José Paulo Duarte, presidente do Grupo Paulo Duarte
Paulo Duarte: “Fecham empresas de transporte todos os dias”
Apesar de muitas empresas do sector do transporte estarem a encerrar portas, o grupo Paulo Duarte está a crescer. Saiba como.
Rita Gonçalves
Salesforce investe em formações gratuitas em IA
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Entrevista a José Paulo Duarte, Presidente Grupo Paulo Duarte
Apesar de muitas empresas do sector do transporte estarem a encerrar portas, o grupo Paulo Duarte está a crescer. Saiba como.
Como correu o primeiro semestre do ano?
A Transportes Paulo Duarte registou um crescimento na ordem dos seis por cento no primeiro semestre do ano. Apesar das dificuldades de cobrança, pois a banca continua a retirar dinheiro da economia real, a empresa continua a crescer, o que na actual conjuntura económica é extremamente positivo.
Quais as expectativas até ao final do ano?
As expectativas não são as mais animadoras. Acreditamos que o mercado se irá concentrar devido ao encerramento de várias empresas e os volumes a transportar registarão uma queda, como reflexo da falta de consumo no país.
Apesar disso, encontramo-nos focados no negócio, na conquista de novos clientes e na detecção de oportunidades, sempre com vista a um crescimento regular e sustentado do negócio.
Quais as áreas de actividade da empresa mais afectadas pela crise?
A distribuição de combustíveis e distribuição, sem dúvida.
E quais as que melhor têm dado a volta aos problemas da nossa economia?
Neste momento, não se têm visto muitas áreas do transporte a crescer, sendo que as que crescem conseguem-no apenas por concentração de empresas. Efectivamente, deparamo-nos com uma realidade em que todos os dias fecham empresas de transportes, devido sobretudo aos elevados custos, tanto de gasóleo como financeiros. Apesar disso, acreditamos que a crise deve e tem de ser um pretexto para encontrarmos alternativas para dinamizar o nosso negócio e é exactamente isso que estamos a fazer. Além da aposta no mercado nacional, a internacionalização – através da expansão para novos mercados – está sempre bem presente na essência da Transportes Paulo Duarte.
O que têm feito para dinamizar o negócio em Portugal?
A Transportes Paulo Duarte tem apostado em negócios que actuam em nichos de mercado e no fornecimento de serviços de valor acrescentado aos clientes, como controlo da sua actividade de transportes.
Quais os objectivos delineados até 2013?
Os objectivos até ao final de 2012 e para o ano de 2013 estão bem definidos: manter os resultados registados até aqui. Apesar da actual conjuntura não nos levar a perspectivar resultados tão positivos como gostaríamos, a Transportes Paulo Duarte procurará encontrar oportunidades de crescimento. É importante focar que a expansão internacional, como referido, é um factor muito importante. Neste campo, refira-se a entrada recente em Moçambique, uma operação que envolve parceiros nacionais e locais e que é fruto de um investimento de meio milhão de euros.
Qual a facturação da empresa no ano passado e quais as estimativas para este ano?
Em 2011, a Transportes Paulo Duarte facturou 38 milhões de euros. Relativamente a 2012, o primeiro semestre de 2012 registou, como referido, um crescimento de seis por cento. Estes valores, apesar da actual conjuntura, fazem com que a empresa encare os próximos três meses com expectativa num fecho de ano positivo. O facto da empresa ter ganho recentemente o concurso para o transporte de químicos da Solvay é também muito relevante, uma vez que a conquista de novos clientes é sempre um importante para a Transportes Paulo Duarte.