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Indústria alimentar e das bebidas exportou 3.345 milhões de euros nos primeiros cinco meses

As exportações da indústria alimentar e das bebidas cresceram 10,64% de janeiro a maio deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, informa o INE.

Ana Grácio Pinto
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Indústria alimentar e das bebidas exportou 3.345 milhões de euros nos primeiros cinco meses

As exportações da indústria alimentar e das bebidas cresceram 10,64% de janeiro a maio deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023, informa o INE.

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Nos primeiros cinco meses de 2024 as exportações da indústria alimentar e das bebidas traduziram-se em vendas de €.345 milhões de euros, revelam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor representa um crescimento de 10,64% face a igual período de 2023, com a União Europeia a representar 2.241 milhões de euros.

“Os dados do INE permitem ainda perceber que nos primeiros cinco meses de 2024, e por comparação a igual período homologo de 2023, há uma variação de 14,81% ao nível das exportações para os 27 Estados-membros”, refere um comunicado divulgado pela FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares)

Outro dado a destacar refere-se às exportações para países fora da União Europeia, que haviam decrescido no primeiro trimestre do ano por comparação a igual período de 2023, e começam “a revelar alguma pujança”.

No global dos primeiros cinco meses de 2024 as vendas alcançaram 1.104 milhões de euros, “ou seja um crescimento de 3,05% face a igual período do ano passado”, destaca a FIPA.

Défice decresceu

Ainda por comparação a igual período de 2023, o défice da balança comercial da indústria alimentar e das bebidas decreceu nos primeiros cinco meses do ano e situa-se agora em 7,27%.

“Os dados do INE revelam que a indústria alimentar e das bebidas está, uma vez mais, a responder às expetativas, mesmo quando tem de enfrentar situações complexas ao longo de toda a cadeia”, afirma o presidente da FIPA.

Jorge Tomás Henriques acrescenta que os próximos tempos “continuarão a ser marcados por uma elevada imprevisibilidade e muitos desafios à vida das empresas”, mas sublinha que “o espírito de cooperação e união em prol da competitividade e da sustentabilidade da indústria portuguesa agroalimentar irão marcar cada vez mais o futuro da economia nacional”.

A indústria alimentar e das bebidas é a indústria transformadora que mais contribui para a economia nacional, tanto em volume de negócios (22,4 mil milhões de euros) como em valor acrescentado bruto (3,8 mil milhões de euros).

É a indústria transformadora que mais empregos gera, sendo responsável por mais de 112 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos.

“Assume, simultaneamente, uma grande importância no desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente nas zonas do interior onde o setor situa as suas unidades industriais, e na afirmação do potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país”, destaca a FIPA.

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Wells abre nova loja com conceito de perfumaria e beleza no Bplanet Barreiro

Este espaço no Bplanet Barreiro é a 22ª loja Wells que recebe o conceito perfumaria e beleza.

tagsWell's

A Wells abre uma nova loja de beleza no Bplanet – Centro comercial & Retail Park, no Barreiro, a 22º loja Wells com conceito de perfumaria e beleza e, simultaneamente, a primeira a chegar a esta cidade, reunindo no mesmo espaço produtos de perfumaria, beleza, saúde, bebé e ótica.
Localizada junto à porta principal do centro comercial, a nova loja “oferece uma experiência de beleza única e reúne as melhores marcas dos três canais, Parafarmácia, Perfumaria e MassMarket, num ambiente diversificado e com um atendimento personalizado”. Além das marcas de dermocosmética e de parafarmácia habitualmente à venda nas lojas Wells, este espaço vai contar com grandes marcas de beleza como Carolina Herrera, Hugo Boss, Giorgio Armani, Ralph Lauren, Clinique, Clarins e Biotherm.
A loja conta com uma zona de marcas a preços WOW!. Destaca-se também a Mask Bar, dedicada a máscaras de rosto e corpo, e o Make-up Bar, um espaço dedicado ao aconselhamento personalizado e experimentação de produto de maquilhagem das já reconhecidas marcas Maybelline, Wibo, Flormar, Catrice, Essence, Nyx e L’Oreal Paris.
Este espaço estará aberto de domingo a quinta-feira, das 10 às 22 horas, e sextas-feiras, sábados e feriados, das 10 às 23 horas.

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PortugalFoods organiza missão empresarial à Colômbia

A PortugalFoods, em parceria com a Câmara de Comércio Portugal-Atântico Sul, está a organizar uma missão empresarial a Bogotá e Medellin, na Colômbia.

A missão empresaria vai decorrer de 16 a 22 de novembro deste ano e destina-se às empresas do setor agroalimentar nacional.

Organizada pela PortugalFoods, em parceria com a Câmara de Comércio Portugal-Atântico Sul, a missão vai realizar-se em Bogotá e Medellín.

“A Colômbia é um dos países mais dinâmicos da América Latina, contando com uma economia estável e com um acordo de livre-comércio com a União Europeia. É um mercado com grande potencial para o setor agroalimentar português, tendo vindo a registar uma subida clara no consumo de vinho e de alimentos importados”, destaca a PortugalFoods numa comunicado.

A iniciativa servirá para as empresas identificarem parceiros na distribuição e na importação para pontos de venda e, dessa forma, aumentarem a notoriedade e melhorarem o seu posicionamento naquele mercado sul-americano.

Segundo a PortugalFoods, as empresas participantes terão a oportunidade de efetuar um retail tour em Bogotá, de reunir com compradores em Bogotá e Medellín, bem como apoio e esclarecimento no âmbito do quadro regulatório, nomeadamente no registo dos produtos.

A informação sobre as condições de participação, o programa da missão e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da PortugalFoods.

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Exportação

Atividades internacionais e crescimento externo impulsionam negócios da Stef

O Grupo Stef registou um volume de negócios de 1185,9 milhões de euros no segundo trimestre de 2024.

As atividades internacionais e o crescimento externo continuam a impulsionar o s negócios da Stef que anuncia um volume de 1185,9 milhões de euros no segundo trimestre de 2024.

Segundo o Grupo dedicado aos serviços de transporte e logística de produtos alimentares sob temperatura controlada, este valor o que traduziu-se “num aumento de 7,7% (+2,8% numa base comparável)”.

As alterações de perímetro acrescentaram 53,3 milhões de euros ao volume de negócios do trimestre, principalmente nos Países Baixos e na Bélgica, revela ainda. O trimestre foi ainda marcado por uma grande disparidade na dinâmica das atividades em França, com os volumes movimentados pela atividade ‘Fluxo de produtos frescos’ a continuarem a ser afetados pelo fraco consumo alimentar e por tendências comerciais muito variáveis de mês para mês.

Já no âmbito das atividades internacionais, o Grupo Stef obteve resultados mais positivos, com Portugal a registar “um excelente crescimento do seu volume de negócios graças ao desenvolvimento contínuo da sua carteira de clientes”.

No mercado de Espanha, e após um primeiro trimestre “difícil”, as atividades da empresa voltaram a crescer por conta do aumento da carteira de clientes no mid-market.

Em Itália a multinacional da logística Itália continuou a registar um crescimento em todas as suas atividades, nomeadamente nos produtos congelados, e no Reino Unido recuperou “o seu dinamismo”.

“O volume de negócios semestral ascende a 2325,2 milhões de euros, em comparação com 2179,1 milhões de euros nos primeiros seis meses do exercício de 2023, ou seja, um aumento de 6,7% (2,5% numa base comparável e excluindo as vendas de mercadorias para a atividade Food Service)”, informa ainda o Grupo Stef.

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Alimentar

Danone com nova campanha

A pensar no contexto socioeconómico e nas dificuldades que as famílias vivem no verão, época de calor e novas experiências, a Danone que dar uma ajuda, aliando “às escolhas nutricionais […]

tagsDanone

A pensar no contexto socioeconómico e nas dificuldades que as famílias vivem no verão, época de calor e novas experiências, a Danone que dar uma ajuda, aliando “às escolhas nutricionais equilibradas, um empurrãozinho no equilíbrio do orçamento para férias”.

Com a campanha ‘Danone Dá Tudo’, que decorre até dia 12 de agosto, por cada compra mínima de 5 euros em todas as marcas Danone – Activia, Actimel, Danacol, Danone, Danonino, Dan’up, Corpos Danone, Yopro, Danet, Oikos, Blédina e Alpro – os consumidores estão habilitados a um prémio de 5.000 euros sorteado semanalmente.

A Danone informa em comunicado que para se habilitar aos prémios é preciso submeter os talões de compra na plataforma criada para o efeito.

 

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Foto: Facebook Bimi

Alimentar

Bimi lança campanha a comunicar que comer vegetais “não tem de ser aborrecido”

‘Brócolos, mas em Bom: Eleve o seu prato com Bimi’ é a nova campanha da marca, que este ano está ainda a patrocinar o concurso Chefe do Ano.

Com esta campanha, o Bimi quer comunicar que comer vegetais não tem de ser aborrecido e que este é um produto “doce, rápido de confecionar e 100% comestível”

‘Brócolos mas em Bom: Eleve o seu prato com Bimi’ inclui a divulgação de receitas no site e nas redes sociais e a colaboração de influencers e chefs “para mostrar que é fácil preparar pratos deliciosos com este vegetal inovador, comestível do caule ao florete”, refere a marca. Este ano, o Bimi é ainda um dos patrocinadores do concurso Chefe do Ano.

“O Bimi é um vegetal que eleva o prato em sabor, estética e originalidade. Queremos que todos cozinhem de uma forma rápida e simples pratos que elevam as refeições a um nível superior”, afirma Cari Plaza, communications manager da Sakata Ibérica, empresa que detém o Bimi.

A campanha do Bimi estará visível nas redes sociais da marca e nas principais cadeias de hiper e supermercados.

Em Portugal, a área de produção passou de 10 hectares em 2021 para 80 hectares, com uma produção anual que já ascende aos 80 mil quilos. Cerca de 65% do Bimi produzido em Portugal é exportado e tem o Reino Unido como principal destino, refere a Sakata Ibérica.

A marca tem como objetivo manter o crescimento de dois dígitos no mercado nacional e, ao mesmo tempo, diversificar as exportações para outros mercados internacionais, como França, Alemanha e Polónia.

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Bebidas

Quinta de Chocapalha certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola

A Quinta de Chocapalha acaba de ver as suas práticas de sustentabilidade reconhecidas ao ser certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola. Dos três níveis de sustentabilidade, obteve o nível A, o nível mais elevado, onde a percentagem da pontuação obtida é superior a 85%.

A Quinta de Chocapalha recebeu, na vinha e na adega, o mais alto nível de certificação. O Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola atribui três níveis de certificação que abordam todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 indicadores distintos, assentes em quatro domínios chave: ambiental, social, económico e gestão, e ainda melhoria contínuas.

A classificação A, de acordo com o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, foi atribuída tanto à vinha como à adega, o que vai permitir à empresa utilizar o respetivo selo na sua comunicação e em todos os seus produtos que tenham origem na vinha, bem como na rotulagem dos mesmos.

Para Sandra Tavares da Silva, enóloga e uma das proprietárias da Quinta de Chocapalha, esta distinção “é o reconhecimento de todo o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos, tanto na vinha como na adega. É o resultado do nosso compromisso para com a terra e com as pessoas. Sendo a Quinta de Chocapalha um projeto familiar, só nos faz sentido continuar a apostar numa empresa e agricultura sustentáveis, de modo a garantir a preservação deste património para as gerações futuras, zelando pela saúde e longevidade das vinhas.”.

Para obterem esta certificação, as empresas são avaliadas ao abrigo do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade relativamente à dimensão da totalidade da sua atividade em território nacional. Esta certificação baseia-se em auditorias realizadas por organismos de certificação acreditados. O objetivo desta certificação é a gestão sustentável do operador, obtendo este o direito de usar o selo nos produtos por si produzidos.

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(imagem de arquivo)

Logística

Comércio, hotelaria e logística são os setores que mais contratam este verão

O maior volume de contratações concentra-se nas cidades de Lisboa, Porto e Faro e os perfis técnicos são os mais solicitados.

Segundo um estudo do Eurofirms Group, é nos setores do comércio, nomeadamente no grande consumo e retail, da hotelaria e da logística que se verificam as maiores subidas no volume de contratações.

“O setor da construção apresenta também um aumento no seu volume de colaboradores durante estes meses, potenciado, por um lado, pela necessidade de mão de obra adicional para a construção ou reparação de infraestruturas em zonas turística”, indica ainda o estudo sobre as tendências de contratações nos meses de verão deste ano.

“O verão é por excelência um período onde a atividade turística aumenta exponencialmente, exercendo pressão sobre os setores que lhe dão suporte, e que em muito contribuem para o desenvolvimento da nossa economia e consequentemente para a dinamização do mercado laboral”, afirma o diretor de market intelligence do Eurofirms Group, Eloi Tarrés.

Lisboa, Porto e Faro são as cidades onde existe uma maior procura de profissionais para trabalharem durante os meses de verão, nos setores da hotelaria, comércio e logística.

Na hotelaria, além de Lisboa, Porto e Faro, o estudo do Eurofirms Group também destaca a procura em Setúbal, Vila Nova de Gaia, Braga, Leiria, Albufeira e Aveiro. Os perfis mais procurados são os de empregados de mesa, cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de limpeza, rececionistas e baristas.

Já no setor do comércio, Braga e Setúbal são a par de Lisboa, Porto e Faro as cidades que registam maior procura de trabalhadores. Os perfis mais requisitados são os de repositores, promotores, embaladores e operadores de caixa.

Na área da logística, Lisboa e Porto são as cidades com maior procura. Aveiro, Setúbal, Faro e Braga apresentam também uma forte procura. Neste setor, as vagas mais pretendidas são as de empregados de armazém, operadores logísticos, condutores de empilhadores e embaladores.

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Bebidas

Sogrape Impact Hack de volta

O Sogrape Impact Hack regressa ao Espaço Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, para reunir mentes “inovadoras e apaixonadas” numa plataforma aberta para a colaboração e resolução criativa de problemas.

O Sogrape Impact Hack, competição que desafia estudantes, aspirantes a empreendedores e entusiastas do vinho a desenvolver soluções inovadoras para reinventar a indústria vitivinícola, está de volta. Este ano, os participantes irão contribuir diretamente para as áreas de direct-to-consumer e enoturismo.

A competição terá início a 16 de setembro com uma sessão online, entre as 11 e as 16 horas, onde as equipas começarão o processo de ideação. O evento presencial, que este ano irá incluir atividades de prototipagem, ocorrerá a 19 de setembro das 08 às 20 horas, no qual os participantes terão 12 horas para transformar ideias em soluções concretas alavancando abordagens inovadoras em duas áreas-chave. A Sogrape sublinha em comunicado que as áreas direct-to-consumer e enoturismo são fundamentais para estabelecer relações significativas com os clientes e consumidores, e vê nesta competição uma oportunidade de envolver a comunidade na cocriação de um futuro mais positivo e sustentável.

Os três melhores projetos serão contemplados com prémios no valor de 1500, 1000 e 500 euros, ao qual se acrescentará um montante que será atribuído a ONG’s e os vencedores poderão ter ainda a oportunidade de implementar os seus conceitos. A primeira edição em 2023, que contou com mais de 100 participantes.

As inscrições estão abertas até 11 de setembro.

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Bebidas

Ode Winery com novo vinho 100% alvarinho

A adega localizada em Vila Chã de Ourique, no distrito de Santarém, acaba de lançar o seu mais recente vinho – o Ode Alvarinho.

A Ode Winery, em Vila Chã de Ourique, aumentou o seu portfólio para 12 referências, com o lançamento do novo Ode Alvarinho. É apresentado como um vinho de perfil gastronómico, com aromas cítricos e frutados, como ananás, lichia e lima, suportados por notas de tomilho-limão e ervas verdes.

“Estamos muito contentes por apresentar o Ode Alvarinho, um vinho que nos deu muito prazer produzir. Quando iniciámos o projeto vínico da Ode, detetámos algumas vinhas desta casta que estavam fragilizadas e precisavam de ser recuperadas. No primeiro ano, procurámos tratar e acompanhar a sua evolução, que foi notória, permitindo-nos produzir as 1500 garrafas que agora apresentamos, de qualidade excecional e que muito nos orgulha. Esperamos que as vinhas continuem a recuperar e que nos seja possível continuar a produzir mais e melhor Alvarinho no Tejo.”, sublinha Maria Vicente, enóloga da Ode Winery.

As uvas do Ode Alvarinho foram selecionadas e colhidas à mão e fermentadas e envelhecidas durante 5 meses em barricas de carvalho húngaro de 500 litros. O vinho apresenta um excelente potencial de envelhecimento em garrafa, continuando a ganhar complexidade nos próximos 10 anos.

Premiado, a nível internacional, com três medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy 2024, no Vinarium International Wine Contest e no Concours Mondial de Bruxelles, respetivamente, e uma de prata no International Wine Challenge, foi também já sido reconhecido no mercado nacional, conquistando o Grand Gold no Concurso Cidades do Vinho e Gold no XIV Concurso Vinhos do Tejo

Para assinalar o lançamento deste novo vinho, a 1 de agosto, Dia do Alvarinho, a Ode Winery estará com uma ação especial de apresentação em restaurantes e bares em diferentes localizações do país, dando aos clientes destes espaços a possibilidade de provar este vinho em primeira mão. Serão vários os locais ao abrigo desta iniciativa*, de norte a sul do país, como os restaurantes Hikadashi (Lisboa), Boubou’s (Lisboa), O Balcão (Santarém), o Pátio da Graça (Santarém), o Euskalduna (Porto), o MISTU (Porto), ou os bares Black Sheep (Lisboa), Imprensa (Lisboa) e o Bago Wine Bar (Faro).

O Ode Alvarinho junta-se às 11 referências Ode já disponíveis, os brancos Ode Semillon, Ode Viognier, Ode Fernão Pires, Ode Arinto, Ode Enóloga Arinto Fernão Pires; o Ode Rosé e os tintos Ode Touriga Nacional, Ode Quarteto, Ode Lagares Touriga Nacional, Ode Amphora Alicante Bouschet, Ode Única Touriga Nacional.

 

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Retalho

Volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 11% impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten

CEO do grupo Sonae destaca o desempenho da MC, que “reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português”. Volume de negócios da MC cresceu 7,8% em termos homólogos, impulsionado pelo desempenho do retalho alimentar e do segmento saúde, bem-estar e beleza.

A Sonae fecha os primeiros seis meses do ano com um resultado líquido de 75 milhões de euros, valor  que representa um crescimento de 14% face ao período homólogo.

No primeiro semestre de 2024, o volume de negócios consolidado aumentou 11,4% em termos homólogos, para 4,3 mil milhões de euros, impulsionado pelo crescimento da MC e da Worten e pela integração da nórdica Musti.

“MC reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português”

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, sublinha em comunicado que, durante os primeiros seis meses, “a MC reforçou a sua posição de liderança no exigente mercado de retalho alimentar português, demonstrando um inexcedível foco no cliente e uma forte capacidade de execução, tendo simultaneamente impulsionado o crescimento no segmento de saúde, beleza e bem-estar”. “A Worten reforçou com sucesso a sua quota de mercado no setor de retalho de eletrónica em Portugal, apresentando um crescimento acelerado do negócio de serviços e do e-commerce, apesar da elevada intensidade promocional no mercado” acrescenta.

Cláudia Azevedo lembra também que “o portefólio de centros comerciais da Sierra manteve um desempenho robusto, resultando num aumento significativo do valor dos seus ativos. A NOS continuou a crescer e a ganhar quota no mercado português de telecomunicações, tendo ainda concretizado mais uma operação de criação de valor relevante envolvendo a sua infraestrutura de rede móvel”.

“Este forte desempenho dos nossos principais negócios, aliado aos contributos dos mais recentes investimentos, resultou num aumento do volume de negócios consolidado de 11%, atingindo os 4,3 mil milhões de euros, e num crescimento do EBITDA consolidado de 18% para os 410 milhões de euros no 1S24”, enaltece.

“Mantenho plena confiança na nossa capacidade de impulsionar a inovação e o crescimento para melhorar as condições de vida de um número crescente de famílias nas várias geografias onde operamos”

No primeiro semestre de 2024, a Sonae prosseguiu com a sua estratégia de gestão de portefólio, tendo concretizado aquisições e parcerias que reforçam a internacionalização do Grupo, enquanto aumentou o forte investimento no desenvolvimento dos seus negócios em Portugal.

Durante o primeiro trimestre de 2024, o consórcio liderado pela Sonae garantiu o controlo da Musti ao adquirir cerca de 81% do seu capital social, num investimento total de cerca de 700M€. No segundo trimestre, a Sparkfood, subsidiária da Sonae, concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% na BCF Life Sciences, por 160,5M€. Já em julho, a MC fechou a transação para a combinação da Druni e da Arenal, criando o líder de mercado espanhol no segmento de saúde, beleza e bem-estar.

A MC abriu 15 lojas no segundo trimestre, elevando o total para 43 no primeiro semestre, incluindo 10 novas lojas de proximidade Continente Bom Dia. Em termos de capex, a MC investiu 123M€ neste semestre (+8% em termos homólogos), valor que inclui o investimento no parque de lojas e melhorias contínuas nas plataformas informáticas e logísticas.

Foram meses marcados por um forte investimento: o investimento consolidado superou 1,3 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, com expansão orgânica dos negócios e aquisições, tendo triplicado no semestre para um valor recorde de 966M€.

“Desde o início do ano, a Sonae deu passos significativos nos seus esforços de crescimento e de internacionalização, investindo mais de mil milhões de euros em três novos negócios. No setor do retalho, expandimos o nosso portefólio para o segmento de animais de estimação nos países nórdicos através do investimento de controlo na Musti e, já no terceiro trimestre, a MC concluiu a fusão entre a Arenal e a Druni, criando o líder de mercado no segmento de saúde, beleza e bem-estar na Península Ibérica. No setor da inovação alimentar, a Sparkfood concluiu a aquisição de uma participação maioritária na BCF Life Sciences, em França, dando mais um passo importante no desenvolvimento desta nova unidade de negócio”, sublinha Cláudia Azevedo.

“À entrada para o segundo semestre do ano, mantenho plena confiança na nossa capacidade de impulsionar a inovação e o crescimento para melhorar as condições de vida de um número crescente de famílias nas várias geografias onde operamos. Continuaremos a apoiar as nossas pessoas e as nossas empresas, garantindo que dispõem dos recursos necessários para melhorar o seu desempenho atual, investindo simultaneamente no futuro para assegurar a criação valor de longo prazo para todos os nossos stakeholders.”, conclui.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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