Turismo anima consumo de cerveja no Horeca
Pela primeira vez em muitos anos, a quota de comercialização de cerveja no Canal Horeca – hotéis, restaurantes e cafés – no ano passado, subiu 1,3% face a 2013
Rita Gonçalves
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Pela primeira vez em muitos anos, a quota de comercialização de cerveja no Canal Horeca – hotéis, restaurantes e cafés – no ano passado, subiu 1,3% face a 2013, passando a valer 64% do mercado.
“Este canal mostra mais resiliência do que o alimentar” e conseguiu tirar partido “do crescimento do turismo”, explicou hoje João Abecasis, Presidente da APCV (Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, na conferência anual de apresentação dos resultados da Associação. “Algumas pistas revelam termos sido capazes de atrair turistas, sobretudo na faixa costeira portuguesa”, o que contribuiu para a perfomance das cervejeiras no canal fora de casa. “O canal alimentar, ao contrário, é mais dependente do mercado doméstico”.
O consumo total de cerveja no mercado interno recuou 3,5% para 4937 milhares de hectolitros. O facto de não “haver ter havido Verão no ano passado” contribuiu certamente para os resultados, explica o presidente da APCV, que representa 100% do sector. “A queda de consumo tem sido contínua desde 2006”.
Em 2014, a produção de cerveja em Portugal alcançou os 7.290 milhares de hectolitros, mais 0,7% face ao ano anterior, para consumo doméstico e exportação. A produção de malte nacional também cresceu (+3,8%) para as 74 mil toneladas.
No que diz respeito às exportações, essas, subiram 4,6% face ao período hómologo, mas “compara com um ano muito mau em todos os mercados”, lembra Abecasis.
A decisão do governo angolano de decretar uma quota máxima de importação de cerveja, traz algumas procupações aos cervejeiros mas nada que a “resiliência mostrada nos últimos anos não resolva”. Em 2009, o sector enfrentou o problema das divisas em Angola, em 2011 e 2012 o consumo caiu a duplo dígito com a presença da Troika, no ano seguinte o problema no desalfandegamento nos portos angolanos, em 2014 não tivémos Verão e este ano vamos procurar crescimento onde ele possa existir com a criação de uma categoria em Portugal e a afirmação das marcas lá fora”.
Novas geografias em África, Europa e América do Sul podem ser um caminho para compensar as quebras previstas em Angola.
Um dos grandes desafios para 2015 é aprofundar o relacionamento da Associação com as micro cervejeiras, integrando-as “eventualmente” na APCV. “Há mais de 20 micro cervejeiras a produzirem em Portugal, que têm trazido variedade e sofisticação ao sector”.
Principais números
Número de fábricas – 5 (unidade de Santarém deixou de operar em 2013)
Produção Total – 7290 milhares de hectolitros (+0,7%)
Consumo Interno – 4764 milhares de hectolitros (-3,5%)
Consumo Per Capita – 46 litros (-2,1%)
Total Exportação – 2624 mil hectolitros (+4,6%)