Emergentes desenham estratégias de mobilidade para aumentar receita
Maioria dos CIO e executivos de TI acreditam que a mobilidade vai impactar os negócios tanto ou mais do que a Internet nos anos 90
Rita Gonçalves
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Os líderes das empresas dos mercados emergentes que pretendem apostar na mobilidade estão a transformar a mobilidade numa prioridade máxima e a investir mais tempo na concretização deste objectivo dos que os seus congéneres dos mercados maduros.
O estudo global Accenture 2012 CIO Mobility Survey revela que dois terços (67%) dos CIO e executivos de TI acreditam que a mobilidade vai impactar os negócios tanto ou mais do que a Internet nos anos 90.
A pesquisa concluiu que os líderes do mercados emergentes alocariam 94% do orçamento disponível este ano em investimento na área de mobilidade contra 35% nos mercados maduros.
A investigação da Accenture apurou ainda que 48% dos inquiridos nos mercados emergentes possuem uma estratégia de mobilidade amplamente desenvolvida, enquanto apenas 12% dos inquiridos nos mercados maduros têm semelhante estratégia.
Dan Lauderback, líder global da área de Mobility Services da Accenture, explica que ainda se vêem muitos CIO “a debater-se com a proliferação de dispositivos e aplicações desenvolvidas pelos colaboradores, e muitos parecem ainda estar na fase de descoberta relativamente às oportunidades que as soluções de mobilidade apresentam. A mobilidade não é uma simples extensão do actual legado dos sistemas informáticos, é uma forma completamente nova de fazer negócio”.
Neste mercado dinâmico, os executivos de TI e os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações têm vários planos para gerar receita. Na área empresarial, 42% dos responsáveis de TI indicaram querer melhorar a prestação de serviço ao cliente através do acesso directo às bases de dados corporativas, aos dados de negócio relevantes e ao processamento imediato de transacções. Os responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações citaram os downloads (41%), as compras através de aplicações (29%), a publicidade tradicional (24%) e as subscrições (20%), como formas de rentabilizar as aplicações de consumo.