja feita com sobras de pão para combater desperdício alimentar

A Auchan lançou o desafio e a Cerveja Barona, fabricante de cerveja artesanal do Alentejo, criou a Talego que já salvou 30kg de pão. Esta inovação alimentar já chegou às lojas Auchan.

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A Auchan e a Cerveja Barona acabam de apresentar o mais recente produto que pretende combater o desperdício alimentar: a Cerveja Talego que utiliza, na sua confeção, sobras de pão que já não seria comercializado pela retalhista.

A fabricante de cerveja artesanal do Alentejo, desafiada pela Auchan, criou a Talego – Bread IPA, uma cerveja única que já salvou 30kg de pão.

O nome desta cerveja vem dar destaque ao saco tradicional, feito à mão com retalhos de tecido, utilizado para transportar pão – o talego –, simbolizando a harmonia entre a tradição e a inovação.  Com o estilo English India Pale Ale, a Talego – Bread IPA celebra a riqueza da terra alentejana e a determinação de um povo que nunca desistiu das suas crenças.
No rótulo está presente um QR Code que permite aos clientes aceder à página Auchan&Eu, onde é explicada a toda a temática da redução do desperdício alimentar.

Esta inovação alimentar já chegou às lojas Auchan e vai estar em destaque no palco do Future Taste até 30 de junho, passando depois a estar disponível no corredor das cervejas e bebidas e na loja online .

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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Pêra Doce Premium Branco é agora monocasta Antão Vaz

A gama de vinhos Pêra Doce é composta, atualmente, por oito referências – colheita branco, rosé e tinto, reserva branco e tinto, premium branco (Antão Vaz) e tinto, e o Edição Especial.

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O novo vinho da marca Pêra Doce, chegou às lojas Continente com a particularidade de ser produzido apenas com a casta Antão Vaz.

“De perfil aromático limpo e cativante, com notas de fruta de polpa branca e tropical. A sua frescura e caráter frutado são complementados por uma estrutura e acidez médias, resultando num vinho elegante e com um final bastante agradável. Possui um teor alcoólico de 13%, tornando-o uma escolha equilibrada e versátil para diversas ocasiões”, apresenta a Parras Wines, grupo produtor do Pêra Doce.

A gama de vinhos Pêra Doce é composta, atualmente, por oito referências – colheita branco, rosé e tinto, reserva branco e tinto, premium branco (Antão Vaz) e tinto, e o Edição Especial. Para alem da venda em exclusivo nas lojas Continente, chega aos mercados externos, com Cabo Verde, Brasil e Estados Unidos como principais destinos de exportação.

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Ciclo de “Cinema na Vinha” de regresso com 21 sessões de cinema

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Ciclo de “Cinema na Vinha” integra provas de diferentes perfis de Vinhos Verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da Região, entre outras actividades de enoturismo preparadas em cada local.

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Durante os meses de Julho e de Agosto, o Ciclo de “Cinema na Vinha” regressa com 21 sessões de cinema que se dividem entre os jardins da Casa dos Vinhos Verdes, no Porto, e as vinhas de mais de uma dezena de quintas de produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Com curadoria de Paulo Cunha e de Tiago Fernandes, a edição de 2024 é dedicada ao tema “50 anos de Liberdade”, num convite à reflexão sobre os valores sociais e ao poder transformador da liberdade, através de uma programação que integra filmes de diversas latitudes e diferentes géneros. “Esta é uma programação cuidadosamente pensada para celebrar a liberdade, a solidariedade e o poder transformador do cinema”, destacam os curadores.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o Ciclo de “Cinema na Vinha” integra provas de diferentes perfis de Vinhos Verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da Região, entre outras actividades de enoturismo preparadas em cada local.

Para Dora Simões, “temos uma procura muito significativa de diferentes públicos, que se dividem entre as sessões nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes e os vários produtores aderentes, experimentando a oferta enoturística e descobrindo mais sobre a Região Demarcada”.

“No ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, quisemos também que o cinema fosse o ponto de partida para uma celebração das diferentes formas de liberdade e uma viagem por realidades culturais distintas. Se o vinho é um elemento agregador, quando associado à arte, deve promover novos diálogos”, refere a Presidente da Direcção da CVRVV.

As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis em www.vinhoverde.pt ou através dos contactos de cada espaço aderente.

A partir das 20h45, a Casa dos Vinhos Verdes abre as portas e recebe os participantes nos jardins com vista para o rio com provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis, desde os mais leves e frescos aos Vinhos Verdes mais intensos, estruturados e de guarda. Nas noites quentes, os sorvetes de Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso apresentam os aromas e sabores daquelas castas da Região num formato fresco criado pelo Chef António Vieira.

Com inscrição obrigatória, as sessões incluem as provas de Vinhos Verdes, a oferta de um sorvete e a sessão de cinema.

Até ao final de Agosto, há uma dezena de filmes para ver:

04 de Julho | O meu belo sol interior (Claire Denis, 2017)
10 de Julho | Retrato da rapariga em chamas (Céline Sciamma, 2019)
11 de Julho | Querido Diário (Nanni Moretti, 1993)
17 de Julho | The Florida Projects (Sean Baker, 2017)
18 de Julho | Chucking Express (Wong Kar-Way, 1994)
24 de Julho | O movimento das coisas (Manuel Serra, 1985)
25 de Julho | A Sala de Professores, IIker Çatak, 2023)
31 de Julho | O Mal não está aqui (Ryûsuke Hamaguchi, 2024)
1 de Agosto | Do fundo do coração (Francis Ford Coppola, 1981)

Entre vinhedos e adegas, são 11 os produtores da Região que recebem as sessões de cinema integradas no Ciclo e que preparam programas de enoturismo para receber os visitantes. Os bilhetes para as sessões devem ser adquiridos através de contactos directos com as quintas e garantem provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis em função da geografia:

06 de Julho | Quinta de Santa Cristina | O último autocarro (Gilles MacKinnon, 2021)
12 de Julho | Quinta dos Encados | O meu burro, o meu amante e eu (Caroline Vignal, 2020)
13 de Julho | Quintas de Melgaço | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014)
19 de Julho | Adega Edmun do Val | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014)
20 de Julho | Quinta da Raza | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014
26 de Julho | Adega de Ponte de Lima | O último autocarro (Gilies MacKinnon, 2021)
27 de Julho | Quinta da Aveleda | O último autocarro (Gilies MacKinnon, 2021)
02 de Agosto | Casa da Tojeira | Há Festa na Aldeia (Jaques Tati, 1949)
03 de Agosto | Monverde Wine Experience Hotel | O nosso último Verão na Escócia (Andy Hamilton, Guy Jenkin, 2014)
09 de Agosto | Quinta das Arcas | Há Festa na Aldeia (Jaques Tati, 1949)
10 de Agosto | Quinta de Lourosa | Liberdade (Clara Roquet, 2021)

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Plano Estratégico da ViniPortugal define EUA, Canadá e Brasil como mercados-chave

O Plano Estratégico 2024-20300, que a Assembleia Geral da ViniPortugal aprovou a 26 de junho, aponta ainda uma meta ambiciosa: a de 1.200 milhões de euros em exportações do setor até 2030.

Estados Unidos da América, Canadá e Brasil são os três mercados-chave para a ViniPortugal, organização interprofissional promotora da qualidade e a excelência dos vinhos portugueses no estrangeiro e gestora da marca ‘Wines of Portugal’. As três geografias foram definidas pelos associados no âmbito do plano Estratégico de 2024-2030 da ViniPortugal.

O documento, que a Assembleia Geral da ViniPortugal aprovou a 26 de junho, aponta ainda a meta de 1.200 milhões de euros em exportações do setor até 2030. E vai focar o investimento em 14 destinos, “incluindo novos mercados como os Países Baixos e Luxemburgo, enquanto deixará de investir em geografias como México, Angola e Noruega, entre outros países”, avançou ao Hipersuper o presidente da ViniPortugal.

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal

“A meta estabelecida no Plano Estratégico 2024-2030, aprovado pelos associados, é de 1.200 milhões de euros em exportações de vinhos portugueses. Para além disso, é considerado mais importante manter o crescimento do preço médio dos vinhos, com o objetivo de atingir 3,19 euros por litro em 2030, visando trazer sustentabilidade económica ao setor”, sublinhou Frederico Falcão.

 Para atingir essa meta nos mercados externos, Frederico Falcão diz que o desafio passa por aumentar a eficiência das ações de promoção da marca Wines of Portugal nos vários mercados, para valorizá-la, “levando ao aumento das exportações de forma a atingirmos os valores estabelecidos como objetivo”.

O responsável defendeu que a ViniPortugal tem sido “a locomotiva do setor” num processo de crescimento internacional visível, “com crescimentos sistemáticos de valor e preço médio”. Referiu, entretanto, que a execução do plano está diretamente relacionada “com a capacidade da ViniPortugal interiorizar quais são os principais objetivos estratégicos: identidade, união, capacitação e responsabilidade”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Terracota Branco chega ao mercado com o objetivo de mostrar que “as fronteiras vínicas são apenas linhas imaginárias”

O Terracota branco, um vinho “sem regras” e sem um “modus operandi definido”, que faz jus ao lema da empresa produtora, a No Rules Wines, acaba de chegar ao mercado […]

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O Terracota branco, um vinho “sem regras” e sem um “modus operandi definido”, que faz jus ao lema da empresa produtora, a No Rules Wines, acaba de chegar ao mercado com o objetivo de mostrar que “as fronteiras vínicas são apenas linhas imaginárias” e que é possível fazer-se no Dão um vinho, sob a certificação IGP Terras do Dão, com recurso a um material invulgar na região, as talhas, maioritariamente utilizadas na região do Alentejo.

Oriundo de duas vinhas velhas da sub-região da Serra da Estrela, situadas em Lagarinhos, a uma cota de 490 metros, e em Rio Torto, a 450 metros, este vinho resulta de um blend, onde reina o Bical, o Arinto do Interior e o Fernão Pires. “Neste local, encontramos um perfil de fruta complexo e uma «raiz» de acidez fresca que nos permite construir um vinho linear, ao qual acrescentamos, no processo de curtimenta e maturação em barro, várias camadas de sabor e textura”, sublinha o enólogo Tiago Macena.

Ao mercado, chegam 1300 unidades deste Terracota branco estando já disponível em alguns restaurantes em Lisboa, Porto e Algarve.

Este vinho resultou de um processo de vindima manual e transporte de uvas, em caixas de 15 quilos para a adega da No Rules Wines, em Nelas, em setembro de 2022. No local, as uvas foram “desengaçadas” e encheram-se duas talhas e uma tarefa, isto é, uma talha mais pequena que serve “para o atesto posterior à fermentação das talhas maiores”, acrescenta Tiago Macena.

Segundo explica, a fermentação decorreu durante cerca de duas semanas, com “leveduras nativas e sem controlo de temperatura”. Volvidos cerca de dois meses, a equipa de enologia decidiu proceder à “remoção do vinho novo das películas, loteou os vinhos das duas talhas, aproveitando, apenas, o vinho lágrima saído da prensa” e colocou-o em estágio de barro por mais quatro meses.

Deste processo resultaram cerca de 1000 litros de vinho, que, posteriormente, foi depositado em barricas. O objetivo foi “afinar as arestas soltas que lhe sentimos” durante mais três meses, completa o enólogo, até conseguirem atingir a simbiose perfeita entre “a junção do granito das uvas ao barro da talha”, o que resultou num “vinho único”, com engarrafamento realizado no verão passado.

Há cerca de 11 meses em garrafa, o Terracota branco encontra-se “num excelente momento de consumo”. O ideal é que seja bebido entre os 12 e os 14ºC, num “copo largo que permita uma expressão total da sua complexidade”, acompanhando bem com pratos de forno, queijos maturados e/ou carnes grelhadas.

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Quinta de Chocapalha apresenta nova imagem para homenagear a tradição

O mês de julho assinala a chegada ao mercado do Quinta de Chocapalha Branco 2023 e do Quinta de Chocapalha Tinto 2020, ambos com nova imagem e criação da enóloga Sandra Tavares da Silva.

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Com o intuito de celebrar a tradição, o sentido de antiguidade e a importância da família, os vinhos Quinta de Chocapalha Tinto 2020 e Quinta de Chocapalha Branco 2023 surgem agora no mercado com uma nova imagem. Rótulos que espelham o legado histórico da propriedade de onde as referências são provenientes e ainda os laços familiares que estão na sua origem, sublinha a Quinta de Chocapalha em comunicado.

Os novos rótulos têm a assinatura da designer Rita Rivotti. O alpendre da casa oitocentista surge desenhado a preto e branco, e em destaque – local de eleição na propriedade, foi (e é) palco de grandes celebrações familiares, dos casamentos e batizados, aos encontros com os amigos de sempre, acrescenta.

A arquitetura tão característica da Quinta de Chocapalha está retratada ao detalhe nesta nova rotulagem, seja pelo tradicional telhado em tijoleira, seja pelas ombreias de madeira da porta e das janelas, sem descurar a vegetação que envolve a propriedade. Destaque para a árvore, Pérsea Indica, com mais de 300 anos, cuja altura e robustez projeta uma delicada sombra que refresca a varanda. Sendo a Padroeira da Quinta de Chocapalha a Nossa Senhora da Conceição, a mesma está presente num painel de azulejos tão antigo quanto a casa, datada de 1875.

O tracejado a preto e branco do rótulo pretende conciliar o antigo e o moderno, retratar o passado e projetar o futuro. A acompanhar a imagem, também a garrafa sofreu alterações: agora mais tradicional e mais baixa, tal como o estilo usado aquando do início da produção de vinho em Chocapalha.

Além do rebranding que a Quinta de Chocapalha está a fazer em todos os rótulos da gama de vinhos de Quinta, o logotipo da empresa familiar também surge com uma novidade. Este passou a fazer referência ao ano de 1875, data associada à construção da casa na Quinta de Chocapalha, onde hoje reside a família Tavares da Silva, reforçando a história e o espírito de tradição do projeto.

O mês de julho assinala, assim, a chegada ao mercado do Quinta de Chocapalha Branco 2023 e do Quinta de Chocapalha Tinto 2020, ambos já com a nova imagem, ambos criação da enóloga Sandra Tavares da Silva. Se o branco resulta do equilíbrio entre as castas Viosinho, Arinto e Verdelho, o tinto é um blend de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Castelão, Alicante Bouschet e Touriga Franca. O primeiro apresenta uma cor brilhante e intensa, com um nariz marcado por notas cítricas, florais e ainda de lichias, características que se refletem num vinho marcadamente fresco, com uma acidez interessante e um final de boca persistente. Já o segundo, lote de todas as castas autóctones, evidencia uma tonalidade violeta, com notas a fruta preta madura e especiarias mescladas com apontamentos florais – na boca, mostra-se elegante e fresco, com um final longo e elegante.

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