Preços do Jumbo são em média 11% mais baratos
Na morada certa, os consumidores podem poupar €350 por ano, segundo um estudo da Deco Proteste
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Ferbar lança nova marmelada de receita caseira sem conservantes
Missão Continente distribuiu mais de 7,6 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares
Missão inversa de compradores de vinhos do Reino Unido envolve 22 produtores nacionais e 12 do Reino Unido
Grupo Ibersol inaugura restaurante KFC na Charneca da Caparica
Symington lança quatro grandes Portos Vintage das suas garrafeiras
Programa TransforMAR vai premiar três projetos que contribuam para a proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos
Nova edição especial de Compal Origens com fruta exclusiva de formanda da Academia do Centro de Frutologia Compal
Primor inaugura nova loja em Lisboa
Empresas do retalho e bens de consumo apoiam a adoção de QR Codes com standards GS1
Três primeiras lojas Portugália Balcão reabrem com um conceito renovado
Na morada certa, os consumidores podem poupar €350 por ano, segundo um estudo da Deco Proteste que analisou 43 mil preços para dois cabazes de supermercado.
Um com 83 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas do fabricante mais vendidas, e outro mais adaptado aos novos hábitos do consumidor, a pensar em quem combina marcas de fabricante com as mais económicas.
No primeiro, a cadeia Jumbo tomou de assalto a primeira posição. O vencedor anterior, o Pingo Doce, perdeu muito terreno na batalha e caiu para a terceira posição. As cadeias Continente e Continente Modelo ocupam o segundo lugar do pódio e o Lidl, com uma evolução “surpreendente”, partilha o terceiro posto com o Pingo Doce.
No cabaz mix, o Jumbo mantém o primeiro lugar e “cavou um fosso enorme para a concorrência. O Continente e o Continente Modelo deixaram de lhe fazer companhia na frente. Todas as restantes cadeias pioraram as classificações. Em média, os preços da Spar são 22% mais elevados do que os mais baratos”.
Numa panorâmica global, os preços do Jumbo são em média 11% mais baratos do que a cadeia no último posto, o Meu Super.
Mercearia e Drogaria
As lojas Jumbo repetem a liderança, mas pela margem mínima de 1%. O rival directo chama-se Lidl e só depois surge o Continente Modelo. O Continente ocupa a quarta posição e o Pingo doce sofreu uma queda aparatosa até ao quinto posto, que partilha com o Minipreço e o Intermarché.
Frescos
Os frescos mais baratos estão agora nas prateleiras do Jumbo, a uma distância “considerável” dos principais concorrentes, o Continente e o Continente Modelo. O anterior vencedor, o Intermarché, caiu para a quarta posição. Também aqui o Meu Super acusa os preços mais elevados: os frescos são 20% mais caros do que na cadeia Jumbo.