Staples alerta para a sobrecarga de horários das crianças
“Tu És Capaz” é a assinatura da campanha de Regresso às Aulas da Staples que conta com os artistas Fernando Daniel, Sara Correia e Bispo e ainda três crianças vencedoras do casting realizado pela marca.
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A campanha de Regresso às Aulas da Staples, decorre até 26 de setembro, e este ano a marca quer chamar a atenção para o facto de, hoje em dia, as crianças terem o tempo demasiado ocupado, numa corrida pela produtividade e pelo mérito, que sufoca o tempo livre e a liberdade para pensar e escolher o seu próprio caminho.
“Tu És Capaz” é a assinatura da campanha, uma ideia com conteúdo criativo da própria marca, que aborda um tema premente: a sobrecarga de horários das crianças, que muitas vezes passam mais de 9 horas na escola/ATL, com aulas e atividades extracurriculares. A intenção dos pais em proporcionar uma vida rica e estimulante aos filhos é louvável, e muitas vezes decorrente dos seus próprios horários laborais, mas que pode ter como reverso a exposição das crianças a riscos para a sua saúde física e mental, sublinha a marca em comunicado.
A maratona pelo mérito está a atropelar a individualidade e autonomia das nossas crianças? Onde está o tempo e espaço para apenas brincar e descansar? Se pudessem escolher o que gostam realmente de fazer, seriam mais felizes? São reflexões que a Staples desafia todos a fazerem, focando-se em dois ângulos – o que as crianças sentem e o que têm a dizer, mas também dar voz aos pais/tutores e ao seu papel nesta realidade.
E por a Staples acreditar que tem um papel importante na educação das crianças e jovens tem trazido temáticas relevantes no universo escolar e familiar. Como tal, escolhe rostos conhecidos, transversais ao seu público, que se envolvam e tragam um pouco das suas histórias e valores para a campanha.
Assim, a Staples convidou os artistas Fernando Daniel, Sara Correia e Bispo, para criarem o tema original “Tu És Capaz” em parceria com a Universal Music, juntando três estilos musicais muito diferentes, unidos pela mesma causa. A música e o videoclip espelham o propósito da campanha, e acabam por revelar um diálogo entre crianças e pais, dando luz aos pontos de vista de ambas as partes. Também fazem parte do videoclip as três crianças, não agenciadas, vencedoras do casting promovido pela marca.
O Casting Staples decorreu em abril e convidou as crianças a fazerem parte da campanha deste ano, pela voz de Fernando Daniel e, dessa forma, filmarem ao lado do próprio. A iniciativa, que segundo a Staples contou com milhares de participações, teve como vencedores a Eva, a Isabela e o Francisco, que são agora estrelas no videoclip.
A campanha termina em festa, num espetáculo no Coliseu do Porto no dia 28 de setembro num momento de animação com teatro musical infantil, DJs e um concerto único, com um alinhamento especial feito de propósito pelos 3 artistas para o evento da marca. A entrada é gratuita e limitada às primeiras 3 mil inscrições em staples.pt.
Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples, sublinha que “é fundamental permitir que as crianças tenham tempo e espaço para se conhecerem e se descobrirem. A nossa campanha ‘#TuEsCapaz’ visa inspirar crianças, jovens, pais e educadores a valorizarem o tempo para aprender, para formar e educar, mas também para brincar, para se divertir, ou simplesmente descansar. Acima de tudo terem espaço para provar que são capazes de escolherem o que mais gostam, no meio deste ritmo desenfreado pela produtividade e pelo mérito, que a sociedade moderna nos impõe”.
Um dos pilares estratégicos da campanha é a responsabilidade social e a sustentabilidade. Este ano a Staples, parceira do Programa Make-A-Wish Vai À Escola, junta-se à Make-A-Wish Portugal para apelar ao contributo de todos com o donativo de 1€ para ajudar a Make-A-Wish a realizar os desejos de crianças e jovens gravemente doentes.
Do ponto de vista de sustentabilidade, para além da gama crescente de produtos amigos do ambiente na oferta comercial da marca, o Canetão da Staples vai voltar à Escola apelando à reciclagem de canetas, marcadores, colas e similares. A marca vai oferecer 100 Canetões às primeiras escolas que se inscrevam em staples.pt, de forma gratuita e ainda premiá-las com 50€ de saldo em Cartão Staples.