Talent investe 10 mil euros para vender online peixe fresco do Atlântico
O negócio tem como público-alvo famílias numerosas de classes sociais altas, que apostam numa alimentação saudável e para as quais o preço não é a principal preocupação
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A loja electrónica “Peixe do Mar” promete vender o melhor peixe fresco do Oceano Atlântico a preços idênticos aos praticados pelas grandes superfícies.
O projecto da Talent Capital, empresa do Grupo Inovation Capital, saiu da cabeça de Jorge Carrilho, CEO desta empresa especializada em e-commerce e marketing digital que decidiu aventurar-se na abertura de lojas próprias na Internet para testar os conhecimentos adquiridos nos projectos de consultadoria às empresas.
Inspirado num caso de sucesso nos EUA, o projecto não é inédito – há pelo menos duas empresas que entregam peixe ao domícilio na área da Grande Lisboa – mas é inovador na forma de trabalhar. A Talent recusa-se a fazer stock de peixe. Os produtos, adquiridos na madrugada do dia da entrega ao cliente, nas lotas de Peniche, Setúbal e Sesimbra, são comprados à medida das encomendas.
Também o packaging foi concebido exclusivamente para este projecto. “Depois de preparado de acordo com as indicações do cliente, o peixe é embalado individualmente e colocado numa caixa de esferovite isotérmica com gelo no interior que garante a temperatura ideal durante 24 horas, sem libertação de cheiros ou líquidos”, explica ao Hipersuper Nuno Mendes, Business Manager da Talent Capital.
Parceria com peixeiro
O comércio de peixe requer alguns conhecimentos. Para garantir a qualidade do pescado, a Talent estabeleceu uma parceria com a Peixinhos da Horta, pequena empresa com muitos clientes na área da restauração. Constituída apenas por um casal, um é especialista na compra e o outro domina as técnicas da amanha do peixe. A distribuição, essa, está a cargo de uma empresa de transporte especializada. No Inverno as entregas são feitas à sexta-feira para encomendas submetidas até às 18h do dia anterior. No Verão, as entregas são também feitas à quarta-feira. “Vende-se cinco vezes mais peixe no tempo quente”, revela Nuno Mendes.
Com um investimento de 10 mil euros, o negócio tem como público-alvo famílias numerosas de classes sociais altas, que apostam numa alimentação saudável e para as quais o preço dos produtos não é a principal preocupação. “O nosso peixe não é mais caro do que o vendido nas grandes superfícies mas a entrega tem um custo de 6,00 euros. Logo, não faz sentido encomendar uma unidade de peixe. O valor médio de encomendas é de 50,00 euros”.
Com uma carteira de 100 clientes, a “Peixe do Mar” recebe cerca de 80 encomendas por mês e estima triplicar a cifra no início da Primavera. “O crescimento deste negócio é lento. Não se trata de um produto sexy na adesão. Temos de fidelizar os consumidores para que aconselhem a compra aos amigos e familiares”.
A garoupa é o best-seller da loja que está online desde Outubro do ano passado, com o domínio peixedomar.com.